FUTEBOL Académica 1 x 1 Beira-Mar BASQUETEBOL Beira-Mar não vai jogar na Proliga em 2011/2012 FUTSAL Torneio » Final: "Os velhos" vencem AFG, por 5-2


Mostrar mensagens com a etiqueta Mais Beira-Mar. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Mais Beira-Mar. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Nova casa

Em contra-ciclo com as medidas da "Troika", o Mais Beira-Mar adquiriu casa própria. Uma nova morada com o mesmo objectivo: O acompanhamento e promoção do nosso clube do coração - Sport Clube Beira-Mar.

Assim, esperamos que continuem a visitar-nos, agora, em http://maisbeiramar.com

sábado, 14 de maio de 2011

Beira-Mar 0 - 2 Nacional

Pobre...

O Beira-Mar despediu-se da Liga Zon Sagres com uma derrota caseira e uma exibição nada condizente com a boa temporada realizada. Os auri-negros entraram a dormir e só nos 15 minutos finais da 1ª parte e nos 10 iniciais da 2ª (até ao momento da "dupla substituição" operada por Rui Bento) deram um ar da sua graça.

Rui Bento fez alinhar o 11 provável, com uma excepção: Ricardo Rocha foi o eleito para substituir Hugo (quando esperávamos pela titularidade de Jaime). O jogo começou da pior maneira possível, com o golo do Nacional - belo movimento de Diego Barcellos (bom jogador).

O golo não despertou os aveirenses, bem pelo contrário. Até aos 30', sempre a um ritmo baixo, registámos 3 oportunidades flagrantes para os forasteiros: 22' Falha de Yohan... Skolnik isola Mateus... e Rego evita o pior. 27' Mateus em boa posição falha o remate e aos 28' Danielson proporciona grande defesa a Rui Rego.

Cremos que foram os piores 30 minutos da época do Beira-Mar. Pelo menos nos últimos jogos... foram certamente. A partir dos 25' (sensivelmente) Rui Bento mandou aquecer Élio e Sérgio Oliveira. Nos últimos 15 minutos do 1.º tempo... já tivemos Beira-Mar. Algumas boas jogadas (por exemplo Renan, aos 33') e 2 situações claras de golo: 35' Cruzamento de Artur para Tatu finalizar junto ao poste; 44' Excelente jogada entre Wilson Eduardo e Tatu com Bracalli a defender o remate (fraco) do brasileiro.


A 2ª parte começou como terminou a 1ª: Beira-Mar a tentar chegar ao empate e a dispor de algumas chances para marcar: 52' Tatu quase faz golo » Felipe Lopes cortou na hora H. Só que aos 55'... Rui Bento faz um "dupla" substituição, melhor dizendo, 2 substituições praticamente seguidas: Entraram Élio/Yartey e saíram Renan/Tatu. Pois bem... se antes o Beira-Mar até estava "por cima" do adversário... a partir daqui ficou novamente "por baixo".

O Nacional ameaçou aos 72', 73' e 75' por Diego Barcellos, Márcio e Mateus (fintou Rego e atirou ao lado) e acabou por ampliar aos 81' por Edgar Costa (entrou aos 54' para o lugar de Mihelic).

O Beira-Mar, desde os 58' (momento da 2ª substituição) até final da partida, só criou perigo através de Wilson Eduardo, aos 67', remate de fora da área e aos 78', isolado permitiu a defesa de Bracalli.

Em suma: Num jogo fraco, a vitória do Nacional não sofre contestação. Desde cedo em vantagem no marcador, conseguiram impor o seu jogo frente a um adversário que entrou a dormir e saiu... a ressonar. Quando se perde 2-0 em casa e o guarda-redes foi o melhor jogador da nossa equipa... é porque algo está mal.

Sobre o treinador: Saudamos os que acreditam em Rui Bento. Infelizmente não fazemos parte desse grupo. O treinador não dá a mínima confiança. Seja ao nível do discurso, da atitude, das opções, estilo de jogo.... O nosso receio para a próxima temporada é grande, muito grande.

Beira-Mar x Nacional

30ª e última jornada da Liga Zon Sagres. Jogo de despedida da temporada 2010/2011.

O Beira-Mar procura terminar na melhor posição possível, neste caso, 9.º classificado enquanto o Nacional tem boas hipóteses de garantir um lugar de acesso às pré-eliminatórias da Liga Europa.

Na conferência de imprensa de lançamento do jogo, Rui Bento prometeu fazer alinhar o melhor onze possível, considerando as baixas de Djamal (castigado) e Hugo (lesionado). Ainda hoje nos perguntamos o que terá levado Rui Bento, na semana anterior, a, primeiramente, divulgar que iria observar/experimentar alguns jogadores menos utilizados vs Guimarães... para depois acabar por apostar no 11 habitual.

Quanto ao 11 inicial para a partida de hoje: Jaime substitui o “capitão” Hugo, enquanto João Luiz regressa à titularidade, formando com Sampaio e Renan o trio do meio-campo. O médio emprestado pelo Marítimo continua a merecer a confiança do treinador, apesar da pouca intensidade de jogo que vai revelando nas últimas partidas.

Rui Rego; Pedro Moreira; Yohan Tavares, Jaime, André Marques; Rui Sampaio; João Luiz, Renan, Leandro Tatu, Artur e Wilson Eduardo.

Os madeirenses apenas dependem de si para terminar a prova em 6.º lugar. Nos últimos jogos fora, o Nacional até nem tem estado mal. Conseguiu alguns empates » Marítimo, Portimonense, V. Guimarães e uma vitória vs Naval. Ainda assim, o percurso no campeonato tem sido irregular, sendo a derrota caseira vs Olhanense (29ª jornada) um bom exemplo disso.

Da nossa parte, desejamos que o Beira-Mar encerre com chave de ouro a Liga Zon Sagres. Isto é, conquistar os 3 pontos e protagonizar exibição compatível com o bom campeonato realizado.

Força Beira-Mar!!!

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Vitória de Guimarães 1 - 0 Beira-Mar

Vitória e Beira-Mar proporcionaram uma partida interessante de seguir... com duas partes distintas.

Na 1ª, o Beira-Mar jogou muito bem e teve um número significativo de ocasiões para marcar, mais do que suficientes para alcançar o triunfo. Na 2ª, à semelhança de outras partidas, caiu de produção, deixou de conseguir atacar e ficou à mercê do adversário. Toscano, em golo de belo efeito, marcou o único golo da partida, aos 88 minutos.

Rui Bento não promoveu qualquer alteração no 11 que defrontou o Rio Ave.

Perante 12.000 espectadores (aproximadamente), os locais entraram forte, "encostaram" o Beira-Mar à sua área e dominaram as operações durante os primeiros 10 minutos. Alguns remates a que Rego correspondeu sempre muito bem e Crivellaro, aos 9', atirou ao poste! A partir daqui... só deu Beira-Mar! Belas jogadas de ataque, várias situações flagrantes de golo: 11' - Combinação Tatu » Yohan. 17' Rui Sampaio serve Artur... este em óptima posição remata fraco à figura de Nilson. Até aos 30'... remates de Renan, Wilson Eduardo e Rui Sampaio todos eles bastante perigosos.

