FUTEBOL Académica 1 x 1 Beira-Mar BASQUETEBOL Beira-Mar não vai jogar na Proliga em 2011/2012 FUTSAL Torneio » Final: "Os velhos" vencem AFG, por 5-2


Mostrar mensagens com a etiqueta Assembleia Geral. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Assembleia Geral. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 25 de maio de 2011

SAD no Beira-Mar

Num cenário ideal, seja passivo zero ou perto disso (como acontece, por exemplo, no Paços de Ferreira), seja uma legião de adeptos/sócios como tem o Vitória de Guimarães (e em termos de futebol profissional apenas conquistaram uma Supertaça) muito dificilmente seríamos a favor da constituição de uma SAD para o futebol profissional do clube. Mas nós... somos nós e as nossas circunstâncias. E o momento que o Beira-Mar atravessa (passivo, dívidas, credores, número de sócios/adeptos) não permite, por muito mais tempo, a continuidade do modelo actual.

A frase de António Regala, na conferência de imprensa, de Sexta-feira é lapidar. Mais ou menos isto » pelo menos a ideia é esta: No modelo de clube desportivo... serão necessários 7 anos consecutivos na I Liga para eliminar a dívida actual. Bem diferente do “project finance” de Mário Costa do ano passado.

Pelo que, perante o momento concreto do clube... temos de aceitar este novo "passo"/modelo. A forma como as coisas foram feitas é que não nos agradaram. Uma direcção que iniciou funções no Beira-Mar depois de ter rejeitado o modelo SAD poderia/deveria ter procedido de forma diferente. Por exemplo, 1.º anunciar a intenção de avançar para uma SAD, por forma a “chamar” os eventuais interessados, ouvir as diferentes propostas e das uma: Ou escolhiam a melhor ou tentavam, na medida do possível, sintetizar/unificar os interesses dos potenciais investidores.

Ao invés, a Direcção escondeu de quase todos a vontade (legítima) de mudar de paradigma. E quando a manifestou... apresentou um cenário de "pegar ou largar", sem dar a conhecer os pormenores concretos da negociação com o “seu” investidor. Se denominámos a solução SAD do ano passado como "proposta de silêncios"... esta também o é! (em diferentes aspectos)

Desde já, sempre em abstracto, uma vez que desconhecemos o concreto: Não somos contra o aparecimento de um investidor estrangeiro, nem que este tenha o controlo da SAD. O “pouco” que nos foi dito... parece, de facto, tentador. Há "soundbytes" que são transmitidos nitidamente para nos acalmar... numa antecipação aos receios dos sócios, manifestados num passado recente. E a possibilidade de um investidor alargar a sua intervenção à própria cidade também ajuda (e de que maneira) a embelezar o quadro. Ainda neste campo.. não gostámos nada de saber que o investidor, caso a sua proposta seja chumbada, passa imediatamente a credor, por força do empréstimo concedido ao clube durante esta temporada.

Também gostámos (e muito) do aparecimento de outros interessados, em especial de Mano Nunes! Agora... aquilo que queríamos escrever neste post... não pode ser feito. Queríamos discutir qual a melhor proposta e porquê, se as actuais são melhores do que a anterior, pontos fortes e fracos de cada uma.

Assim, ficamos pelas intenções. Avançar (em abstracto) para um modelo SAD, face ao momento actual do clube » Sim. Dizer sim ou votar em consciência na SAD de Majid Pishyar, de Mano Nunes ou de Vítor Pinto da Costa... neste momento não o podemos fazer! Faltam dados para tal desiderato. Talvez daqui a algum tempo se venha a conhecer como é que o iraniano “veio parar a Aveiro”. Repetimos: Nada contra. Mas por que motivo não podemos saber "a história toda"/os dados concretos da negociação com o investidor?

Acima de tudo, como sempre, queremos que o Beira-Mar saia vencedor/reforçado desta situação. Acreditamos que a proposta da direcção seja votada favoravelmente (aprovação da constituição de uma SAD para o futebol profissional). Desejamos que o novo modelo seja o início de uma era muito proveitosa para o Beira-Mar!

