FUTEBOL Académica 1 x 1 Beira-Mar BASQUETEBOL Beira-Mar não vai jogar na Proliga em 2011/2012 FUTSAL Torneio » Final: "Os velhos" vencem AFG, por 5-2


domingo, 5 de abril de 2009

Beira-Mar 3 – 1 Boavista

.
Acreditar até ao fim!

Vitória sofrida dos auri-negros, alcançada já nos descontos. Os golos de Rui Sampaio aos
91’ e Fábio Nunes aos 93’ asseguraram 3 pontos que praticamente garantem a manutenção.


Assistimos, na 1ª parte, a um bom jogo de futebol. O Beira-Mar entrou bem na partida, a conseguir gizar alguns bons lances (Fangueiro aos 3’ e mais tarde Rui Sampaio) enquanto o Boavista, sem nada a perder, veio a Aveiro jogar “olhos nos olhos”. Os auri-negros dispunham, assim, de espaço (que faltou por exemplo contra o Vizela) para as combinações dos homens da frente. O golo de Fary aos 17’ é excelente: Primoroso chapéu ao guarda-redes adversário.

Embora o Beira-Mar tenha sido durante os 45’ iniciais, a melhor equipa, convém assinalar que o Boavista teve 3 situações claras de golo. Duas de bola parada, com jogadores do Beira (Pedro Araújo e Artur) a safar em cima da linha e uma de “bola corrida” - Sidnei sobre a esquerda, isolado frente a Palatsi não conseguir acertar na baliza.

Na 2ª parte, o Boavista foi melhor. Os auri-negros recuaram no terreno, cedo demais, optando por ficar à mercê do que o adversário poderia fazer. Apenas 2 lances de perigo dos locais: jogada de Artur pela direita e quase auto golo de Jorge Silva. Bruno Moura que tinha estado mal no escalamento do 11 inicial (já lá vamos), conseguiu estragar ainda mais coisas ao proceder a 2 substituições que quase deitaram tudo a perder. Perante uma equipa do Boavista cujo sector mais fraco é claramente a defesa (guarda-redes incluído) preferiu reforçar o meio-campo com Djamal, preterindo Fary, para minutos mais tarde fazer entrar João Moreira, fazendo sair Fangueiro. Aos 86’, balde de água fria no EMA. Sidnei que parece partir de posição irregular é lançado em profundidade, fica isolado frente a Palatsi que ainda defende um primeiro remate mas na recarga do avançado boavisteiro, o guardião coloca a bola na sua baliza.

A festa dos forasteiros, que até estavam em bom número, felizmente não durou muito tempo. O Beira-Mar nunca desistiu e de bola parada (livre bem cobrado por Lourenço), Rui Sampaio num cabeceamento imparável fez o 2-1. Zâmbia, lateral direito do Boavista, por sinal muito fraquinho, também ajudou à missa, ficando “nas covas”. Ainda antes do final da partida, Fábio Nunes, após passe de João Moreira, estabeleceu o resultado final.

O 3-1 não reflecte as dificuldades sentidas pelo Beira-Mar para levar de vencida o Boavista. Apesar de justa, a vitória esteve quase para não acontecer, graças à boa atitude dos boavisteiros (que no entanto não deverão escapar à descida) mas também a uma 2ª parte menos conseguida dos locais.

Por último, o "pormaior" do 11 inicial de Bruno Moura que nos desagradou profundamente.

A que propósito Jaime foi suplente nesta partida?

Depois de:

  • ter sido o melhor elemento do Beira-Mar na Póvoa;
  • uma semana que ficou marcada pelo comunicado da CA que aludiu à possibilidade do clube acabar, ideia reforçada no suplemento do Diário de Aveiro e parcialmente na nota de imprensa distribuída hoje;
  • semana em que se ficou a saber que o Beira-Mar terá de pagar uma soma avultada pelos direitos de formação do atleta.

Sabendo:

  • que a partida tem transmissão televisiva,
  • que o jogador tem imenso potencial e que é um activo do clube que urge rentabilizar,
  • que a rentabilização de jogadores jovens é provavelmente a única forma dos clubes atingirem o equilíbrio financeiro...

Fica no banco?!?!

Só há uma explicação plausível. A velha justificação da experiência em detrimento da juventude. Na dúvida, pelo seguro, escolhe-se a 1ª. Já criticávamos isto em António Sousa. Bruno Moura também não pode escapar a tal consideração. O caminho é, quanto a nós, precisamente o oposto, pelos motivos já mencionados.

A velha justificação também poderá ser aplicada na questão Palatsi/Bruno Sousa. Ainda não compreendemos o motivo pelo qual o Bruno Sousa perdeu o lugar. O Palatsi voltou a comprometer na partida de hoje. O aveirense por muito menos foi para o banco.