Apesar do Vitória ter reequilibrado a partida nos últimos (5) minutos da 1ª parte, cumpre salientar que a melhor equipa na 1ª metade, em termos de qualidade de jogo e número de oportunidades foi sem dúvida o Beira-Mar.

A 2ª parte foi diferente mas começou da mesma maneira: Mais Vitória. A diferença... foi que praticamente não houve Beira-Mar. 2 substituições a abrir a etapa complementar. João Ribeiro mexeu com a "asa esquerda" vitoriana e Hugo, lesionado, perdeu os sentidos após choque com Rui Rego, foi rendido por Ricardo Rocha.

Coincidência, ou talvez não... a 2ª parte foi de sentido único: A baliza de Rui Rego. O guardião, uma vez mais, exibiu-se a grande nível e foi adiando o golo... até perto do final do encontro. As oportunidades de golo sucederam-se: Rui Miguel 53', Toscano 55' e 70 (golo anulado por fora-de-jogo), Freire aos 58' falha 1 golo de forma incrível, Edgar 60' e 63' (levou tremenda assobiadela dos locais quando foi substituído mas ouviu aplausos dos adeptos auri-negros).

O Beira-Mar tinha muitas dificuldades para chegar à baliza de Nilson. Ainda assim, aos 68' Renan na esquerda cruza para Wilson Eduardo rematar ao poste!

Rui Bento apostou em João Luiz (saiu Tatu » 72') e Wang Gang (saiu Wilson Eduardo » 82'). As substituições, no nosso entendimento, não foram felizes. João Luiz levou ao desespero alguns adeptos forasteiros presentes no D. Afonso Henriques. Pelo menos a nós. No caso da 3ª substituição, talvez Artur merecesse mais a substituição do que Wilson Eduardo. A forma como o médio desperdiçou uma jogada de contra-ataque na 2ª metade foi reveladora do seu esgotamento físico.

Até final... o Beira-Mar foi aguentando... defendendo com unhas e dentes mas acabou por sucumbir aos 88'. Toscano, de fora da área, remata forte e colocado sem hipóteses para Rui Rego.

E eis que de repente a equipa que só conseguia defender... nos últimos (cerca de 6 minutos) criou algumas situações de apuro para Nilson » excelente defesa aos 93'.

Se o golo de Toscano representou o corolário do domínio vitoriano no 2.º tempo, também não é menos verdade que, atendendo ao desenrolar dos 90 minutos, o empate seria o resultado mais acertado.

Em suma: Filme "déjà vu". Beira-Mar de 2 caras. Os jogos vs Naval, Olhanense, Benfica e Guimarães (com diferentes resultados) revelaram a mesma tendência. Muito bem na 1ª, quebra na 2ª. E não se trata apenas de uma questão "física". Caso contrário seria impossível acabar a partida em cima do adversário, como aconteceu ontem.

Força Beira-Mar!!!

domingo, 1 de maio de 2011

Beira-Mar 1 - 1 Rio Ave

Resultado justo numa partida equilibrada com domínio repartido e pouca intensidade/ritmo de jogo baixo. Os auri-negros adiantaram-se no marcador, aos 14', por Yohan Tavares (de cabeça), na sequência de um canto. Tarantini em jogada de insistência no início da 2ª parte empatou a contenda.

Rui Bento apostou no 11 provável: Rui Rego, Pedro Moreira, Yohan Tavares, Hugo, André Marques; Djamal, Rui Sampaio, Renan; Tatu, Artur e Wilson Eduardo.

Os minutos iniciais prometiam uma tarde entretida. Bola cá, bola lá, um Rio Ave destemido e o futebol jogado a uma velocidade razoável. Se o primeiro remate pertenceu aos forasteiros (Bruno Gama), as seguintes situações de perigo (não foram muitas) pertenceram aos aveirenses: Tatu parece ser derrubado em plena grande área por Tiago Pinto, aos 7' e Wilson Eduardo dispara de fora da área com algum perigo, aos 9'.

Aos 14', na sequência de um canto, Yohan cabeceia para o fundo das redes de Paulo Santos. O Rio Ave sentiu o golo e deixou de ser acutilante no último terço do terreno. O Beira-Mar controlava as operações a meio-campo e conseguiu baixar o ritmo do jogo. Até ao intervalo, mais um lance de perigo: 33' - Wilson Eduardo, em boa posição, permite defesa ao guardião vilacondense, após jogada de entendimento com Tatu.

Ao intervalo, o resultado aceitava-se. Vantagem mínima da equipa que dispôs de mais situações para marcar.

Na 2ª parte, e apesar da 1ª oportunidade de golo ter pertencido ao Beira-Mar » remate fortíssimo de Wilson Eduardo que acertou em cheio na cabeça de Jefferson, o Rio Ave subiu de rendimento e não demorou a empatar. 48' remate de Yazalde para defesa incompleta de Rui Rego... Tarantini na recarga fez o golo forasteiro.

Agora era a vez do Beira-Mar sentir o golo sofrido e o Rio Ave ficar "por cima" no jogo. Aos 51', João Tomás, a passe de Bruno Gama (boa exibição), esteve perto da reviravolta no marcador. Rui Bento, percebendo a quebra da equipa, tirou André Marques aos 65' (sentiu muitas dificuldades perante Bruno Gama) e fez entrar João Luiz » Renan recuou para defesa esquerdo.

O Beira-Mar melhorou, e aos 69' gizou bela jogada por Artur e Tatu a que Wilson Eduardo por pouco não correspondeu com êxito. A partir daqui... o jogo mudou uma vez mais. O Rio Ave pareceu contente com o empate e o Beira-Mar (em crescendo após as entradas de Yartey e Wang Gang) terminou a partida em cima do adversário. Mesmo no final da partida, os aveirenses tiveram 2 chances claras de golo. Artur, aos 88, isolado perante Paulo Santos atira ao lado. E no minuto seguinte, Yohan, novamente de cabeça e na sequência de um canto, proporciona excelente defesa ao guardião forasteiro.

O resultado é justo numa partida não muito famosa em termos de intensidade/qualidade de jogo. 4.º empate em Aveiro entre estas duas equipas... nos últimos 4 jogos! Mesmo resultado verificado no confronto da 1ª volta.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Beira-Mar x Rio Ave

Regresso da Liga Zon Sagres (28ª jornada) após “paragem pascal”, período em que se disputou apenas a final da Taça da Liga.

Defrontam-se duas equipas com o objectivo manutenção já assegurado mas não se pode dizer que este jogo sirva apenas para cumprir calendário. Se para o Beira-Mar, até final do campeonato, o objectivo é alcançar a melhor classificação possível, no caso dos vilacondenses (+ 4 pontos do que os auri-negros) a luta é pelo acesso à Liga Europa, pelo menos às pré-eliminatórias.

