Segundo o jornal Ojogo e a rádio Terranova, Vasco Fernandes, defesa de 24 anos (ex-Elche) será o próximo reforço do Beira-Mar para a temporada 2011/2012.
A polivalência, estilo combativo e a velocidade são algumas das imagens de marca do atleta. Fez o percurso da formação no Olhanense, integrando o plantel principal da equipa algarvia em 2003/2004 (na altura orientada por Paulo Sérgio). Apesar de não ser opção, conseguiu ser chamado à Selecção sub-19 e posteriormente assinar pelo Bordéus (2005/2006). Regressou a Olhão na época seguinte (06/07), onde se afirmou no centro da defesa (Álvaro Magalhães era o treinador). No final desta temporada, participa e dá nas vistas no Torneio de Toulon e ingressa no Salamanca, já no final do período de transferências. No clube espanhol, foi a maior parte das vezes utilizado como defesa direito.
Em 2008/2009, regressa a Portugal para representar o Leixões mas a sua estadia durou apenas um ano. Em 2009/2010, repete a experiência no futebol espanhol, desta feita para defender as cores do Celta de Vigo (já na II divisão). Em 2010/2011, mudou-se para o Elche (da mesma divisão). Começou como titular mas foi perdendo "espaço" ao longo da época.
Partindo do princípio que Vasco Fernandes irá ser utilizado como defesa direito, como refere a notícia, considerando o gráfico/figura do post "Plantel 2011/2012", o seu ingresso no Beira-Mar poderá implicar, dizemos nós, a subida de Edson no terreno para a posição 6 (alternativa a Koukou). Não acreditamos que Vasco Fernandes venha preencher a vaga de lateral esquerdo, embora já tenha, excepcionalmente, jogado nessa posição.
Alguns links para conhecerem melhor Vasco Fernandes: