sexta-feira, 5 de agosto de 2011
Nova casa
sábado, 14 de maio de 2011
Beira-Mar 0 - 2 Nacional
Beira-Mar x Nacional
O Beira-Mar procura terminar na melhor posição possível, neste caso, 9.º classificado enquanto o Nacional tem boas hipóteses de garantir um lugar de acesso às pré-eliminatórias da Liga Europa.
Na conferência de imprensa de lançamento do jogo, Rui Bento prometeu fazer alinhar o melhor onze possível, considerando as baixas de Djamal (castigado) e Hugo (lesionado). Ainda hoje nos perguntamos o que terá levado Rui Bento, na semana anterior, a, primeiramente, divulgar que iria observar/experimentar alguns jogadores menos utilizados vs Guimarães... para depois acabar por apostar no 11 habitual.
Quanto ao 11 inicial para a partida de hoje: Jaime substitui o “capitão” Hugo, enquanto João Luiz regressa à titularidade, formando com Sampaio e Renan o trio do meio-campo. O médio emprestado pelo Marítimo continua a merecer a confiança do treinador, apesar da pouca intensidade de jogo que vai revelando nas últimas partidas.
Rui Rego; Pedro Moreira; Yohan Tavares, Jaime, André Marques; Rui Sampaio; João Luiz, Renan, Leandro Tatu, Artur e Wilson Eduardo.
Os madeirenses apenas dependem de si para terminar a prova em 6.º lugar. Nos últimos jogos fora, o Nacional até nem tem estado mal. Conseguiu alguns empates » Marítimo, Portimonense, V. Guimarães e uma vitória vs Naval. Ainda assim, o percurso no campeonato tem sido irregular, sendo a derrota caseira vs Olhanense (29ª jornada) um bom exemplo disso.
Da nossa parte, desejamos que o Beira-Mar encerre com chave de ouro a Liga Zon Sagres. Isto é, conquistar os 3 pontos e protagonizar exibição compatível com o bom campeonato realizado.
Força Beira-Mar!!!
segunda-feira, 9 de maio de 2011
Vitória de Guimarães 1 - 0 Beira-Mar
Na 1ª, o Beira-Mar jogou muito bem e teve um número significativo de ocasiões para marcar, mais do que suficientes para alcançar o triunfo. Na 2ª, à semelhança de outras partidas, caiu de produção, deixou de conseguir atacar e ficou à mercê do adversário. Toscano, em golo de belo efeito, marcou o único golo da partida, aos 88 minutos.
Rui Bento não promoveu qualquer alteração no 11 que defrontou o Rio Ave.

domingo, 1 de maio de 2011
Beira-Mar 1 - 1 Rio Ave
Resultado justo numa partida equilibrada com domínio repartido e pouca intensidade/ritmo de jogo baixo. Os auri-negros adiantaram-se no marcador, aos 14', por Yohan Tavares (de cabeça), na sequência de um canto. Tarantini em jogada de insistência no início da 2ª parte empatou a contenda.quinta-feira, 28 de abril de 2011
Beira-Mar x Rio Ave
Regresso da Liga Zon Sagres (28ª jornada) após “paragem pascal”, período em que se disputou apenas a final da Taça da Liga.Defrontam-se duas equipas com o objectivo manutenção já assegurado mas não se pode dizer que este jogo sirva apenas para cumprir calendário. Se para o Beira-Mar, até final do campeonato, o objectivo é alcançar a melhor classificação possível, no caso dos vilacondenses (+ 4 pontos do que os auri-negros) a luta é pelo acesso à Liga Europa, pelo menos às pré-eliminatórias.
O Rio Ave fez a pré-inscrição na UEFA, está em 6.º » lugar que dá acesso a uma prova europeia por força do V. Guimarães já ter garantido o acesso à Liga Europa por estar na final da Taça de Portugal vs Campeão. O principal adversário dos vilacondenses nesta “luta europeia” é o Nacional (mesmos pontos do Rio Ave). Curiosamente, o Beira-Mar joga contra ambos na recta final da Liga (recebe a equipa madeirense na última jornada).
Tiramos o chapéu ao conjunto orientado por Carlos Brito pela 2ª volta que está a realizar. O Rio Ave atravessa um excelente momento de forma e nos últimos 9 jogos, venceu por 7 vezes(!), empatou 1 (Sporting em casa) e perdeu em Braga (1-0). Dos 7 triunfos... 3 registaram-se fora de portas » Académica e Marítimo por 1-0 e Paços de Ferreira por 6-1(!).
O Beira-Mar segue em zona tranquila da tabela, 10.º posto. Analisando a classificação, o 8.º lugar parece ser meta alcançável. Relembramos que a classificação final da Liga Zon Sagres 2010/2011 tem influência bastante importante na edição do próximo ano da Taça da Liga. Para além das contrapartidas económicas e se a Liga entretanto não alterar uma vez mais o regulamento desta competição, o 8.º classificado entra "em campo" apenas na 3ª fase (2ª fase de Grupos) e no sorteio (que este ano nos foi desfavorável) fica no Pote 2.
Ainda no Beira-Mar, a paragem competitiva serviu para Rui Bento observar “in loco” potenciais reforços brasileiros para a próxima(s) temporada(s). Atendendo ao facto do treinador não ter orientado os treinos de Terça e Quarta-feira, desconhecemos quais serão as suas intenções quanto ao 11 a apresentar vs Rio Ave. O treino desta tarde, em princípio já sob o comando de Rui Bento, deverá dar algumas pistas. Nota para a ausência de castigados ou lesionados para a partida de Domingo.
Estão reunidas condições para assisitirmos a uma partida muito interessante. Ambas as equipas vão jogar para ganhar, o que é meio caminho andado para um bom jogo.
No capítulo histórico (inclui jogos para a I Liga, Taça e 2ª divisão), nota para 2 factos: 1) Os últimos 3 jogos disputados em Aveiro terminaram com uma igualdade (1-1 em 07/08 e 03/04 e 0-0 em 04/05). 2) O saldo é favorável aos vilacondenses (!). O Beira-Mar venceu apenas por 1 vez na época 79/80 (!). Para além dos 3 empates já referidos, o Rio Ave somou 3 vitórias, embora apenas uma tenha sido para a I Liga (98/99).
Força Beira-Mar!!!
domingo, 17 de abril de 2011
Benfica 2 - 1 Beira-Mar
Venceu o mais forte. O Benfica, graças a uma boa 2ª parte, bateu o Beira-Mar pela margem mínima. Apesar da derrota, destacamos a excelente atitude dos auri-negros na 1ª parte. Não se limitaram a defender e conseguiram criar vários lances de perigo, através de contra-ataques rápidos. 3 a 4 situações claras de golo e 1 bola no poste.Jorge Jesus, conforme anunciado, apresentou um 11 “alternativo”, maioritariamente composto por jogadores menos utilizados (ver post abaixo), enquanto Rui Bento apostou no 11 provável (4-3-3).
Cumpre assinalar a excelente 1ª parte do Beira-Mar. Organizado, bem a defender » forte preocupação no preenchimento da zona central do meio-campo » Djamal, R. Sampaio e Renan muito concentrados a "filtrar" o jogo ofensivo dos encarnados. Mas o Beira-Mar não se limitou a defender, bem pelo contrário.
Desde os minutos iniciais, procurou surpreender o Benfica através de jogadas de contra-ataque rápidas e muito perigosas. E foram várias, a maioria delas com Sidnei como protagonista (pela negativa). 8’ Wilson Eduardo aproveita falha do defesa central brasileiro e remata para grande defesa de Júlio César. 13’ repetem-se os protagonistas: Sidnei "a dormir no pedaço" com Wilson a chutar e aos 22' foi a vez de Artur rematar à figura de Júlio César após desatenção de Sidnei.