O Rio Ave fez a pré-inscrição na UEFA, está em 6.º » lugar que dá acesso a uma prova europeia por força do V. Guimarães já ter garantido o acesso à Liga Europa por estar na final da Taça de Portugal vs Campeão. O principal adversário dos vilacondenses nesta “luta europeia” é o Nacional (mesmos pontos do Rio Ave). Curiosamente, o Beira-Mar joga contra ambos na recta final da Liga (recebe a equipa madeirense na última jornada).

Tiramos o chapéu ao conjunto orientado por Carlos Brito pela 2ª volta que está a realizar. O Rio Ave atravessa um excelente momento de forma e nos últimos 9 jogos, venceu por 7 vezes(!), empatou 1 (Sporting em casa) e perdeu em Braga (1-0). Dos 7 triunfos... 3 registaram-se fora de portas » Académica e Marítimo por 1-0 e Paços de Ferreira por 6-1(!).

O Beira-Mar segue em zona tranquila da tabela, 10.º posto. Analisando a classificação, o 8.º lugar parece ser meta alcançável. Relembramos que a classificação final da Liga Zon Sagres 2010/2011 tem influência bastante importante na edição do próximo ano da Taça da Liga. Para além das contrapartidas económicas e se a Liga entretanto não alterar uma vez mais o regulamento desta competição, o 8.º classificado entra "em campo" apenas na 3ª fase (2ª fase de Grupos) e no sorteio (que este ano nos foi desfavorável) fica no Pote 2.

Ainda no Beira-Mar, a paragem competitiva serviu para Rui Bento observar “in loco” potenciais reforços brasileiros para a próxima(s) temporada(s). Atendendo ao facto do treinador não ter orientado os treinos de Terça e Quarta-feira, desconhecemos quais serão as suas intenções quanto ao 11 a apresentar vs Rio Ave. O treino desta tarde, em princípio já sob o comando de Rui Bento, deverá dar algumas pistas. Nota para a ausência de castigados ou lesionados para a partida de Domingo.

Estão reunidas condições para assisitirmos a uma partida muito interessante. Ambas as equipas vão jogar para ganhar, o que é meio caminho andado para um bom jogo.

No capítulo histórico (inclui jogos para a I Liga, Taça e 2ª divisão), nota para 2 factos: 1) Os últimos 3 jogos disputados em Aveiro terminaram com uma igualdade (1-1 em 07/08 e 03/04 e 0-0 em 04/05). 2) O saldo é favorável aos vilacondenses (!). O Beira-Mar venceu apenas por 1 vez na época 79/80 (!). Para além dos 3 empates já referidos, o Rio Ave somou 3 vitórias, embora apenas uma tenha sido para a I Liga (98/99).

Força Beira-Mar!!!

domingo, 17 de abril de 2011

Benfica 2 - 1 Beira-Mar

Venceu o mais forte. O Benfica, graças a uma boa 2ª parte, bateu o Beira-Mar pela margem mínima. Apesar da derrota, destacamos a excelente atitude dos auri-negros na 1ª parte. Não se limitaram a defender e conseguiram criar vários lances de perigo, através de contra-ataques rápidos. 3 a 4 situações claras de golo e 1 bola no poste.
Na etapa complementar, fruto do cansaço/desgaste... já não tiveram argumentos para contrariar a superioridade dos encarnados, o que se compreende.

Jorge Jesus, conforme anunciado, apresentou um 11 “alternativo”, maioritariamente composto por jogadores menos utilizados (ver post abaixo), enquanto Rui Bento apostou no 11 provável (4-3-3).

Cumpre assinalar a excelente 1ª parte do Beira-Mar. Organizado, bem a defender » forte preocupação no preenchimento da zona central do meio-campo » Djamal, R. Sampaio e Renan muito concentrados a "filtrar" o jogo ofensivo dos encarnados. Mas o Beira-Mar não se limitou a defender, bem pelo contrário.

Desde os minutos iniciais, procurou surpreender o Benfica através de jogadas de contra-ataque rápidas e muito perigosas. E foram várias, a maioria delas com Sidnei como protagonista (pela negativa). 8’ Wilson Eduardo aproveita falha do defesa central brasileiro e remata para grande defesa de Júlio César. 13’ repetem-se os protagonistas: Sidnei "a dormir no pedaço" com Wilson a chutar e aos 22' foi a vez de Artur rematar à figura de Júlio César após desatenção de Sidnei.

A melhor situação de golo para os auri-negros surgiu aos 28’: Wilson Eduardo rematou ao poste! 2 minutos depois... mais uma boa jogada colectiva aveirense » Tatu, Sampaio » com Júlio César a tirar o pão da boca a Wilson.

O Benfica também teve oportunidades para marcar: Kardec aos 7’ quase correspondia da melhor forma a um passe de Carlos Martins (o melhor do Benfica). 17’ Carlos Martins remata forte, Rego defende de forma incompleta e Aimar, de ângulo fechado, chuta por cima. 32’ Cabeceamento de Kardec para grande defesa de Rego e 36' Remate ao poste de Carlos Martins.

No último minuto da 1ª parte... o caso do jogo. Livre sobre a direita, quina da área: Aimar marca o livre, a bola desvia em Pedro Moreira e entra na baliza. Ficámos com a sensação que o golo foi mal anulado... mas também temos de referir que seria injusto para o Beira-Mar ir para as cabinas a perder, depois de ter realizado uma 1ª parte de bom nível, revelando excelente atitude competitiva. A igualdade em número de remates, 9 para cada lado, no final dos 45’, ilustra bem o equilíbrio registado.

A 2ª parte foi diferente. Tivemos mais Benfica (reentrou muito forte na partida) e menos Beira-Mar. Kardec, em boa posição, aos 47, atira ao poste e aos 53’... quando o Beira-Mar tentava sair a jogar... o Benfica recupera a bola, Carlos Martins lança Kardec, este cruza, Aimar deixa passar a bola para Sidnei (ele que tinha estado tão desatento a defender) encostar para o fundo das redes.

Duro golpe nas aspirações forasteiras que mesmo assim não desistiram! De imediato, 2 remates perigosos de Wilson Eduardo e Artur para boas defesas de Júlio César. O Beira-Mar, para além do golo... sentiu o esforço/desgaste dos 45' iniciais e já não foi tão perigoso na etapa complementar.

Rui Bento tentou refrescar a equipa: 63’ Sérgio Oliveira para o lugar de Sampaio mas o Benfica (mais forte no 2.º tempo) acabou por ampliar a vantagem, aos 70’, num excelente apontamento de Jara, que sentenciou o jogo. Apesar da quebra da equipa aveirense, ainda houve tempo para 2 remates perigosos de Élio e Artur (praticamente seguidos) aos 86’ e um grande golo de Yartey, já nos descontos!

Vitória justa do Benfica, boa réplica do Beira-Mar, que foi um digno vencido. Valeu, sobretudo, pela 1ª parte e claro o golo de Yartey.. Comparando, por exemplo, com a partida de Alvalade... a prestação dos aveirenses vs Benfica foi bastante melhor. Mesmo saindo derrotado da Luz, o Beira-Mar garantiu matematicamente a permanência na Liga Zon Sagres, após a derrota da Naval vs Rio Ave.