Nada temos contra o guardião nem contra o Cristiano. Mas pergunta-se: Qual o objectivo de fazer jogar o central que já tem uns aninhos, está em final de contrato, e tem sido inferior ao Jaime?

Enfim…

Valeu pela vitória. Importante para o clube assegurar a manutenção. Permanece em 9.º lugar.

Assistência interessante atendendo à hora e à transmissão televisiva da partida.

Ficha de jogo

Jogo disputado no Estádio Municipal de Aveiro

Árbitro: João Capela (Lisboa)
Assistência: 2.327 espectadores


Beira-Mar: Palatsi, Ribeiro (Fábio Nunes, 89), Kanu, Cristiano, Pedro Araújo, Rui Sampaio, Lourenço, Artur, Fangueiro (João Moreira, 70), Fary (Djamal, 64) e Rui Dolores.


Boavista: Pedro Trigueira, Zambia, Bruno Pinheiro, Jorge Silva, Gilberto Silva, Pedro Moreira (Diogo Fernandes, 62), Bruno Monteiro, Rui Lima, Ivan (Adriano, 58), João Tomás e Sidnei.

Acção disciplinar: cartão amarelo a Sidnei (13), Lourenço (15), Kanu (65), Rui Sampaio (90+1), Fábio Nunes (90+3) e Zâmbia (90+4).

Resultados:

Destaque para a vitórias de:

  • Oliveirense - Ultrapassa Boavista. 9 pontos separam o Beira-Mar da linha de água.
  • Feirense - Sobe ao 3.º lugar

23.ª jornada

U. Leiria-Vizela, 1-1
(Nuno Amaro 78' p.b.; Bakero 38')

Beira-Mar - Boavista, 3-1
(Fary 17', Rui Sampaio 90'+1, Fábio Nunes 90'+3; Sidnei 86')

Freamunde - Varzim, 2-1
(Cascavel 20', Cuco 64'; Nuno Gomes 68')

Portimonense - Gil Vicente, 3-0
(Narcisse 14', Henrique 41', Raphael 49')

Gondomar - Estoril, 3-0
(Bruno Severino 49' e 90'+3, Diogo Torres 87')

Santa Clara - Sporting da Covilhã, 1-1

Feirense - Desportivo das Aves, 2-1
(Gabi 4', Vitinha 53'; Rui Miguel 38')

Oliveirense - Olhanense, 1-0
(Sérgio Grilo 58')

23 comentários:

Anónimo disse...

Estive no Estádio e vi o Palatsi (como sempre) a fazer grandes defesas; vi o Sampaio a fazer um grande jogo a trinco e a Médio volante (simplesmente o melhor do Beir); vi a melhor dupla de centrais que o beira tem de momento (falta o Tavares)a jogar como é habitual (quando qualquer um deles esteve de fora em jogos anteriores não tiveram substitututo á altura e o BM não ganhou pontos); vi o Mr Moura a entrar com uma equipa de ataque com os extremos abertos (muito bem); vi o Fary goleador; vi o Jorge Silva sem pedalada como já é hábito; vi um a equipa do Boavista com novatos e por isso sem a ronha e hipóteses de vencer; vi o Pedro Ribeiro a fazer uma grande jogo (não devia ter saido); vi o Beira a encolher-se e a "tentar" dar uns pontinhos ao Boavista (porque será?); vi o Mr Moura a cometer os mesmos erros anteriores nas substituições, como vi em Barcelos, a tirar atacantes para se encolher na defesa e poder perder o jogo; vi a garra da maioria dos jogadores; vi que os que ficaram no banco ficaram lá muito bem, etc, etc. Haja pachorra.
Litério

Anónimo disse...

Bruno está hipotecado a alguns jogadores. Tem medo de os mandar pro banco ou mesmo para fora das convovatorias.
Rui Silva

Anónimo disse...

O Bruno Moura demonstrou pouca ambição. refugia-se na experiencia dos jogadores para combater a sua inexperiencia. Falta-lhe coragem e treinador que quer vingar tem que ter, além de outros atributos, coragem.

Anónimo disse...

Se o Beira-Mar perde, os jogadores não valem nada.
Se o Beira-Mar ganha, os jogadores continuam a nada valer, não entendo alguns comentários!!!
Neste momento, as vitórias interessam mais que as exibições.O que adianta ao Beira-Mar jogar bem durante o jogo todo(como já aconteceu em muitos jogos), e acabar por empatar ou perder os mesmos.
Depois de uma semana com as notícias "negras" que houve, esta excelente vitória foi a resposta aos "vermes" que nos querem destruír.
Pude ver a vontade e o crer dos nossos jogadores nos minutos finais, viu-se pela maneira como festejaram os golos da vitória(festejos como eu já não via à muito tempo).
Nota importante, é que foram uma EQUIPA.
FORÇA S.C.BEIRA-MAR

Sócio a sério

Anónimo disse...