A melhor situação de golo para os auri-negros surgiu aos 28’: Wilson Eduardo rematou ao poste! 2 minutos depois... mais uma boa jogada colectiva aveirense » Tatu, Sampaio » com Júlio César a tirar o pão da boca a Wilson.
O Benfica também teve oportunidades para marcar: Kardec aos 7’ quase correspondia da melhor forma a um passe de Carlos Martins (o melhor do Benfica). 17’ Carlos Martins remata forte, Rego defende de forma incompleta e Aimar, de ângulo fechado, chuta por cima. 32’ Cabeceamento de Kardec para grande defesa de Rego e 36' Remate ao poste de Carlos Martins.
No último minuto da 1ª parte... o caso do jogo. Livre sobre a direita, quina da área: Aimar marca o livre, a bola desvia em Pedro Moreira e entra na baliza. Ficámos com a sensação que o golo foi mal anulado... mas também temos de referir que seria injusto para o Beira-Mar ir para as cabinas a perder, depois de ter realizado uma 1ª parte de bom nível, revelando excelente atitude competitiva. A igualdade em número de remates, 9 para cada lado, no final dos 45’, ilustra bem o equilíbrio registado.
A 2ª parte foi diferente. Tivemos mais Benfica (reentrou muito forte na partida) e menos Beira-Mar. Kardec, em boa posição, aos 47, atira ao poste e aos 53’... quando o Beira-Mar tentava sair a jogar... o Benfica recupera a bola, Carlos Martins lança Kardec, este cruza, Aimar deixa passar a bola para Sidnei (ele que tinha estado tão desatento a defender) encostar para o fundo das redes.
Duro golpe nas aspirações forasteiras que mesmo assim não desistiram! De imediato, 2 remates perigosos de Wilson Eduardo e Artur para boas defesas de Júlio César. O Beira-Mar, para além do golo... sentiu o esforço/desgaste dos 45' iniciais e já não foi tão perigoso na etapa complementar.
Rui Bento tentou refrescar a equipa: 63’ Sérgio Oliveira para o lugar de Sampaio mas o Benfica (mais forte no 2.º tempo) acabou por ampliar a vantagem, aos 70’, num excelente apontamento de Jara, que sentenciou o jogo. Apesar da quebra da equipa aveirense, ainda houve tempo para 2 remates perigosos de Élio e Artur (praticamente seguidos) aos 86’ e um grande golo de Yartey, já nos descontos!
Vitória justa do Benfica, boa réplica do Beira-Mar, que foi um digno vencido. Valeu, sobretudo, pela 1ª parte e claro o golo de Yartey.. Comparando, por exemplo, com a partida de Alvalade... a prestação dos aveirenses vs Benfica foi bastante melhor. Mesmo saindo derrotado da Luz, o Beira-Mar garantiu matematicamente a permanência na Liga Zon Sagres, após a derrota da Naval vs Rio Ave.
Força Beira-Mar!!!
sexta-feira, 15 de abril de 2011
Benfica x Beira-Mar

O grau de dificuldade da partida poderá ser atenuado caso o Benfica aposte num 11 (maioritariamente) composto por “segundas linhas”/jogadores menos utlizados, como aconteceu vs Portimonense e Naval. Este é, aliás, o cenário mais provável, considerando que os encarnados defrontam o Fc Porto na próxima Quarta-feira (2ª mão das meias-finais da Taça de Portugal) e no Sábado seguinte disputam a Final da Taça da Liga (vs Paços de Ferreira).
No Beira-Mar, Tatu regressa à titularidade, após ter falhado o jogo vs Olhanense, por lesão. Apesar de Rui Bento ter testado, durante a semana, uma alteração no esquema táctico » reforço do meio-campo com mais uma unidade, tudo leva a crer que o treinador acabará por utilizar o sistema habitual » 4-3-3. Yohan sofre de uma mialgia mas deve estar apto para Domingo. Jaime está “de prevenção” para o caso do luso-francês não recuperar.