Força Beira-Mar!!!

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Benfica x Beira-Mar

27ª jornada, recta final da Liga Zon Sagres. O Beira-Mar tem uma deslocação difícil ao terreno de um grande do futebol português.

O grau de dificuldade da partida poderá ser atenuado caso o Benfica aposte num 11 (maioritariamente) composto por “segundas linhas”/jogadores menos utlizados, como aconteceu vs Portimonense e Naval. Este é, aliás, o cenário mais provável, considerando que os encarnados defrontam o Fc Porto na próxima Quarta-feira (2ª mão das meias-finais da Taça de Portugal) e no Sábado seguinte disputam a Final da Taça da Liga (vs Paços de Ferreira).

No Beira-Mar, Tatu regressa à titularidade, após ter falhado o jogo vs Olhanense, por lesão. Apesar de Rui Bento ter testado, durante a semana, uma alteração no esquema táctico » reforço do meio-campo com mais uma unidade, tudo leva a crer que o treinador acabará por utilizar o sistema habitual » 4-3-3. Yohan sofre de uma mialgia mas deve estar apto para Domingo. Jaime está “de prevenção” para o caso do luso-francês não recuperar.

11 provável: Rui Rego, Pedro Moreira, Yohan, Hugo, André Marques, Djamal, Rui Sampaio, Renan, Artur, Tatu e Wilson Eduardo.

Esperamos um Beira-Mar a dar a iniciativa de jogo ao adversário e a jogar no erro deste mas com a ambição de causar surpresa na Luz » explorar a falta de ritmo e rotinas dos jogadores encarnados menos utilizados. Desejamos que os auri-negros aguentem os minutos iniciais sem sofrer golos e à medida que o tempo for passando, tentem incomodar a defesa contrária, através de contra-ataques rápidos.

Nós acreditamos que é possível repetir as vitórias de 2003/04 (1-2 » Golos de Sandro e Wijnhard) ou 2004/05 (0-2 » Santiago Silva (2))!

Força Beira-Mar!!!

domingo, 10 de abril de 2011

Beira-Mar 1 - 0 Olhanense

O Beira-Mar regressou às vitórias, num jogo equilibrado, com duas partes distintas. Na 1ª parte, domínio e bom futebol dos auri-negros, em especial nos 30' iniciais. Na 2ª, sinal + dos forasteiros, que assumiram as despesas do jogo, sobretudo após o golo aveirense. O Beira-Mar terminou a partida reduzido a 10, devido à expulsão de Wang Gang (vermelho directo).

Rui Bento fez alinhar o seguinte onze (4-3-3): Rui Rego, Danilo, Jaime, Yohan, André Marques; Djamal, Rui Sampaio, Renan; Artur, Yartey e Wilson Eduardo.

O Beira-Mar entrou forte no jogo. 2 oportunidades logo a abrir: 2' Na sequência de um canto, André Marques, de cabeça, obriga o guardião algarvio a grande defesa. Pouco depois, aos 7', é a vez de Wilson Eduardo (também de cabeça) após cruzamento de Artur na esquerda, forçar Bruno Veríssimo a mais uma bela defesa. Minutos iniciais de iniciativa, domínio e futebol agradável do Beira-Mar.

O Olhanense, mais preocupado em defender do que atacar durante a 1ª parte, raramente criou perigo. A situação em que esteve mais perto do golo foi aos 15' » Livre marcado por Rui Duarte, há um cabeceamento no ferro... lance confuso na área (e na baliza + distante do local onde nos encontrávamos)... Dady na recarga acerta no poste!

Até aos 30', registamos mais algumas boas jogadas dos locais: Remates de Yartey aos 18' e 21'. Mas depois da meia hora... o ritmo do jogo caiu, sendo a partida disputada longe das 2 balizas.

A 2ª parte foi completamente diferente. Postura mais ofensiva do Olhanense que subiu as linhas e assumiu as rédeas da partida (posse » ataque continuado). 52' grande oportunidade para Cadu (após passe de Dady) Rui Rego faz uma grande defesa. O Beira-Mar não conseguia sair a jogar/construir jogo. E numa altura em que Rui Bento se preparava para mexer » entrada de Wang Gang » o Beira-Mar chega ao golo, contra a "corrente do jogo": Passe de Artur, Wilson Eduardo isola-se, faz chapéu a Bruno Veríssimo e atira a contar para a baliza deserta!

Cumpre assinalar que o Beira-Mar marcou na única jogada de perigo que construiu na etapa complementar. O golo acentuou a tendência da 2ª parte: Domínio forasteiro, Beira-Mar fechado no seu meio-campo. Para complicar ainda mais as coisas... Wang Gang foi expulso aos 81 - vermelho directo a castigar entrada dura sobre Suarez.

Sofrimento até final da partida com Toy (entrou para o lugar de Maurício aos 75') a desequilibrar na esquerda: 79', 85' (grande defesa de Rui Rego) e 87'.

Apesar de não termos gostado da prestação da equipa na 2ª parte, valeu pela vitória. 3 pontos muito importantes diante um adversário "directo"/do mesmo campeonato. Manutenção mais do que assegurada. A rever: O comportamento do Beira-Mar na etapa complementar. Da bancada, pareceu-nos (somos leigos na matéria) falta de "pernas"/condição física da equipa, que acusou o esforço/bom futebol da 1ª meia hora.

Força Beira-Mar!!!

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Beira-Mar x Olhanense

26ª jornada. 2.º jogo consecutivo em casa e uma óptima oportunidade para o Beira-Mar regressar às vitórias.

Defrontam-se 2 equipas cujo percurso na Liga Zon Sagres tem vários pontos de contacto: Uma 1ª volta em bom nível permitiu (às 2 equipas) realizar um campeonato tranquilo longe dos lugares de descida. Assim que garantiram praticamente a manutenção (ambas) caíram de produção. No entanto, a quebra dos algarvios é mais flagrante. Como referimos num post anterior, o Olhanense já não vence há 7 jogos e perdeu as últimas 3 partidas (Naval, Braga e Marítimo).

O Beira-Mar mesmo com algumas baixas (Pedro Moreira e Hugo estão castigados, Tatu, lesionado, pode não estar em condições de jogar) é favorito para a partida de Domingo. Yohan regressa ao centro da defesa para formar dupla com Jaime. O possível impedimento de Leandro Tatu pode resultar na titularidade de Wang Gang.

Os algarvios estão bastante desfalcados: João Gonçalves, Mexer, Maynard, André Micael, Paulo Sérgio (lesionados), Djalmir (castigado), Ricardo Baptista aguarda o resultado da contra-análise (caso de doping). Chegámos a pensar que perante este cenário Daúto Faquirá iria dar uma oportunidade a Jan Oblak mas no jogo anterior o guardião titular foi Bruno Veríssimo.

No capítulo histórico, vantagem para os auri-negros. Em 6 jogos (a contar para Taça, I e II liga), 5 vitórias e apenas 1 empate.

Esperamos um Beira-mar mais ofensivo (comparando com as últimas partidas), a assumir as despesas do jogo, por forma a ultrapassar a barreira dos trinta pontos (32 em caso de vitória), mais do que suficientes para ficar na I liga.

