
O Beira-Mar somou um ponto na deslocação a Coimbra, em partida referente à 1ª jornada do Grupo A da 2ª fase da Taça da Liga. Apesar do jogo não ter sido famoso, sobretudo na 1ª parte, temos de realçar a postura dos auri-negros que jogaram sem complexos, “olhos nos olhos” no reduto da Académcia, não sendo em nada inferiores (bem pelo contrário) aos anfitriões.
Leonardo Jardim, conforme tinha anunciado, procedeu a várias alterações no 11 inicial:
Palatsi na baliza (Esteve muito bem ao longo dos 90’ – Bruno Conceição que se cuide), defesa inalterável (P.Moreira, Kanu, Hugo e Igor Pita), Yohan a trinco, Rui Sampaio – médio centro, Fangueiro sobre a direita, Pedro Araújo na esquerda do meio-campo, Yartey (atrás do ponta de lança com tendência para descair para a esquerda) e Rui Varela como homem mais avançado.
O Beira-Mar entrou bem no jogo e fez questão de demonstrar, desde o início da contenda, que não vinha a Coimbra apenas para defender. Revelando uma atitude destemida, os forasteiros, sem criar muitos lances de perigo (os remates de Yartey foram excepção) dominaram no primeiro quarto de hora. Ao invés, a Briosa, neste período, não conseguia ligar o seu jogo, fruto da boa organização aveirense e da pouca fluidez do seu jogo colectivo. À medida que o tempo ia passando, (a partir dos 20’, sensivelmente) os locais conseguiram ter mais tempo de posse de bola, sem que isso, no entanto, se traduzisse em oportunidades de golo. Refira-se que a 1ª parte não foi nada de especial, caracterizando-se pelo jogo disputado a meio-campo, longe das duas balizas. Registámos (para além dos já referidos remates de Yartey aos 10’ e 16’) apenas uma boa jogada de Lito, aos 41’ e um cabeceamento de Kanu já em período de descontos.
O nulo ao intervalo ajustava-se na perfeição.
A 2ª parte foi bastante melhor. Mais velocidade, mais oportunidades de golo para ambas as equipas. Logo aos 49’, boa jogada de entendimento sobre a esquerda entre Yartey e Pedro Araújo, este cruza para Fangueiro que concluiu de forma deficiente.
A Académica respondeu e teve a sua melhor hipótese de golo aos 58’ – cabeceamento de Éder para grande defesa de Palatsi. Poucos minutos depois, uma sucessão de ressaltos na área de Palatsi ia resultando no golo dos locais. Era o melhor período da Académica no jogo, que se esgotou rapidamente. É que na 2ª metade da 2ª parte quase “só deu” Beira-Mar, senão vejamos: 66’ cruzamento de Igor Pita, para a cabeça de Fangueiro – o esférico passou ligeiramente ao lado da baliza de Rui Nereu. No minuto seguinte, Yartey rematou torto, no seguimento de um cruzamento vindo da direita.
Leonardo Jardim operou uma dupla substituição aos 72’: Entraram Élio e Wang Gang para os lugares de Pedro Araújo e Fangueiro, respectivamente. A entrada do chinês, como é hábito, teve resultados imediatos. Aos 76’, em contra-ataque, protagonizou um excelente lance individual, pecando apenas no cruzamento.
Ao longo do 2.º tempo deu para ver que o Beira-Mar está mais forte no plano físico e em termos colectivos do que a Académica. Nos últimos minutos, (já depois da entrada de Fary para o lugar de Rui Varela) mais duas oportunidades, uma para cada lado: Yartey na marcação de um livre à entrada da área rematou com perigo (a bola passou perto do poste da baliza de Rui Nereu) e no último minuto, uma defesa incompleta de Palatsi a um remate sobre a esquerda, permite a recarga a Lito que atirou às malhas laterais.
O empate não deixa de ser um resultado satisfatório (mais para o Beira-Mar do que para a Académica - afinal jogou fora e pontuou frente a um adversário de um escalão superior) e a haver um vencedor, na nossa opinião, teria de ser o conjunto forasteiro pela superioridade evidenciada na 2ª parte e pelo maior número de oportunidades de golo criadas, ao longo dos 90’. No plano individual, destacamos Palatsi pela segurança evidenciada e Yartey - só falhou no momento da finalização. Demonstrou que merece ser titular nos jogos da Liga Vitalis.
Com o ponto somado, o Beira-Mar coloca-se em boa posição para discutir o 1.º lugar do Grupo A, que dá acesso à fase seguinte. Só temos mais um jogo: em casa, frente ao Portimonense, no final deste mês e não obstante a equipa de Lito Vidigal ser líder da Liga Vitalis, se nos recordarmos do desenrolar do jogo da 2ª jornada em Portimão, chegamos à conclusão que podemos, perfeitamente, vencer a partida e somar 4 pontos nesta fase de grupos!
Força Beira-Mar!