Derby Distrital... de Importância Capital!20ª jornada da Liga Vitalis. Quem diria que este derby distrital assumiria tal importância no início da temporada? Jogo entre candidatos à subida e no qual tudo pode acontecer. É jogo de tripla!
De um lado, o Beira-Mar: Líder isolado há já algumas jornadas, quanto a nós, a melhor equipa da Liga Vitalis... que conseguiu nas últimas jornadas alargar a vantagem para o grupo perseguidor fruto das vitórias frente a adversários directos - Portimonense e Feirense. Mas quando menos se esperava... escorregou no último fim-de-semana, em casa, contra um adversário teoricamente menos cotado. Não é a derrota frente ao Fátima que vai alterar o nosso entendimento quanto ao valor da equipa, só que o recente desaire, quer queiramos, quer não, retirou margem de manobra ao Beira-Mar para o jogo de amanhã. Novamente frente a um candidato... é proibido perder!
Do outro lado, está a equipa sensação da prova! O ano passado esteve muito perto de descer... este ano está perto... de subir! Pedro Miguel está a realizar um excelente trabalho e a conseguir retirar (máximo) rendimento do lote de jogadores que tem à sua disposição. Se à partida o objectivo era a manutenção... a cada jornada que passa a Oliveirense vai ganhando,(leva 5 jogos consecutivos a vencer) vai permanecendo nos lugares cimeiros da tabela e teve na última ronda... uma jornada muito produtiva. Ganhar em Freamunde, dando a volta ao marcador, não é para todos. E já agora... grande golo do Cícero (o 2.º da equipa de Oliveira de Azeméis).
Se jogar contra a equipa de Pedro Miguel já é, por natureza difícil, em casa apresenta um score excelente: em 9 jogos - 5 vitórias; 3 empates; e apenas 1 derrota (frente ao Chaves na 6ª jornada por 1-3)... mais complicado será perante as notícias que nos chegam sobre o estado do relvado. Já não é novidade para ninguém (ainda nos lembramos do adiamento do jogo da Taça frente ao Fc Porto) mas ontem tivemos a confirmação do estado actual do relvado do Carlos Osório pelo “enviado especial - António Varela” (a quem agradecemos, desde já, a participação na caixa de comentários). Consultado o boletim meteorológico... não é previsível que chova durante o dia de hoje, nem amanhã de manhã.
Perante o que nos foi descrito espera-se um jogo de muita luta, muito disputado no meio-campo, poucos espaços e no qual será impossível jogar de forma mais apoiada/técnica. Vai ser um jogo típico de Liga Vitalis... com algum “chutão pra frente" - jogo directo. Atenção redobrada aos lances de bola parada que podem fazer a diferença.
Quanto ao onze: Apostamos numa única alteração: Pedro Araújo no lugar de Yartey. A fórmula habitual nos jogos fora. Isto se Rui Varela recuperar da lesão que o tem apoquentado. Treinou de forma limitada durante a semana. Talvez por este motivo Leonardo Jardim tenha convocado 20 atletas (habitualmente chama 19 jogadores). A principal surpresa da convocatória reside na ausência do ganês Yartey.
Na Oliveirense: Hélder, José Pedro, Artur, Luís Coentrão e Marco Gonçalves deverão são “baixas”, enquanto Robson está recuperado e deverá ser opção para Pedro Miguel.
Daqui a pouco teremos as confirmações com a divulgação da lista de convocados de ambas as equipas.
Ainda nos lembramos do jogo da época passada. Ficou 0-0 e a exibição do Beira-Mar foi... Zero! Valeu, na altura, Bruno Sousa que evitou a derrota por várias vezes.
Cumpre salientar que até ao momento o SCBM tem estado bem nos jogos com estas características (relvado em mau estado e necessidade de jogar de forma mais prática). Feira, Cartaxo, Penafiel são exemplos desta tendência e vencer amanhã... significa dar passo de gigante rumo à Liga Sagres!
Força Beira-Mar!
Lista dos 21 Convocados – Oliveirense
Guarda-Redes: Jorge Silva e João.
Defesas: Laranjeira, Pedro Queirós, Vítor, Chico Silva, Jorge Humberto, Banjai e Armando.
Médios: Magano, Godinho, Robson, Jorginho, Luís Coentrão e Sousa.
Avançados: Cícero, Pedrinho, Ronaldo, João Pedro, Sá e Moreira.
Lista de Convocados – SC Beira-Mar
Guarda-Redes: Bruno Conceição, Palatsi.
Defesas: Fabeta, Yohan, Hugo, Pedro Moreira, Pedro Araújo, Igor Pita, Kanu
Médios: Artur, Rui Sampaio, Djamal, Cuco, Élio, Fangueiro, Leandro Pimenta
Avançados: Wang, Rui Varela, Mário Rondon e Diarra.