Força Beira-Mar!!!

sábado, 2 de abril de 2011

Beira-Mar 1 - 2 Braga

Vitória justa do Braga em Aveiro. Foi a equipa que mais atacou, teve mais tempo de posse de bola e dispôs de um maior número de oportunidades. O Beira-Mar ainda esteve em vantagem, através de Tatu (38’), após jogada de contra-ataque, mas não resistiu à pressão forasteira na etapa complementar.

Rui Bento fez alinhar a equipa provável. Destaque para a inclusão de Djamal e para a estreia de Jaime como titular (na I liga).

A 1ª parte foi dominada pelo Braga, em especial na 1ª meia hora. Controlo das operações a meio-campo, iniciativa de jogo, maior volume ofensivo mas poucas situações de golo. O Beira-Mar sentiu muitas dificuldades para sair a jogar e mesmo o contra-ataque não estava a funcionar.

Só a partir dos 30'... o Beira-Mar conseguiu assentar o seu jogo. Tirando partido do abrandar ligeiro dos bracarenses... aos 35' conquistou o 1.º canto e aos 38' no 1.º remate à baliza... Tatu faz golo! Jogada de contra-ataque, combinação Yartey » Artur, este cruza com conta, peso e medida para a cabeça de Tatu. Estava inaugurado o marcador no EMA.

Pouco tempo depois, animados com a vantagem, os auri-negros podiam ter ampliado a vantagem caso Yartey, mais uma vez em contra-ataque, tivesse lido bem o lance e passado a bola a Tatu... que estava "sozinho". O resultado ao intervalo era lisonjeiro para o Beira-Mar.

Na 2ª parte, como seria de esperar, o Braga, a correr atrás do prejuízo, foi colocando a carne toda no assador. 1.º, através de remates de fora da área, a que Rui Rego correspondeu de forma atenta, depois com as entradas de Mossoró e Meyong. Ao invés, o Beira-Mar foi aguentando, esperando pelo adversário no seu reduto... para de vez em quando tentar o contra-ataque.

Aos 65', Paulo César falha um golo feito, na resposta Artur desperdiça uma jogada de contra-ataque e no minuto seguinte o Braga empata: Cruzamento de Alan na direita, Paulo César desvia.. Jaime ao tentar cortar o lance... acaba por introduzir a bola na baliza de Rui Rego. E nem deu tempo para "encaixar" o golo do empate. 3 minutos depois... Meyong em toque de habilidade provoca a "cambalhota no marcador".

Em desvantagem, Rui Bento arrisca tudo com as entradas de Wang Gang e Sérgio Oliveira para os lugares de Élio e Yartey. O jogo partiu e até final registámos 1 bola no poste (remate de Meyong, defesa de Rego) 2 remates de Wang a passe(s) de Sérgio Oliveira.

A vitória do Braga não sofre contestação. Analisando a prestação aveirense: Não pomos em causa a atitude dos jogadores. Como sempre deram tudo o que tinham. Parece-nos, no entanto, que o Beira-Mar de Rui Bento usa e abusa do bloco baixo e na aposta quase exclusiva no contra-ataque. A equipa deixou de trocar/circular a bola, uma das imagens de marca do Beira-Mar versão Leonardo Jardim.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Beira-Mar x Braga

Regressa a Liga Zon Sagres, após paragem para os compromissos das selecções. Desta feita, a interrupção competitiva teve um sabor especial com a 1ª internacionalização de Rui Sampaio (selecção sub-23) vs Itália. O médio auri-negro tem sido figura de destaque na actualidade beiramarense. Para além de uma possível transferência no próximo defeso, hoje recebeu o prémio Juventude do Sindicato de Jogadores, referente ao mês de Fevereiro.

Quanto ao jogo do próximo Sábado (20h15): O tranquilo Beira-Mar (9.º classificado) recebe o Braga (4.º, a 1 ponto do Sporting), uma das melhores equipas do campeonato e que está a subir de forma. O mês de Março foi excelente para os arsenalistas. Eliminou o Liverpool na Liga Europa e para a Liga Zon Sagres somou 3 triunfos em 3 jogos » Benfica, Rio Ave (casa) e Olhanense (fora). Esta jornada é muito importante para as aspirações de Braga, Sporting, Guimarães (e restantes candidatos) aos lugares "europeus". Enquanto a equipa de Domingos joga em Aveiro, o Sporting joga na Cidade Berço (Domingo, 18h15).

Relativamente ao Beira-Mar: Rui Bento vai apostar no habitual 4-3-3, sendo Jaime o substituto de Yohan (castigado). 11 provável: Rui Rego; Pedro Moreira, Jaime, Hugo, Renan, Djamal (caso chegue a tempo), Rui Sampaio, Élio, Tatu, Artur e Yartey.

Perspectiva-se um jogo intenso, bem disputado, com mais tempo de posse de bola para os forasteiros mas esperemos que isso não signifique mais oportunidades/lances de perigo. O Beira-Mar não tem nada a perder (ao contrário do adversário) e pode surpreender (uma vez mais - recordamos o 3-2 da 1ª volta) o Braga.

No capítulo histórico, não obstante o saldo ser favorável aos aveirenses (11 vitórias; 5 empates e 5 derrotas), cumpre assinalar que o Braga venceu os 3 últimos jogos disputados em Aveiro » 0-2 em 2003/2004; 1-4 em 2004/2005 e 0-3 em 2006/2007.

Força Beira-Mar!!!

domingo, 20 de março de 2011

Naval 2 - 2 Beira-Mar

O Beira-Mar não foi além de um empate na Figueira da Foz, depois de ter estado em vantagem por 2-0 até aos 80 minutos. O jogo ficou marcado pela arbitragem desastrada de Jorge Sousa. A Naval teve 3 penalties a favor (Fábio Júnior falhou 1 e Manuel Curto marcou 2) e o Beira-Mar acabou reduzido a 10 (por expulsão de Yohan, aos 88’).

Rui Bento apostou em Élio para o 11 inicial. Renan recuou para defesa esquerdo, André Marques relegado para o banco. De resto... tudo igual relativamente ao 11 que alinhou vs Paços de Ferreira.

Principal nota da 1ª parte vai para a defesa subida dos locais e a aposta no fora-de-jogo. A táctica de risco funcionou até aos 22 minutos, momento em que Djamal com passe “açucarado” isolou Tatu. O brasileiro à saída de Salin inaugurou o marcador e consolida a posição de melhor marcador auri-negro na presente temporada.

Em vantagem no marcador, a tendência do Beira-Mar jogar na expectativa e dar a iniciativa ao adversário acentuou-se. A Naval tentou reagir com muitos remates “do meio da rua” mas sem nexo.

A melhor oportunidade da Naval para empatar pertenceu a Fábio Júnior que desperdiçou uma grande penalidade, a castigar falta de Hugo sobre o avançado brasileiro (25 mins). Em cima do intervalo, Rui Rego faz uma defesa enorme a remate de João Real.