11 provável: Rui Rego, Pedro Moreira, Yohan, Hugo, André Marques, Djamal, Rui Sampaio, Renan, Artur, Tatu e Wilson Eduardo.
Esperamos um Beira-Mar a dar a iniciativa de jogo ao adversário e a jogar no erro deste mas com a ambição de causar surpresa na Luz » explorar a falta de ritmo e rotinas dos jogadores encarnados menos utilizados. Desejamos que os auri-negros aguentem os minutos iniciais sem sofrer golos e à medida que o tempo for passando, tentem incomodar a defesa contrária, através de contra-ataques rápidos.
Nós acreditamos que é possível repetir as vitórias de 2003/04 (1-2 » Golos de Sandro e Wijnhard) ou 2004/05 (0-2 » Santiago Silva (2))!
Força Beira-Mar!!!
domingo, 10 de abril de 2011
Beira-Mar 1 - 0 Olhanense
O Beira-Mar regressou às vitórias, num jogo equilibrado, com duas partes distintas. Na 1ª parte, domínio e bom futebol dos auri-negros, em especial nos 30' iniciais. Na 2ª, sinal + dos forasteiros, que assumiram as despesas do jogo, sobretudo após o golo aveirense. O Beira-Mar terminou a partida reduzido a 10, devido à expulsão de Wang Gang (vermelho directo). quinta-feira, 7 de abril de 2011
Beira-Mar x Olhanense
26ª jornada. 2.º jogo consecutivo em casa e uma óptima oportunidade para o Beira-Mar regressar às vitórias.sábado, 2 de abril de 2011
Beira-Mar 1 - 2 Braga
Vitória justa do Braga em Aveiro. Foi a equipa que mais atacou, teve mais tempo de posse de bola e dispôs de um maior número de oportunidades. O Beira-Mar ainda esteve em vantagem, através de Tatu (38’), após jogada de contra-ataque, mas não resistiu à pressão forasteira na etapa complementar. Rui Bento fez alinhar a equipa provável. Destaque para a inclusão de Djamal e para a estreia de Jaime como titular (na I liga).
A 1ª parte foi dominada pelo Braga, em especial na 1ª meia hora. Controlo das operações a meio-campo, iniciativa de jogo, maior volume ofensivo mas poucas situações de golo. O Beira-Mar sentiu muitas dificuldades para sair a jogar e mesmo o contra-ataque não estava a funcionar.
Só a partir dos 30'... o Beira-Mar conseguiu assentar o seu jogo. Tirando partido do abrandar ligeiro dos bracarenses... aos 35' conquistou o 1.º canto e aos 38' no 1.º remate à baliza... Tatu faz golo! Jogada de contra-ataque, combinação Yartey » Artur, este cruza com conta, peso e medida para a cabeça de Tatu. Estava inaugurado o marcador no EMA.
Pouco tempo depois, animados com a vantagem, os auri-negros podiam ter ampliado a vantagem caso Yartey, mais uma vez em contra-ataque, tivesse lido bem o lance e passado a bola a Tatu... que estava "sozinho". O resultado ao intervalo era lisonjeiro para o Beira-Mar.
Na 2ª parte, como seria de esperar, o Braga, a correr atrás do prejuízo, foi colocando a carne toda no assador. 1.º, através de remates de fora da área, a que Rui Rego correspondeu de forma atenta, depois com as entradas de Mossoró e Meyong. Ao invés, o Beira-Mar foi aguentando, esperando pelo adversário no seu reduto... para de vez em quando tentar o contra-ataque.
Aos 65', Paulo César falha um golo feito, na resposta Artur desperdiça uma jogada de contra-ataque e no minuto seguinte o Braga empata: Cruzamento de Alan na direita, Paulo César desvia.. Jaime ao tentar cortar o lance... acaba por introduzir a bola na baliza de Rui Rego. E nem deu tempo para "encaixar" o golo do empate. 3 minutos depois... Meyong em toque de habilidade provoca a "cambalhota no marcador".
