
in Diario de Aveiro


Quanto ao jogo:
António Sousa apresentou um 11 muito próximo da equipa tipo, a saber: Palatsi, Sousa, Kanu, Cristiano, Fernando Diniz, Levato, Lourenço, Fangueiro, Artur, Ricardo Sousa e Fary.
Na 1ª parte, o Beira-Mar foi sempre superior à Académica, conseguindo, a espaços, realizar uma exibição bastante agradável. Com Levato e Lourenço a tomar conta das operações a meio-campo, Fangueiro (direita), Artur (esquerda), Fary e Ricardo Sousa, ambos na frente, (4-4-2 clássico que se desdobra em 4-2-4 com posse de bola) recuando um deles, alternadamente, para vir buscar jogo. Gostámos da atitude e o modelo de jogo é para manter: Revela ambição, desejo de assumir o jogo e é bom não esquecer que na Liga Vitalis, na maior parte dos jogos, o Beira-Mar é favorito e deve, precisamente, jogar com 2 avançados, sobretudo nos jogos em casa, para destabilizar as defensivas (em regra de 4 defesas) contrárias. Comparando com a época passada... parece que vamos ter mais "gente" na frente, o que é bom. Já há alguma "mecanização de jogo" e em alguns momentos da 1ª parte até parecia que o Beira é que era a equipa da I Liga. O golo de Fary, após excelente cruzamento de Lourenço, foi o coroar do desempenho positivo dos aurinegros. Se o destaque vai para a boa exibição colectiva da 1ª parte, em termos individuais, realce para Fary (o melhor em campo) e Fernando Diniz. Convém assinalar que a defesa do Beira-Mar quase nunca foi "posta à prova" durante os primeiros 45 minutos. Na 2ª parte, registaram-se muitas alterações, o que "destruiu" o jogo. Sim... houve alguns bocejos na bancada... atendendo à diminuição de ritmo e interesse da partida. Deu para ver Dedé na frente de ataque, Jaime e Tiago Lemos no meio-campo e pouco mais. De registar a alteração do 4-4-2 para o 4-2-3-1 - Levato (depois Jaime mais recuado, Tiago Lemos, medio centro, Alexis (direita) e Wegno (esquerda) nas alas e Ricardo Sousa atrás do ponta de lança, Dedé. A Académica foi superior na 2ª parte mas não merecia marcar no último minuto, ainda por cima daquela maneira: Sousa, na ânsia de colocar em jogo todos os jogadores... resolveu tirar Bruno Sousa para fazer entrar Renato... precisamente no momento em que a Briosa dispunha de um canto a seu favor... praticamente no(s) ultimo(s) segundo(s) da partida! Pois bem... canto marcado... atrapalhação na pequena área e ... golo da Académica. Que balde!!! (perfeitamente escusado)
Seguiram-se os penalties... e vá lá... para compensar... vencemos 4-3! (Dedé quis marcar à Panenka e falhou!)
Conclusão:
A avaliar pela 1ª parte, o Beira-Mar está no caminho certo e mostra argumentos para lutar pela subida de divisão. Se o "11 inicial" é bom, o mesmo já não se pode dizer do "banco". Com efeito, fica a sensação de que há uma diferença assinalável (desequilibrio) entre o titular e o suplente de cada posição. Tememos que, ao longo da época, com as lesões e castigos habituais, sempre que um dos "indiscutíveis" não jogue, a equipa se ressinta disso mesmo. Quanto ao esquema táctico, deverá oscilar entre o 4-4-2 (sobretudo em Casa) e o 4-2-3-1 (fora).
Por último, realce para a contratação de Yohan Tavares (ex-Le Mans) que esteve, nos ultimas semanas, a treinar à experiência no clube. Sousa gostou, recomendou a sua contratação, que ficou acertada no próprio dia da apresentação. Está, desta forma, completo o quarteto de centrais (provavelmente o sector mais vulnerável da equipa).
FORÇA BEIRA-MAR!!!


A Selecção Nacional realiza o primeiro jogo da época a 20 de Agosto, frente às Ilhas Faroe. A partida, particular, vai jogar-se no Estádio Municial de Aveiro e por essa altura Portugal já deve ter no banco Carlos Queiroz, que acerta os últimos pormenores com o Manchester United antes de formalizar o regresso ao comando técnico da equipa. 
O Beira-Mar 08/09 está a arrancar e para já começa bem.... E as contratações continuam
Hoje foram anunciados os jogadores Tiago Lemos e Maurício Levato (mais um regresso), ambos centro campistas. Atendendo a que António Sousa no passado Sábado referiu que faltavam centrais e pontas de lança, os adeptos ainda podem esperar por mais reforços, e pelo menos um deles... muito especial: Fary! (Oxalá!)
Do supra exposto... podemos já dizer... como está diferente este Beira-Mar!

Pendente:
nota editor: relativamente ao post anterior, referimos por lapso que Buba ainda fazia parte do quadros do Beira-Mar. Na realidade esse jogador já rescindiu o seu contrato. Pelo erro pedimos desculpa.
|
|
|