O Beira-Mar a jogar em contra-ataque, criou perigo através Tatu (defesa de Salin) e já nos descontos numa jogada polémica. Tatu sobre a direita vê a bandeirola levantada e pára. No entanto, Jorge Sousa manda seguir a jogada e Tatu assiste, sem oposição, Artur que encosta para o fundo das redes.

Ao intervalo, a vantagem do Beira-Mar premiava a eficácia aveirense.

A 2ª parte começou de forma morna com o Beira-Mar a segurar o ímpeto atacante dos locais. Mais tempo de posse de bola, mais ataques da Naval. Outra tónica da etapa complementar foi a compensação da equipa da arbitragem. Todos os lances de ataque do Beira-Mar eram invariavelmente anulados por fora-de-jogo e a 10 minutos do fim Jorge Sousa marcou a 2ª grande penalidade da tarde. Desta feita, Manuel Curto não falhou.

Minutos finais de pressão da Naval... coroados com novo penalty. 85 minutos, Manuel Curto empata a partida. Em cima dos 90'... Giuliano ainda atirou ao poste.

Empate que acaba por saber a pouco. Não discutimos o domínio da Naval em termos de remates, posse de bola, ataques, oportunidades de golo... mas estar a ganhar por 2-0 a 10 minutos do fim e depois sofrer 2 golos, através de duas grandes penalidades... custa muito.

Com este empate, o Beira-Mar segue em zona tranquila, 9º classificado com 10 pontos de avanço sobre a linha de água. A Naval é o lanterna vermelha e está a 7 pontos do V. Setúbal.

Força Beira-Mar!!!

quinta-feira, 17 de março de 2011

Naval x Beira-Mar

24ª jornada. O Beira-Mar desloca-se à Figueira da Foz com o objectivo "manutenção" assegurado e defronta, precisamente, um dos aflitos.

A Naval interrompeu na jornada anterior (derrota caseira vs Marítimo) uma série de resultados positivos » 6 jogos sem conhecer o sabor da derrota (5 empates e 1 vitória). Desde que Carlos Mozer assumiu o comando técnico, a equipa subiu de rendimento, deu a sensação de poder inverter o rumo dos acontecimento no que à descida diz respeito. Neste momento a classificação parece indicar que a luta pela fuga à despromoção será entre Portimonense, Naval e V. Setúbal. Com 9 pontos de avanço sobre a linha de água, Académica e Marítimo estão quase a salvo.

A Naval que tinha boa oportunidade para marcar 6 pontos na dupla jornada caseira (23ª e 24ª jornada) já desperdiçou 3 vs Marítimo e certamente irá encarar a partida de Domingo como tudo ou nada/vida ou morte.

O Beira-Mar está noutro "comprimento de onda". A navegar em águas tranquilas, Rui Bento pode tomar uma de três opções: Manter o 11/estratégia que venceu o Paços de Ferreira, fazer jogar a mesma equipa mas alterar o posicionamento de Yartey ou rodar alguns jogadores para permitir a avaliação dos menos utilizados, por forma a saber se os mesmos poderão ser opção para a próxima época.

Independentemente do 11, julgamos que o Beira-Mar tem condições para averbar um resultado positivo na Figueira da Foz. A estrutura está consolidada e os níveis de confiança estão em alta. Do outro lado estará uma equipa empenhada mas extremamente pressionada, sem margem de erro.

Força Beira-Mar!!!

sexta-feira, 11 de março de 2011

Beira-Mar 3 - 1 Paços de Ferreira

Num bom espectáculo de futebol, o Beira-Mar regressou às vitórias (quase dois meses depois) e praticamente garantiu a manutenção no escalão principal do futebol português.

Rui Bento (fiel ao 4-3-3) apresentou uma meia-surpresa: Yartey na frente de ataque, com Tatu sobre a direita e Artur na esquerda do ataque. André Marques a lateral esquerdo, implicou a subida de Renan para o meio-campo.

O jogo começou com o golo do Beira-Mar. Logo aos 2 mins. Tatu inaugurou o marcador a passe de Yartey, após boa jogada de Renan e Artur (combinação rápida entre os homens da frente). O golo permitiu aos auri-negros dar a iniciativa de jogo ao Paços e apostar no contra-golpe. De realçar a boa (e rápida) reacção forasteira à desvantagem. André Leão enviou a bola ao poste aos 5 minutos e pouco depois foi a vez de Rondon (num cabeceamento) criar perigo.

Durante a 1ª parte, a tendência do jogo foi mais posse de bola para os castores, mais jogo colectivo, algumas situações de golo, enquanto os aveirenses apostavam na velocidade e no erro do adversário. Só nos minutos finais do 1.º tempo, o Beira-Mar conseguiu acalmar o ritmo da partida.

A 2ª parte foi diferente. O Beira-Mar assumiu mais o jogo e Renan com vários remates demonstrou que os aveirenses não se limitavam a defender o resultado. Rui Vitória em desvantagem e percebendo que o Paços estava menos acutilante no ataque, apostou em Caetano e Nelson Oliveira (58'). Os resultados foram imediatos! 3 minutos depois (61'), o Paços marca: cruzamento de Pizzi para a cabeça de Rondon (livre de marcação).

A reacção da equipa ao golo da igualdade foi decisiva para o desfecho do encontro. O Beira-Mar podia ter vacilado, "tremido" ou cair na tentação de segurar um ponto. Mas não foi isso que aconteceu. Foi em busca de algo mais e acabou por ser premiado. Já com Wang Gang (mais uma vez entrou muito bem) no lugar de Yartey, aos 72', na sequência de uma bola parada, Djamal aproveita alguma desatenção dos Paços e fuzilou as redes de Cássio.

Novamente a perder... Rui Vitória "coloca a carne toda no assador" (Amond por Pizzi) mas os resultados práticos da aposta ficaram condicionados com a expulsão de Leonel Olímpio, por alegada agressão a Wang Gang. O jogo "partiu", o Paços apostou nos cruzamentos e o Beira-Mar no contra-golpe: Boa oportunidade aos 88 minutos. Contra-ataque conduzido por Rúben Lima » cruzamento de Sérgio Oliveira, há um corte de um defesa e Rui Sampaio chuta para grande defesa de Cássio. O golo da tranquilidade surgiu no último minuto da partida. Livre à entrada da área (por falta de Nelson Oliveira sobre Wang Gang). Toque de Sérgio Oliveira para uma bomba de Renan!

Em suma: Vitória muito, muito importante, justa... diante um adversário de qualidade. Gostámos, uma vez mais, da atitude da equipa. Soube sofrer e ousar nos momentos certos. O Paços de Ferreira não perdia desde Dezembro!

Diferenças do "Beira-Mar de Rui Bento" para o de Leonardo Jardim?: Dos 2 jogos que vimos, parece-nos que Rui Bento aposta mais no contra-ataque, velocidade dos 3 homens da frente, em detrimento da circulação de bola, jogo mais pensado do "Beira-Mar versão Leonardo Jardim". Veremos se esta tendência se mantém nos próximos jogos.