Em desvantagem, Rui Bento arrisca tudo com as entradas de Wang Gang e Sérgio Oliveira para os lugares de Élio e Yartey. O jogo partiu e até final registámos 1 bola no poste (remate de Meyong, defesa de Rego) 2 remates de Wang a passe(s) de Sérgio Oliveira.
A vitória do Braga não sofre contestação. Analisando a prestação aveirense: Não pomos em causa a atitude dos jogadores. Como sempre deram tudo o que tinham. Parece-nos, no entanto, que o Beira-Mar de Rui Bento usa e abusa do bloco baixo e na aposta quase exclusiva no contra-ataque. A equipa deixou de trocar/circular a bola, uma das imagens de marca do Beira-Mar versão Leonardo Jardim.
quarta-feira, 30 de março de 2011
Beira-Mar x Braga
Regressa a Liga Zon Sagres, após paragem para os compromissos das selecções. Desta feita, a interrupção competitiva teve um sabor especial com a 1ª internacionalização de Rui Sampaio (selecção sub-23) vs Itália. O médio auri-negro tem sido figura de destaque na actualidade beiramarense. Para além de uma possível transferência no próximo defeso, hoje recebeu o prémio Juventude do Sindicato de Jogadores, referente ao mês de Fevereiro.domingo, 20 de março de 2011
Naval 2 - 2 Beira-Mar
O Beira-Mar não foi além de um empate na Figueira da Foz, depois de ter estado em vantagem por 2-0 até aos 80 minutos. O jogo ficou marcado pela arbitragem desastrada de Jorge Sousa. A Naval teve 3 penalties a favor (Fábio Júnior falhou 1 e Manuel Curto marcou 2) e o Beira-Mar acabou reduzido a 10 (por expulsão de Yohan, aos 88’).Rui Bento apostou em Élio para o 11 inicial. Renan recuou para defesa esquerdo, André Marques relegado para o banco. De resto... tudo igual relativamente ao 11 que alinhou vs Paços de Ferreira.
Principal nota da 1ª parte vai para a defesa subida dos locais e a aposta no fora-de-jogo. A táctica de risco funcionou até aos 22 minutos, momento em que Djamal com passe “açucarado” isolou Tatu. O brasileiro à saída de Salin inaugurou o marcador e consolida a posição de melhor marcador auri-negro na presente temporada.
Em vantagem no marcador, a tendência do Beira-Mar jogar na expectativa e dar a iniciativa ao adversário acentuou-se. A Naval tentou reagir com muitos remates “do meio da rua” mas sem nexo.
A melhor oportunidade da Naval para empatar pertenceu a Fábio Júnior que desperdiçou uma grande penalidade, a castigar falta de Hugo sobre o avançado brasileiro (25 mins). Em cima do intervalo, Rui Rego faz uma defesa enorme a remate de João Real.
O Beira-Mar a jogar em contra-ataque, criou perigo através Tatu (defesa de Salin) e já nos descontos numa jogada polémica. Tatu sobre a direita vê a bandeirola levantada e pára. No entanto, Jorge Sousa manda seguir a jogada e Tatu assiste, sem oposição, Artur que encosta para o fundo das redes.
Ao intervalo, a vantagem do Beira-Mar premiava a eficácia aveirense.
A 2ª parte começou de forma morna com o Beira-Mar a segurar o ímpeto atacante dos locais. Mais tempo de posse de bola, mais ataques da Naval. Outra tónica da etapa complementar foi a compensação da equipa da arbitragem. Todos os lances de ataque do Beira-Mar eram invariavelmente anulados por fora-de-jogo e a 10 minutos do fim Jorge Sousa marcou a 2ª grande penalidade da tarde. Desta feita, Manuel Curto não falhou.