Quem são os empresários do Bruno Sousa e do Jaime? O Loireiro acho que também é! Já não selembram das borradas quesses jovens promissores têm feito em alguns jogos?`Na liga de honra é precisa muita matreirice.
É uma vergonha o que esse funcionário de secretaria escreve no seu Blog. Fora com capões, caxides e loireiros que andam no bota-abaixo
J. Veiga

Anónimo disse...

pena n ter visto nenhum comentario do sr. literio depois do jogo ke o palatsi fez na covilha... por mt menos escreveu e criticou o bruno sousa, ke em quatro jogos ke fez foi tres vezes o melhor em campo pela imprensa. n tou a dizer com isto ke o bruno seja melhor ou pior ke o palatsi, sao 2 grandes guarda redes mas ke sejam honestos e justos com o ke escrevem e n critices por criticar... o jaime n merecia o banco mas tal como o bruno ainda e jovem de mais e o seu amor ao clube n seja suficiente para jogar... sera? basta lembrar ke na povoa foi o unico jogador a jogar com garra e espirito gerreiro. quanto a pessoas ke insinuas ke sao empresarios destes jogadores, e de frako nivel pk se calhar por nao terem empresario ke faça pressao para jogarem e ke se sentam no banco. forca beira!!!! abaixo os velhos do restelo de aveiro...

Anónimo disse...

oh j.veiga e preciso tanta matreirice ke o beira ta em nono lugar...enfim haja sangue novo no beira, mts mais artures e ribeiros... olhem para a formacao. j.ferreira

Anónimo disse...

estou de acordo com o comentário das 16:50, pois essa dos empresários parece colar....até nos júniores já funciona....quem tem empresário joga, os que vivem o beira-mar, ficam na plateia a ver jogar....é o que temos, sem dinheiro, e sem quem aposte na prata da casa ....é o abismo!...mas o sr. Victor (obelix) controla tudo por amor ao clube...e não só....

Anónimo disse...

Sempre defendi o Artur, Ribeiro e companhia, defendo tudo e todos que sejam pró-Aveiro, agora faço a seguinte constatação; porque é que o Ribeiro não singrou no Rio Ave?; e já agora noutro patamar que equiparo ao Bruno Sousa, porque é que o Beto (Leixões) não fica no FCP e dificilmente será internacional? Dá que pensar? Tem a ver com maturidade e não só, não basta defender bolas por instinto, um GR tem de se saber posionar perante o adversário, comandar a defesa, impôr, perante os colegas, saber fazer anti-jogo quando convém, ter postura na baliza, etc, etc.

J, Veiga Lopes da Silva

Anónimo disse...

Vê-se o que o baovista está fazer com prata da casa! Vão direitinhos prá segunda se o S. João não os ajudar.
Sr Litério

Anónimo disse...

Ó Sr Litério no boavista, nem com ouro da casa...não entre em comparações descabidas....

Anónimo disse...

Afinal sempre é verdade que os santos da casa não fazem milagres sáo necessárias umas mézinhas e as mãos sábias do mestre Alves.
Força Beira - rumo á primeira (pró ano)
Sr Litério

Anónimo disse...

SR J Veiga lamento o seu comentario quando critica jogadores da formacao do nosso beira caso de bruno sousa que em 3 jogos que fez toda a imprensa desportiva deu-o como 1 dos melhores em campo pelos vistos o S R Veiga perceber mais de futebol que os jornalistas desportivos ?

Anónimo disse...

o beira mar está safo! ufa!, o Armindo Cerqueira está na terra nova a dizer que o beira não acaba,! finalmente! com certeza que ele está pronta a enfrentar eleições e a arranjar dinheiro para pagar as dividas....GRANDE CERQUEIRA É ASSIM MESMO....e mais nada! todos caladinhos se não ele manda um berro que vocês até se encolhem. ai encolhem, encolhem...

Anónimo disse...

O senhor Armindo Cerqueira tem uma veia muito activa para a critica..., gosta de falar nas assembleia gerais, e é amigo do Filipe Valente. E só por aqui está a radiografia feita. Mas o que mais me incomoda é o facto de nunca ter uma postura activa, pró-activa com iniciativas e ajudas ao clube.

É fraquinho. E se ele diz que o Beira-Mar não vai acabar, então cuidado porque o Beira-Mar deve estar mesmo no fim.
É sempre ao contrário do que ele diz.
Aceite um abraço,

OV

Anónimo disse...

Sr anónimo das 6 de Abril de 2009 19:25 posso dizer-lhe que eu "perceber" mais de futebol que muitos jornalistas e pseudo-jornalistas desportivos (vg Loireiro): é só ouvi-los a comentar os jogos na TV quando por ex. o Sr Manha diz que que há fora de jogo quando o avançado está "simplesmente" à frente da bola (entre outras) - Valhó S. Gonçalinho.
J. Veiga

Anónimo disse...