Força Beira-Mar!!!

domingo, 6 de março de 2011

Sporting 1 - 0 Beira-Mar

O Beira-Mar vendeu cara a derrota em Alvalade. Demonstrou organização, bem a defender na 1ª parte, melhor no contra-golpe na 2ª... mas o jogo ficou decidido aos 75’: Momento do penalty (transformado por Matias Fernandez), por mão de Élio. O médio viu 2.º amarelo e o Beira-Mar ficou reduzido a 10 unidades.

Rui Bento fez alinhar a equipa provável nos moldes anunciados: João Luiz ao lado de Rui Sampaio (duplo pivot), Élio no vértice ofensivo, Artur na direita, Tatu na esquerda e Wilson Eduardo na frente (4-3-3 » 4-2-3-1)

A 1ª parte foi jogada a um ritmo baixo. O Beira-Mar deu a iniciativa de jogo ao Sporting (como era esperado) e tapou bem os caminhos para a baliza de Rui Rego. A 1ª oportunidade do Sporting surgiu apenas aos 19’ – remate de Salomão na esquerda, a bola desvia em Rui Sampaio e vai à barra. Dois minutos depois, grande defesa de Rui Rego a remate de Djaló, após boa jogada de Postiga. Até ao intervalo, registamos apenas mais 2 lances de perigo dos leões: 36’ Postiga, em boa posição, cabeceia à figura de Rego e aos 42' Salomão, num remate de belo efeito, atira por cima.

Se no plano defensivo o Beira-Mar esteve bem, no plano ofensivo os auri-negros evidenciaram dificuldades na circulação de bola no meio-campo adversário, e consequentemente em chegar (com perigo) ao último terço do terreno. Ainda assim: dois lances de golo para os forasteiros: 16’ – Golo anulado a Élio, após cobrança de um livre na esquerda e o mesmo Élio, aos 32’ rematou por cima. Em cima do intervalo, numa jogada de contra-ataque, Wilson Eduardo "rasga" quando "sprintava" para a baliza de Rui Patrício.

A 2ª parte foi mais viva, mais interessante. O Sporting acelerou a construção de jogo, enquanto o Beira-Mar foi mais perigoso no contra-ataque. A circulação de bola melhorou (muito) e os aveirenses conseguiram jogar "no campo todo". Wang Gang (entrou bem) deu profundidade ao ataque. 57' Artur, de fora da área, remata junto ao poste e aos 61' Élio falha um golo incrível. Na sequência de um livre, o médio tem tempo para tudo: dominar a bola, tirar um defesa do caminho e... rematar para as "nuvens"(!!!).

Couceiro, percebendo que as coisas não estavam a ficar complicadas, arrisca tudo. Entraram Cristiano e Saleiro para os lugares de Salomão e Valdes (4-2-4). No Beira-Mar, nova contrariedade: João Luiz lesionado é substituído por Sérgio Oliveira (71').

Aos 75', dá-se o já referido "caso/momento do jogo". Ficamos com MUITAS dúvidas. Élio não tem qualquer intenção de jogar a bola com a mão, nem tempo de perceber o "lance".

Não obstante a valia do adversário, o maior volume de jogo ofensivo/posse de bola do Sporting, a derrota do Beira-Mar não deixa de ser frustrante. Mais uma vez... o Beira-Mar esteve muito perto de alcançar um resultado positivo e acaba por sofrer um golo na recta final do encontro. Mais uma vez... ficamos com a sensação de injustiça/prejuízo relativamente à arbitragem.

O próximo jogo é já na Sexta-feira, 20h15, frente à equipa sensação do campeonato - o Paços de Ferreira.

Força Beira-Mar!

sexta-feira, 4 de março de 2011

Sporting x Beira-Mar

22ª jornada. A visita a um grande é sempre apelativa e a do próximo Domingo (Alvalade) comporta contornos especiais. Rui Bento estreia-se no comando técnico do Beira-Mar e no escalão prinicipal do futebol português, após semana atribulada em Aveiro com a saída (inesperada) de Leonardo Jardim.

Na conferência de imprensa de lançamento do jogo, Rui Bento, como era esperado, confirmou que irá manter a equipa-base. No entanto, vs Sporting, o treinador terá de realizar uma alteração no 11 que alinhou vs Portimonense. Djamal, castigado, é baixa certa. Como, em bom rigor, não há no plantel substituto para Djamal (mesmo a solução Yohan utilizada por Leonardo Jardim era uma adaptação) Rui Bento deverá remediar com a inversão do triângulo no meio-campo. Conforme noticia o Diário de Aveiro na edição de hoje, o Beira-Mar deverá alinhar em 4-3-3, com um duplo pivot no meio-campo, João Luiz ao lado de Rui Sampaio, Élio no vértice ofensivo. Na frente de ataque, Tatu na esquerda, Wilson Eduardo no centro e Artur na direita.

A missão dos auri-negros é complicada mas não impossível. O Sporting vive um momento conturbado, tem tido bastantes dificuldades nas partidas caseiras e os níveis de confiança estão em baixa. A exibição dos leões vs Benfica foi positiva mas um derby tem uma carga emocional/motivacional muito elevada. José Couceiro foi inteligente ao destacar, no final deste jogo, a importância do Sporting assegurar o 3.º lugar na Liga Zon Sagres, por forma a manter o grupo “ligado”, em busca de um objectivo (por mais modesto que seja).

O Beira-Mar pode aproveitar o desgaste do Sporting resultante do jogo vs Benfica e algum conformismo dos atletas leoninos face aos recentes resultados (Sporting não ganha há 8 jogos e a última vitória caseira para a Liga Zon Sagres foi a 8 de Janeiro vs Braga).

O favoritismo vai para os locais mas caso o Beira-Mar jogue com a atitude habitual nas partidas fora e de acordo com a antevisão de Rui Bento, acreditamos que os aveirenses podem alcançar um resultado positivo. Paços de Ferreira e Naval mostraram (recentemente) ambição em Alvalade e foram recompensados.

Força Beira-Mar!!!

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Beira-Mar 0 - 1 Portimonense

O Beira-Mar foi surpreendido pelo Portimonense. Uma exibição aquém das expectativas (lentidão de processos a atacar e pouca agressividade no momento da recuperação de bola) com várias situações de golo desperdiçadas à mistura... contribuíram para a 1ª vitória de Carlos Azenha como treinador principal (e também o 1.º triunfo dos algarvios em Aveiro). 3.º jogo consecutivo do Beira-Mar sem marcar qualquer golo.

Leonardo Jardim apresentou o onze provável com João Luiz e Wilson Eduardo nos lugares de Élio e Ronny mas foi o Portimonense que entrou melhor na partida. Remate de Lito, aos 2 mins., Ricardo Pessoa na marcação de um livre envia a bola à barra, remate de Pedro Silva ao lado aos 18'.

O Beira-Mar parecia surpreendido com a entrada forte dos forasteiros e só a partir dos 20' conseguiu "entrar no jogo". Paulatinamente foi subindo de produção (remate de Renan, aos 22') e no último quarto de hora da 1ª parte teve ocasiões soberanas para inaugurar o marcador: cruzamento de Rui Sampaio para a cabeça de Tatu (36'), remate de Rui Sampaio às malhas laterais (38'), Tatu após jogada individual acerta no poste (41') e cabeceamento de Wilson Eduardo para grande defesa de Ventura (44').