Minutos finais de pressão da Naval... coroados com novo penalty. 85 minutos, Manuel Curto empata a partida. Em cima dos 90'... Giuliano ainda atirou ao poste.
Empate que acaba por saber a pouco. Não discutimos o domínio da Naval em termos de remates, posse de bola, ataques, oportunidades de golo... mas estar a ganhar por 2-0 a 10 minutos do fim e depois sofrer 2 golos, através de duas grandes penalidades... custa muito.
Com este empate, o Beira-Mar segue em zona tranquila, 9º classificado com 10 pontos de avanço sobre a linha de água. A Naval é o lanterna vermelha e está a 7 pontos do V. Setúbal.
Força Beira-Mar!!!
quinta-feira, 17 de março de 2011
Naval x Beira-Mar
24ª jornada. O Beira-Mar desloca-se à Figueira da Foz com o objectivo "manutenção" assegurado e defronta, precisamente, um dos aflitos. sexta-feira, 11 de março de 2011
Beira-Mar 3 - 1 Paços de Ferreira
Num bom espectáculo de futebol, o Beira-Mar regressou às vitórias (quase dois meses depois) e praticamente garantiu a manutenção no escalão principal do futebol português.domingo, 6 de março de 2011
Sporting 1 - 0 Beira-Mar
O Beira-Mar vendeu cara a derrota em Alvalade. Demonstrou organização, bem a defender na 1ª parte, melhor no contra-golpe na 2ª... mas o jogo ficou decidido aos 75’: Momento do penalty (transformado por Matias Fernandez), por mão de Élio. O médio viu 2.º amarelo e o Beira-Mar ficou reduzido a 10 unidades.Rui Bento fez alinhar a equipa provável nos moldes anunciados: João Luiz ao lado de Rui Sampaio (duplo pivot), Élio no vértice ofensivo, Artur na direita, Tatu na esquerda e Wilson Eduardo na frente (4-3-3 » 4-2-3-1)
A 1ª parte foi jogada a um ritmo baixo. O Beira-Mar deu a iniciativa de jogo ao Sporting (como era esperado) e tapou bem os caminhos para a baliza de Rui Rego. A 1ª oportunidade do Sporting surgiu apenas aos 19’ – remate de Salomão na esquerda, a bola desvia em Rui Sampaio e vai à barra. Dois minutos depois, grande defesa de Rui Rego a remate de Djaló, após boa jogada de Postiga. Até ao intervalo, registamos apenas mais 2 lances de perigo dos leões: 36’ Postiga, em boa posição, cabeceia à figura de Rego e aos 42' Salomão, num remate de belo efeito, atira por cima.
Se no plano defensivo o Beira-Mar esteve bem, no plano ofensivo os auri-negros evidenciaram dificuldades na circulação de bola no meio-campo adversário, e consequentemente em chegar (com perigo) ao último terço do terreno. Ainda assim: dois lances de golo para os forasteiros: 16’ – Golo anulado a Élio, após cobrança de um livre na esquerda e o mesmo Élio, aos 32’ rematou por cima. Em cima do intervalo, numa jogada de contra-ataque, Wilson Eduardo "rasga" quando "sprintava" para a baliza de Rui Patrício.
A 2ª parte foi mais viva, mais interessante. O Sporting acelerou a construção de jogo, enquanto o Beira-Mar foi mais perigoso no contra-ataque. A circulação de bola melhorou (muito) e os aveirenses conseguiram jogar "no campo todo". Wang Gang (entrou bem) deu profundidade ao ataque. 57' Artur, de fora da área, remata junto ao poste e aos 61' Élio falha um golo incrível. Na sequência de um livre, o médio tem tempo para tudo: dominar a bola, tirar um defesa do caminho e... rematar para as "nuvens"(!!!).
Couceiro, percebendo que as coisas não estavam a ficar complicadas, arrisca tudo. Entraram Cristiano e Saleiro para os lugares de Salomão e Valdes (4-2-4). No Beira-Mar, nova contrariedade: João Luiz lesionado é substituído por Sérgio Oliveira (71').