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

AG: Relatório e Contas aprovado

Os sócios do Beira-Mar aprovaram ontem à noite, em Assembleia Geral (AG), o relatório e contas relativo à época 2009/2010. Registaram-se duas abstenções entre os cerca de três dezenas de sócios presentes. O clube aveirense registou prejuízo de 182 mil euros e acumula um passivo de cerca de 8,3 milhões de euros.

Segundo explicou o responsável financeiro, João Silva, o valor surge “inflacionado” por “adiantamentos” feitos ao clube em Junho no âmbito dos jogos televisionados, totalizando 1,8 milhões de euros. Feito aquele acerto, o passivo será de 5,8 milhões de euros (em 2008/09, era de quase 6,5 milhões de euros). Redução do passivo em cerca de 300 mil euros.

O resultado do exercício em 2009/10 atingiu um prejuízo de 182.600 euros, valor que poderia ter atingido 1 milhão de euros sem a mais valia bruta gerada com a venda das piscinas, que permitiu terminar a época.

A subida à primeira divisão implicou um pagamento de prémios na ordem dos 462 mil euros, para além de custos com fornecimentos e serviços externos de 589 mil euros. Os custos de pessoal, que engloba o plantel, foram na época passada de 1,867 milhões de euros e os proveitos decresceram meio milhão de euros, mas foram contabilizadas receitas da empresa do estádio municipal (EMA) de 560 mil euros sem a correspondente boa cobrança.

Até ao final da época em curso, será necessário ainda um milhão de euros, carecendo o clube de rapidamente gerar receitas extraordinárias, eventualmente com a venda de jogadores.

No inicio da Assembleia Geral, foi também aprovado por unanimidade uma proposta da comissão administrativa do clube para contrair um empréstimo bancário até 200 mil euros, decorrendo contactos nesse sentido.

O clube conta actualmente com uma média de 2800 sócios que pagam cotas, para cerca de 3500 inscritos.

Noutro âmbito, e no que concerne às relações clube/autarquia, estará para breve uma deliberação do executivo camarário sobre a proposta da Presidência da CMA que prevê a criação de uma comissão arbitral para resolver os diferendos com o Beira-Mar - Questões relacionadas com os protocolos não cumpridos e o famigerado negócio das piscinas.

A sugestão partiu do presidente do conselho geral do clube, Eng. Alberto Roque, tendo encontrado eco junto da autarquia. António Regala, presidente da comissão administrativa, considerou tal abertura como “bastante importante”, lembrando que a condição imposta pelo líder da edilidade, Élio Maia, é que haja “unanimidade” no seio da vereação, aguardando-se a posição a assumir pelos eleitos do PS.

In Abola e NotíciasdeAveiro.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

AG a 17 de Dezembro

O site oficial do SC Beira-Mar divulgou a convocatória para a próxima assembleia geral do clube, que irá realizar-se a 17 de Dezembro, pelas 20h, com a seguinte ordem de trabalhos:

1 - Apreciação e votação do Relatório e Contas relativo à época 2009/2010 e o competente parecer do Conselho Fiscal.

2 - Eleição de Comissão Administrativa para gerir Clube até transmissão de poderes após o próximo acto eleitoral.



quarta-feira, 20 de outubro de 2010

AG: Hoje, 21 horas

A Assembleia-Geral do SC Beira-Mar, suspensa na Sexta-feira passada, vai ser retomada hoje à noite, pelas 21h, no Salão dos Bombeiros Novos.

Expectativa quanto à evolução das negociações com os ex-dirigentes.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Assembleia-Geral agendada para 16 de Julho

CONVOCATÓRIA ASSEMBLEIA-GERAL

Ao abrigo da alínea b) do Art. n.º 24 dos Estatutos, convoco todos os Exmos. sócios do SPORT CLUBE BEIRA-MAR, a reunirem-se no Auditório “Cidade de Aveiro” no Estádio Municipal de Aveiro – Mário Duarte, no próximo dia 16 de Julho de 2010 pelas 20h00mn com a seguinte:

ORDEM DE TRABALHOS
> Apresentação do Orçamento para a época 2010/2011;

> Apresentação das condições de acesso aos jogos da equipa de futebol profissional para os associados na época 2010/2011:

> Votação de uma proposta para implementação do «dia do clube» para três jogos;

> Outros assuntos de interesse.