Por favor decidam-se: é o Domingos Cerqueira, ex-atleta, ex-vereador ou o Armindo Sequeira, ex-dirigente e advogado.
Sr Litério

Anónimo disse...

Eu queria dizer: Domingos Cerqueira!

OV

Anónimo disse...

alguns falam da prata da casa do boavistas e dizem so falsidades, primeiro quando o boavista tinha e jogava com jogadores da sua formacao fez grandes epocas e grandes negocios como por exemplo, joao vieira pinto, nuno gomes, petit, bosingwa, ricardo, raul meireles entre outros... afundou se pk deixaram de apostar na formacao e a contratar "craques" brasileiros que de craques nada tinham. vejam o exemplo do sporting todos os anos faz no minimo um grande negocio a custa de jogadores da sua formacao. pelo modo pensar do literio e do j. veiga o cristiano ronaldo e mts outros nao eram ninguem no futebol. Ass. jorge amaro

Anónimo disse...

Vou num comentário falar de um conjunto de questões diferentes do nosso Beira Mar:
1 - Formação: É um milagre a formação do Beira Mar ter dado nos últimos 3/4 anos um jogador ao plantel principal. Nos últimos anos os grandes vêm cá buscar os nossos atletas em iniciados e juvenis. Tudo que brilha um pouquinho sai. No FCP quantos são os atletas jovens made in Beira? Depois a verdade é que a formação do BM deixa muito a desejar. Poucas condições, recursos humanos possíveis e muita falta de dinheiro. Quem conhece a formação do Feirense sabe do que eu estou a falar.
2 - Treinador do Plantel Principal (Bruno Moura): Ao Bruno Moura falta claramente calo e à custa disso temos perdido alguns pontos. Sabe de metodologias de treino (ninguém o pode questionar), o problema é montar e ler o jogo. Já assumiu uma série de vezes os seus erros. O problema é que esses erros custam pontos essenciais ao Beira.
3 - Plantel: Reparem que apesar de termos feito 6/7 aquisições em Dezembro, no jogo com o Boavista (e noutros jogos também) dos 14 atletas usados, só dois vieram em Dezembro e um entrou a meio da segunda parte. Não pode ser. O B Mar não tem dinheiro para pagar a jogadores que vêm em Dezembro e que nada acrescentam. Esta é a principal critica ao Bruno Moura: disse que a virem jogadores era para fazerem a diferença. Assim? E quanto custaram?
4 - Quem deve jogar (da formação ou outros?) - Para mim os que estiverem melhor. Sou amigo de alguns dos jogadores do plantel do B Mar (Ribeiro, Cristiano, ...), mas isso não condiciona a minha opinião. O Jaime deve ser acarinhado e devem ser dadas as oportunidades devidas se as merecerem, tal como ao Jonathan, o Artur e outros. No entanto no jogo passado acho que, por exemplo o Cristiano também esteve bem. O que eu penso é que logo que logo que a classificação do B Mar esteja decidida devem ser usados principalmente os jogadores com que se conta para o próximo ano, mas para isso era preciso que a navegação não fosse tão à vista.

Viva o nosso Beira.

MR

Anónimo disse...

Estou com o MR o seu texto subscrevo-o a 100%; pessoas como o MR é que deveriam ser jornalistas ou comentadores de TV.
Quanto aos Sr Amaro (presumo ser verde, mas pouco ecologista), então o Sport "faz" tantos craks e nem consegue ser campeão nem pôr as contas em dia - é prejuízo sobre prejuízo, porque será? Não me digam que é do sistema - poupem-me PF
J. Veiga

Anónimo disse...

Amigo J Veiga ja que critica os nossos jogadores da nossa formacao Artur bruno sousa jaime e tantos outros aconcelho a nao ir sexta-feira a vila das aves porque vai a vera algumas supresas que o amigo nao vai gostar SE o nosso beira ganhar os jogadores sau os maiores sr perder o amigo vai crusificar esse jogador porque para si a velha que temos fica toda para a Procima epoca forca beira

Anónimo disse...

Amigo anónimo das 20:46 só queria dizer-lhe que:
1 - aconSelho se escreve com S;
2 - não sabia que o meu amigo andava tão íntimo com o BM (leia-se Bruno Moura), para saber o que vai naquela cabecinha - ouviu a entrevista do MN (Mano Nunes) em que diz implicitamente que contratou o BM porque não queria gastar muito dinheiro esta época;
3 - Estou contar ir à Vila das Aves, só se não me deixarem;
4 - Fico felicíssimo se o BM (Beira-Mar) ganhar nem que joguem os júniores, os juvenis ou os veteranos - para mim BM é sempre BM.
5 - Força para ambos os BM's
J Veiga