Aos 75', dá-se o já referido "caso/momento do jogo". Ficamos com MUITAS dúvidas. Élio não tem qualquer intenção de jogar a bola com a mão, nem tempo de perceber o "lance".
Não obstante a valia do adversário, o maior volume de jogo ofensivo/posse de bola do Sporting, a derrota do Beira-Mar não deixa de ser frustrante. Mais uma vez... o Beira-Mar esteve muito perto de alcançar um resultado positivo e acaba por sofrer um golo na recta final do encontro. Mais uma vez... ficamos com a sensação de injustiça/prejuízo relativamente à arbitragem.
O próximo jogo é já na Sexta-feira, 20h15, frente à equipa sensação do campeonato - o Paços de Ferreira.
Força Beira-Mar!
sexta-feira, 4 de março de 2011
Sporting x Beira-Mar
22ª jornada. A visita a um grande é sempre apelativa e a do próximo Domingo (Alvalade) comporta contornos especiais. Rui Bento estreia-se no comando técnico do Beira-Mar e no escalão prinicipal do futebol português, após semana atribulada em Aveiro com a saída (inesperada) de Leonardo Jardim. Na conferência de imprensa de lançamento do jogo, Rui Bento, como era esperado, confirmou que irá manter a equipa-base. No entanto, vs Sporting, o treinador terá de realizar uma alteração no 11 que alinhou vs Portimonense. Djamal, castigado, é baixa certa. Como, em bom rigor, não há no plantel substituto para Djamal (mesmo a solução Yohan utilizada por Leonardo Jardim era uma adaptação) Rui Bento deverá remediar com a inversão do triângulo no meio-campo. Conforme noticia o Diário de Aveiro na edição de hoje, o Beira-Mar deverá alinhar em 4-3-3, com um duplo pivot no meio-campo, João Luiz ao lado de Rui Sampaio, Élio no vértice ofensivo. Na frente de ataque, Tatu na esquerda, Wilson Eduardo no centro e Artur na direita.
A missão dos auri-negros é complicada mas não impossível. O Sporting vive um momento conturbado, tem tido bastantes dificuldades nas partidas caseiras e os níveis de confiança estão em baixa. A exibição dos leões vs Benfica foi positiva mas um derby tem uma carga emocional/motivacional muito elevada. José Couceiro foi inteligente ao destacar, no final deste jogo, a importância do Sporting assegurar o 3.º lugar na Liga Zon Sagres, por forma a manter o grupo “ligado”, em busca de um objectivo (por mais modesto que seja).
O Beira-Mar pode aproveitar o desgaste do Sporting resultante do jogo vs Benfica e algum conformismo dos atletas leoninos face aos recentes resultados (Sporting não ganha há 8 jogos e a última vitória caseira para a Liga Zon Sagres foi a 8 de Janeiro vs Braga).
O favoritismo vai para os locais mas caso o Beira-Mar jogue com a atitude habitual nas partidas fora e de acordo com a antevisão de Rui Bento, acreditamos que os aveirenses podem alcançar um resultado positivo. Paços de Ferreira e Naval mostraram (recentemente) ambição em Alvalade e foram recompensados.
Força Beira-Mar!!!
domingo, 27 de fevereiro de 2011
Beira-Mar 0 - 1 Portimonense

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011
Beira-Mar x Portimonense
O Beira-Mar recebe o Portimonense no próximo Domingo, pelas 16h e julgamos que mesmo em “desaceleração” tem reencontro marcado com as vitórias! O abrandar é evidente. Circunstâncias diversas impelem o pensamento já para a próxima época. O facto dos 25 pontos já somados permitirem grande margem de manobra no último terço do campeonato (11 pontos acima da linha de água), a saída de alguns jogadores já depois do final da janela de transferências do “mercado português e principais ligas europeias”, a renovação (ou não) de Leonardo Jardim.