De acordo com o Art. n.º 30 dos Estatutos, não estando presente a maioria absoluta dos sócios efectivos, a Assembleia funcionará uma hora depois, em segunda convocação, com qualquer número de sócios presentes.

SPORT CLUBE BEIRA-MAR
O Presidente da Assembleia Geral

Dr. Artur Moreira

segunda-feira, 19 de abril de 2010

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

CONVOCATÓRIA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA
.
Ao abrigo da alínea a), do art.º n.º 24 dos Estatutos, convoco todos os Ex.mos sócios do SPORT CLUBE BEIRA-MAR a reunirem-se no Auditório “Cidade de Aveiro”, no Estádio Municipal de Aveiro – Mário Duarte, no próximo dia 23 de Abril de 2010 pelas 20 horas com a seguinteORDEM DE TRABALHOS:
- Discussão e votação da proposta de participação do Clube numa Sociedade Anónima Desportiva para o Futebol, nos termos previstos no Art.º3º b) do Decreto-Lei n.º67/97 de 3 de Abril.
- Termo de mandato da Comissão AdministrativaDe acordo com o art.º n.º 30 dos Estatutos, não estando presente a maioria absoluta dos sócios efectivos, a Assembleia funcionará uma hora depois, em segunda convocação, com qualquer número de sócios presentes.
SPORT CLUBE BEIRA-MAR
.
O Presidente da Assembleia Geral
Artur Manuel Restani Graça Alves Moreira (Dr.)

sábado, 27 de março de 2010

AG: Proposta de silêncios

Que nos perdoem mas... foi uma AG igual a tantas outras... pouco produtiva e nada esclarecedora, quando se pretendia precisamente o contrário. Até o número de sócios presentes foi semelhante.
.
As dúvidas quanto à viabilidade da constituição da SAD e respectivas consequências para o Clube permanecem. Sentimos que os sócios estão divididos e têm muitas reservas quanto a este passo que o clube pode dar. Todos prefeririam uma Direcção mas o tempo escasseia e a falta de recursos é cada vez mais preocupante.
Se a SAD vai “passar”?... Depende... de muita coisa.
Desde logo, da marcação da data da próxima AG e do número (e respectiva tendência) de sócios presentes, depois... (no nosso entendimento) até dos resultados alcançados pela equipa de futebol profissional (já lá vamos).
.
Assim, por tópicos, consideramos:
.
Positivo:
A disponibilidade da CA para continuar em funções, para já, até à próxima AG que ainda não tem data definida. Depois disto... desde que sejam garantidos determinados pressupostos.
.
A confirmação da grandeza do Homem: Sr. António Cruz (façam uma estátua a este Beiramarense de LETRA MAIÚSCULA!) escusamo-nos a divulgar a verba que já adiantou (a título pessoal) ao Clube nos últimos tempos.
.
Quem esteve na AG ficou a saber o montante, o que motivou uma grande salva de palmas, tal como a proposta do sócio António José Bartolomeu relativa à prestação das equipas de futebol profissional, da academia e basquetebol.
.
A reter:
A presença de José Cachide na AG - obviamente parte interessada e talvez o menos interessado na constituição da SAD
.
Negativo:
Sem pôr em causa o trabalho das pessoas mas ... os silêncios sobre os autores do documento "Relatório e Proposta - de constituição de uma SAD para o futebol profissional" entregue aos presentes e o respectivo conteúdo dão muito que pensar e só propiciam as reservas dos associados à bondade da proposta. Sentimos que estão a ser escondidos dados concretos e relevantes para uma decisão que se pretende ser tomada em consciência. Mais do que explicar o Regime Jurídico das SAD’s, os sócios querem saber o que/quem será, em concreto, a SAD do Beira-Mar. Por exemplo: Quais os activos e passivos que serão transferidos do Clube para a SAD. (E outras perguntas que já foram colocadas num post abaixo) Ninguém, em perfeita consciência, passa um cheque em branco a alguém que desconhece.

A revelação dos termos da proposta feita pelo Clube à autarquia – (nestes moldes queriam que a autarquia aceitasse?!?) Só facilitaram a recusa da CMA quanto a uma eventual renegociação do protocolo.