O Beira-Mar acabou a 1ª parte em cima do Portimonense e tudo levava a crer que conseguiria resolver a partida a seu favor na etapa complementar.

A 2ª parte foi diferente. Carlos Azenha fez recuar as linhas, entrou Ivanildo e o Portimonense passou a apostar claramente no contra-ataque... e no empate. Deu, por completo, a iniciativa do jogo ao Beira-Mar mas este não se deu bem com o aglomerado de jogadores no meio-campo algarvio. A falta de espaços emperrou a dinâmica ofensiva aveirense (apenas um remate perigoso de Artur) e aos 62'... chegou o momento do jogo: Cosme Machado assinala falta de Rui Rego sobre Lito. Ricardo Pessoa transformou a grande penalidade.

Com a vantagem do Portimonense, a tendência do jogo acentuou-se. Domínio aveirense, mais tempo de posse de bola, enquanto os algarvios defendiam com unhas e dentes. Até final... 4 boas oportunidades para os locais empatarem a partida: 67' remate de Tatu ao lado, 78' - remate de Wilson Eduardo para grande defesa de Ventura, 82' Wang Gang falha um golo a poucos centímetros da baliza (incrível!)... e em cima dos 90' Yartey atirou ao poste!

O Beira-Mar criou oportunidades de golo mais do que suficientes para alcançar outro resultado... mas também não é menos verdade que, em termos colectivos, não esteve ao seu nível habitual.

Cremos que no subconsciente, tanto dos adeptos como dos jogadores, era certo que hoje o Beira-Mar resolvia a questão da manutenção e à semelhança do ano passado - recta final da Liga Vitalis - em casa e perante adversários teoricamente acessíveis e inferiores (Freamunde e Fátima) - com tudo para carimbar "objectivo cumprido"... acabamos por adiar a resolução do problema.

Não deixa de espantar o facto do Beira-Mar desperdiçar 6 pontos frente ao, até agora, lanterna vermelha do campeonato, em 2 jogos nos quais dominou as operações.

Força Beira-Mar!!!

* Djamal foi expulso, logo após o final da partida. Baixa de peso para o próximo jogo vs Sporting.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Beira-Mar x Portimonense

O Beira-Mar recebe o Portimonense no próximo Domingo, pelas 16h e julgamos que mesmo em “desaceleração” tem reencontro marcado com as vitórias!

O abrandar é evidente. Circunstâncias diversas impelem o pensamento já para a próxima época. O facto dos 25 pontos já somados permitirem grande margem de manobra no último terço do campeonato (11 pontos acima da linha de água), a saída de alguns jogadores já depois do final da janela de transferências do “mercado português e principais ligas europeias”, a renovação (ou não) de Leonardo Jardim.

Para além disto, ficou a sensação que os auri-negros podiam alcançar algo mais do que os 2 empates + derrota (Madeira) registados nos 3 últimos jogos. Estiveram perto de vencer vs Académica e sobretudo vs V. Setúbal, perto de empatar vs Marítimo.

Chegou o momento de regressar às vitórias e acabar com todas as dúvidas quanto à manutenção, somar os 28 pontos inacessíveis para os dois últimos classificados do campeonato, prova que é disputada por 16 equipas. *

Leonardo Jardim terá de mexer no onze. João Luiz e Wilson Eduardo são os mais fortes candidatos a ocupar os lugares de Élio (castigado) e Ronny (recentemente transferido para o Guangdong SC, da China).

O favoritismo pende claramente para os locais. O Beira-Mar está a jogar bem, com confiança e defronta o lanterna vermelha da Liga Zon Sagres.

Para terem uma ideia: A última vitória da equipa algarvia, para o campeonato, foi precisamente vs Beira-Mar (na 1ª volta e num jogo em que o Beira-Mar dominou as operações). E desde então, o melhor que conseguiu foi somar 4 empates (Académica e Olhanense em casa; Marítimo e Naval fora). A probabilidade do Portimonense descer é bastante elevada e não acreditamos que Carlos Azenha consiga inverter o rumo dos acontecimentos (ao contrário do que está a acontecer com a Naval desde que é orientada por Mozer). Ainda assim, cumpre referir que o Portimonense esteve bem no derby algarvio e por pouco não triunfou. Esperamos uma equipa defensiva, bloco baixo, a dar iniciativa de jogo ao Beira-Mar e tentar, de vez em quando, o contra-ataque. Caberá ao Beira-Mar assumir as despesas do jogo e desta feita conciliar boa exibição, golos e uma vitória!

Força Beira-Mar!!!

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Marítimo 1 - 0 Beira-Mar

Esforço inglório...

A partida fica marcada pela expulsão de Élio, aos 32’. O maior volume de jogo (mas pouco esclarecido) do Marítimo foi premiado já na recta final do encontro (78’). Duro e injusto castigo para a excelente atitude dos aveirenses que, mesmo em inferioridade numérica, demonstraram ser superiores em termos colectivos.

Apenas uma alteração no onze que alinhou vs Setúbal (forçada » Renan no lugar do lesionado André Marques). De resto, mesmo esquema (4-4-2 losango com Artur a ter liberdade de movimentos). No Marítimo, Pedro Martins estreou como titulares Benachour (apagado) e Edinho.

O Marítimo até começou melhor com alguns remates mas rapidamente o Beira-Mar assentou o seu jogo, equilibrou as operações e teve a melhor oportunidade da 1ª parte: Remate de Ronny aos 14’ à barra e ao poste! O Marítimo respondeu por Heldon e foi com o jogo perfeitamente equilibrado, disputado a meio-campo e longe das 2 balizas que se dá o lance que condiciona o resto da partida: Entrada a "pés juntos" de Élio mereceu vermelho directo de Jorge Sousa.

A partir daqui o cariz do jogo alterou-se. Mais tempo de posse de bola para o Marítimo, enquanto o Beira-Mar compreensivelmente baixou as linhas e passou a jogar em contra-ataque, no erro do adversário.

Apesar desta alteração... houve uma constância. Tanto com 11 como com 10, o Beira-Mar demonstrou ser melhor equipa, melhor colectivo do que o Marítimo. Melhor organização e preenchimento dos espaços. Isto ficou evidente já no decorrer do 2.º tempo. Foi o Beira-Mar em contra-ataque que construiu os lances mais perigosos/vistosos da partida. Várias arrancadas de Tatu, depois Wang Gang.

O Marítimo, sempre mais com o coração do que com a cabeça, insistiu no chuveirinho, vários cruzamentos a que Edinho e Baba tentavam corresponder. Baba tanto ameaçou (72' e 75') que acabou por marcar na sequência de um canto.

Quanto a nós... o resultado é injusto. O Beira-Mar merecia um ponto pela atitude, organização, capacidade de sacrifício e qualidade de jogo patenteada com menos uma unidade... durante quase uma hora.

Força Beira-Mar!