Para além disto, ficou a sensação que os auri-negros podiam alcançar algo mais do que os 2 empates + derrota (Madeira) registados nos 3 últimos jogos. Estiveram perto de vencer vs Académica e sobretudo vs V. Setúbal, perto de empatar vs Marítimo.
Chegou o momento de regressar às vitórias e acabar com todas as dúvidas quanto à manutenção, somar os 28 pontos inacessíveis para os dois últimos classificados do campeonato, prova que é disputada por 16 equipas. *
Leonardo Jardim terá de mexer no onze. João Luiz e Wilson Eduardo são os mais fortes candidatos a ocupar os lugares de Élio (castigado) e Ronny (recentemente transferido para o Guangdong SC, da China).
O favoritismo pende claramente para os locais. O Beira-Mar está a jogar bem, com confiança e defronta o lanterna vermelha da Liga Zon Sagres.
Para terem uma ideia: A última vitória da equipa algarvia, para o campeonato, foi precisamente vs Beira-Mar (na 1ª volta e num jogo em que o Beira-Mar dominou as operações). E desde então, o melhor que conseguiu foi somar 4 empates (Académica e Olhanense em casa; Marítimo e Naval fora). A probabilidade do Portimonense descer é bastante elevada e não acreditamos que Carlos Azenha consiga inverter o rumo dos acontecimentos (ao contrário do que está a acontecer com a Naval desde que é orientada por Mozer). Ainda assim, cumpre referir que o Portimonense esteve bem no derby algarvio e por pouco não triunfou. Esperamos uma equipa defensiva, bloco baixo, a dar iniciativa de jogo ao Beira-Mar e tentar, de vez em quando, o contra-ataque. Caberá ao Beira-Mar assumir as despesas do jogo e desta feita conciliar boa exibição, golos e uma vitória!
Força Beira-Mar!!!
domingo, 20 de fevereiro de 2011
Marítimo 1 - 0 Beira-Mar

Apenas uma alteração no onze que alinhou vs Setúbal (forçada » Renan no lugar do lesionado André Marques). De resto, mesmo esquema (4-4-2 losango com Artur a ter liberdade de movimentos). No Marítimo, Pedro Martins estreou como titulares Benachour (apagado) e Edinho.
O Marítimo até começou melhor com alguns remates mas rapidamente o Beira-Mar assentou o seu jogo, equilibrou as operações e teve a melhor oportunidade da 1ª parte: Remate de Ronny aos 14’ à barra e ao poste! O Marítimo respondeu por Heldon e foi com o jogo perfeitamente equilibrado, disputado a meio-campo e longe das 2 balizas que se dá o lance que condiciona o resto da partida: Entrada a "pés juntos" de Élio mereceu vermelho directo de Jorge Sousa.
A partir daqui o cariz do jogo alterou-se. Mais tempo de posse de bola para o Marítimo, enquanto o Beira-Mar compreensivelmente baixou as linhas e passou a jogar em contra-ataque, no erro do adversário.
Apesar desta alteração... houve uma constância. Tanto com 11 como com 10, o Beira-Mar demonstrou ser melhor equipa, melhor colectivo do que o Marítimo. Melhor organização e preenchimento dos espaços. Isto ficou evidente já no decorrer do 2.º tempo. Foi o Beira-Mar em contra-ataque que construiu os lances mais perigosos/vistosos da partida. Várias arrancadas de Tatu, depois Wang Gang.
O Marítimo, sempre mais com o coração do que com a cabeça, insistiu no chuveirinho, vários cruzamentos a que Edinho e Baba tentavam corresponder. Baba tanto ameaçou (72' e 75') que acabou por marcar na sequência de um canto.
Quanto a nós... o resultado é injusto. O Beira-Mar merecia um ponto pela atitude, organização, capacidade de sacrifício e qualidade de jogo patenteada com menos uma unidade... durante quase uma hora.
Força Beira-Mar!