A analisar(palpite):

Atendendo ao facto da próxima AG não ter data definida... quanto mais tempo passar... (no nosso entendimento) e caso os resultados da equipa de futebol profissional sejam favoráveis, quanto mais certa for a possibilidade do Beira-Mar subir de divisão... mais provável será (palpite nosso - vale o que vale) que José Cachide se disponibilize para avançar para uma (possível) direcção. É certo que já o poderia ter feito anteriormente e na altura não soube ser solução (mais uma vez as questões com a CMA emperraram). Mas uma vez garantida a subida... as receitas que a mesma proporciona poderão dar que pensar a quem já investiu de forma considerável no clube e não obteve o desejado retorno.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Assembleias Gerais

.
CONVOCATÓRIA ASSEMBLEIA-GERAL
.
Dia 26 de Março de 2010 pelas 20h00 com a seguinte ORDEM DE TRABALHOS:

- Análise da situação referente à renegociação dos Protocolos com a Câmara Municipal de Aveiro;
- Análise do trabalho da Comissão nomeada para elaborar a proposta de SAD para o Futebol;
- Análise do trabalho da Comissão nomeada para elaborar da proposta de SC Beira-Mar Comércio e Serviços, SA;
- Termo do Mandato da Comissão Administrativa;

.
Dia 29 de Março de 2010, pelas 20h00 com a seguinte ORDEM DE TRABALHOS:

.
- Apresentação e votação da proposta de participação do clube numa Sociedade Anónima Desportiva para o Futebol, nos termos previstos no Art. 3º, b) do Decreto-Lei n.º 67/97 de 3 de Abril.
.

sábado, 28 de novembro de 2009

Plantel e funcionários recebem sábado o mês de Setembro

.
O vice-presidente da recém-eleita Comissão Administrativa do Beira-Mar, António Cruz, disse hoje que o plantel de futebol aveirense e os funcionários do clube vão receber sábado os salários relativos ao mês de Setembro. O Beira-Mar elegeu hoje uma Comissão Administrativa (CA), que será liderada por António Manuel Regala, situação que coloca um ponto final no vazio directivo instalado há cerca de dois meses no clube aveirense. "A nossa prioridade é pagar os ordenados do plantel e dos ex-trabalhadores das piscinas, renegociar os protocolos com a Câmara e trabalhar junto dos credores do clube", disse António Manuel Regala, pouco depois de ter sido eleita a CA. Na reunião magna do clube, António Cruz, vice-presidente da CA, informou também que, sábado, o plantel e funcionários do clube irão receber os salários relativos ao mês de Setembro, mantendo-se em atraso os referentes a Outubro em Novembro.
.
A Assembleia Geral contou com a presença de cerca de 150 associados, que aprovaram por unanimidade a criação da CA, que conta com António Manuel Regala como presidente e António Cruz, Mário Costa, António Rodrigues Regala e João Silva como vice-presidentes. Foi ainda decidido criar uma SAD para gerir o futebol profissional, constituir uma empresa para gerir a marca do clube e mandatar representantes para reavaliar as questões pendentes com a autarquia aveirense.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Que dia é hoje?

.
... hoje é o dia D!
Assembleia geral do Beira-Mar
.
.


"Joaquim Evangelista, presidente do Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF), quer que o plantel do Beira-Mar recue na intenção de avançar o pré-aviso de rescisão colectiva na segunda-feira, devido aos quase três meses de salários em atraso. De acordo com o dirigente sindical, na assembleia geral (AG) desta noite pode ser encontrada uma solução definitiva para ultrapassar a grave crise em que o clube de Aveiro se encontra. "Se há uma solução à vista não é por esperarmos mais uma semana que vamos inviabilizar essa solução", explicou Joaquim Evangelista à saída da reunião de ontem à tarde com a Câmara Municipal de Aveiro, Liga de Clubes e Beira-Mar. "

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

sábado, 31 de outubro de 2009

Beira-Mar: Solução para crise...

"O presidente do conselho geral do Beira-Mar assumiu na Assembleia Geral, esta sexta-feira à noite, que “o clube não tem condições de gestão”.
.
Para Alberto Roque “só há uma solução”: os antigos dirigente devem assumir os destinos do Beira-Mar.
De acordo com informações veiculadas na Assembleia Geral, além das penhoras já levantadas ao património e receitas do clube por parte da antiga direcção liderada por Artur Filipe, também uma letra de 700 mil euros do negócio da venda das piscinas foi arrestada.
Trata-se da verba ainda a receber do promotor imobiliário que adquiriu o terreno por 2,5 milhões de euros. A reunião magna do clube marcada para tentar encontrar uma solução directiva, na sequência da saída da anterior comissão administrativa liderada por Mano Nunes, começou com o presidente da mesa, Artur Moreira, a revelar que os contactos mantidos durante as últimas semanas foram infrutíferos.
Artur Moreira, que assumiu a gestão provisoriamente do clube, adiantou ainda que as contas do exercício da anterior comissão administrativa podem ser consultas pelos interessados.
A Assembleia Geral mandatou o presidente da mesa para agendar para segunda-feira “uma reunião urgente” com o presidente da Câmara, Élio Maia.
.
Os 133 sócios presentes mostraram-se disponíveis para colaborar com “acções de força” já que a situação financeira é tão delicada que não haverá receitas sequer para pagar o policialmento dos jogos.
Greno afasta-se de possível solução directiva
Jorge Greno, que tinha sido apontado como um possível líder de uma comissão administrativa, colocou-se à margem de uma solução directiva por três razões: falta de apoio da anterior direcção, da ex-comissão administrativa e inclusivamente da Câmara de Aveiro. O presidente da edilidade, Élio Maia, terá recusado, inclusivamente, um encontro com o seu ex-vereador, fazendo-se representar pelo vice-presidente Carlos Santos.
Algo que caiu mal a Greno. O presidente da Assembleia Geral também irá comunicar o seu desagrado."
.

domingo, 7 de dezembro de 2008

Assembleia Geral do Beira-Mar ratificou

-
"A Assembleia Geral do Beira-Mar ratificou, na sua reunião extraordinária de sábado à noite, o protocolo assinado com a Câmara Municipal e autorizou a comissão administrativa a negociar e alienar património.
-
Os dois pontos da ordem de trabalhos foram aprovados com o voto unânime dos 32 sócios que marcaram presença. O acordo com a edilidade permite ultrapassar o diferendo causado pela dívida superior a um milhão de euros da empresa Estádio Municipal de Aveiro (EMA), entre outros compromissos por cumprir, a liquidar através de património.
A alienação do prédio do complexo das piscinas, que o município decidiu transferir para o clube, com capacidade construtiva, será uma das primeiras medidas.
Atendendo à situação financeira “absolutamente dramática” do Beira-Mar, com um passivo total de 5 milhões de euros, o elenco directivo pretende “urgentemente acelerar” as negociações em curso com potenciais investidores em desenvolver um projecto comercial e lúdico subordinado à temática da água. “Temos propostas para alcançar os nossos objectivos, que é garantir, em primeiro lugar, a sobrevivência do clube”, afirmou Emídio Martins, membro da Comissão Administrativa, que se escusou a revelar valores ou outros em concreto, respeitando aquela velha máxima “o segredo é a alma do negócio”.
O Beira-Mar poderá encontrar, assim, uma forma de garantir cerca de 350.000 euros até ao dia próximo dia 15 que necessita para suportar encargos de manter a equipa profissional de futebol a competir. Desde Junho, o elenco em funções avançou com cerca de 500.000 euros que permitiram a inscrição no campeonato.
-
Comissão acompanha protocolo
A Assembleia Geral aprovou, da mesma forma, uma proposta do associado Alberto Roque para que seja constituída uma comissão para “garantir a transparência e correcta aplicação” do protocolo. Além de um membro da Direcção, terão lugar representantes do Conselho Geral, Conselho Fiscal e da Assembleia Geral.
-
Presidente da Assembleia Geral pede eleições
António Graça, presidente da Assembleia Geral, considerou que o protocolo com a Câmara coloca o clube perante “exigências e responsabilidades” que recomendam agendar eleições para formar orgãos sociais “no inicio de 2009”, para dar continuidade aos passos dados pela actual Comissão Administrativa “que bem poderia constituir o embrião” da futura direcção."
in noticias de aveiro

sábado, 6 de dezembro de 2008

Assembleia Geral Extraordinária

Realiza-se hoje a Assembleia Geral, e os presupostos gerais estão aqui bem definidos.
Discute-se o futuro do clube.