FUTEBOL Académica 1 x 1 Beira-Mar BASQUETEBOL Beira-Mar não vai jogar na Proliga em 2011/2012 FUTSAL Torneio » Final: "Os velhos" vencem AFG, por 5-2


Mostrar mensagens com a etiqueta Rio Ave. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Rio Ave. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Resumo: Beira-Mar x Rio Ave

domingo, 1 de maio de 2011

Beira-Mar 1 - 1 Rio Ave

Resultado justo numa partida equilibrada com domínio repartido e pouca intensidade/ritmo de jogo baixo. Os auri-negros adiantaram-se no marcador, aos 14', por Yohan Tavares (de cabeça), na sequência de um canto. Tarantini em jogada de insistência no início da 2ª parte empatou a contenda.

Rui Bento apostou no 11 provável: Rui Rego, Pedro Moreira, Yohan Tavares, Hugo, André Marques; Djamal, Rui Sampaio, Renan; Tatu, Artur e Wilson Eduardo.

Os minutos iniciais prometiam uma tarde entretida. Bola cá, bola lá, um Rio Ave destemido e o futebol jogado a uma velocidade razoável. Se o primeiro remate pertenceu aos forasteiros (Bruno Gama), as seguintes situações de perigo (não foram muitas) pertenceram aos aveirenses: Tatu parece ser derrubado em plena grande área por Tiago Pinto, aos 7' e Wilson Eduardo dispara de fora da área com algum perigo, aos 9'.

Aos 14', na sequência de um canto, Yohan cabeceia para o fundo das redes de Paulo Santos. O Rio Ave sentiu o golo e deixou de ser acutilante no último terço do terreno. O Beira-Mar controlava as operações a meio-campo e conseguiu baixar o ritmo do jogo. Até ao intervalo, mais um lance de perigo: 33' - Wilson Eduardo, em boa posição, permite defesa ao guardião vilacondense, após jogada de entendimento com Tatu.

Ao intervalo, o resultado aceitava-se. Vantagem mínima da equipa que dispôs de mais situações para marcar.

Na 2ª parte, e apesar da 1ª oportunidade de golo ter pertencido ao Beira-Mar » remate fortíssimo de Wilson Eduardo que acertou em cheio na cabeça de Jefferson, o Rio Ave subiu de rendimento e não demorou a empatar. 48' remate de Yazalde para defesa incompleta de Rui Rego... Tarantini na recarga fez o golo forasteiro.

Agora era a vez do Beira-Mar sentir o golo sofrido e o Rio Ave ficar "por cima" no jogo. Aos 51', João Tomás, a passe de Bruno Gama (boa exibição), esteve perto da reviravolta no marcador. Rui Bento, percebendo a quebra da equipa, tirou André Marques aos 65' (sentiu muitas dificuldades perante Bruno Gama) e fez entrar João Luiz » Renan recuou para defesa esquerdo.

O Beira-Mar melhorou, e aos 69' gizou bela jogada por Artur e Tatu a que Wilson Eduardo por pouco não correspondeu com êxito. A partir daqui... o jogo mudou uma vez mais. O Rio Ave pareceu contente com o empate e o Beira-Mar (em crescendo após as entradas de Yartey e Wang Gang) terminou a partida em cima do adversário. Mesmo no final da partida, os aveirenses tiveram 2 chances claras de golo. Artur, aos 88, isolado perante Paulo Santos atira ao lado. E no minuto seguinte, Yohan, novamente de cabeça e na sequência de um canto, proporciona excelente defesa ao guardião forasteiro.

O resultado é justo numa partida não muito famosa em termos de intensidade/qualidade de jogo. 4.º empate em Aveiro entre estas duas equipas... nos últimos 4 jogos! Mesmo resultado verificado no confronto da 1ª volta.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Antevisão de Rui Bento

Na conferência de imprensa de lançamento do jogo vs Rio Ave, Rui Bento abordou os seguintes temas:

Adversário - «O Rio Ave está numa trajectória ascendente e pensa nas competições europeias. Possui jogadores que estão juntos há muito, é uma boa equipa, portanto, temos um jogo com grau de exigência difícil. Pela nossa parte, queremos ganhar, apesar de já termos a situação definida. Quero ver com quem posso contar nesta recta final»

Reforços - Rui Bento confirmou a deslocação ao Brasil para observar jogadores e adiantou que antes tinha estado em França com o mesmo propósito. O treinador, no entanto, escusou-se a dar pormenores sobre esta matéria: Uma equipa como o Beira-Mar que não tem grandes recursos, não pode expor o que procura ou falar de nomes. Se temos dificuldades, o mais certo é perde-los. (...) Já estamos a trabalhar com vista à próxima época. Temos de procurar muito coisa, queremos bons jogadores e, claro, baratos".

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Beira-Mar x Rio Ave

Regresso da Liga Zon Sagres (28ª jornada) após “paragem pascal”, período em que se disputou apenas a final da Taça da Liga.

Defrontam-se duas equipas com o objectivo manutenção já assegurado mas não se pode dizer que este jogo sirva apenas para cumprir calendário. Se para o Beira-Mar, até final do campeonato, o objectivo é alcançar a melhor classificação possível, no caso dos vilacondenses (+ 4 pontos do que os auri-negros) a luta é pelo acesso à Liga Europa, pelo menos às pré-eliminatórias.

O Rio Ave fez a pré-inscrição na UEFA, está em 6.º » lugar que dá acesso a uma prova europeia por força do V. Guimarães já ter garantido o acesso à Liga Europa por estar na final da Taça de Portugal vs Campeão. O principal adversário dos vilacondenses nesta “luta europeia” é o Nacional (mesmos pontos do Rio Ave). Curiosamente, o Beira-Mar joga contra ambos na recta final da Liga (recebe a equipa madeirense na última jornada).

Tiramos o chapéu ao conjunto orientado por Carlos Brito pela 2ª volta que está a realizar. O Rio Ave atravessa um excelente momento de forma e nos últimos 9 jogos, venceu por 7 vezes(!), empatou 1 (Sporting em casa) e perdeu em Braga (1-0). Dos 7 triunfos... 3 registaram-se fora de portas » Académica e Marítimo por 1-0 e Paços de Ferreira por 6-1(!).

O Beira-Mar segue em zona tranquila da tabela, 10.º posto. Analisando a classificação, o 8.º lugar parece ser meta alcançável. Relembramos que a classificação final da Liga Zon Sagres 2010/2011 tem influência bastante importante na edição do próximo ano da Taça da Liga. Para além das contrapartidas económicas e se a Liga entretanto não alterar uma vez mais o regulamento desta competição, o 8.º classificado entra "em campo" apenas na 3ª fase (2ª fase de Grupos) e no sorteio (que este ano nos foi desfavorável) fica no Pote 2.

Ainda no Beira-Mar, a paragem competitiva serviu para Rui Bento observar “in loco” potenciais reforços brasileiros para a próxima(s) temporada(s). Atendendo ao facto do treinador não ter orientado os treinos de Terça e Quarta-feira, desconhecemos quais serão as suas intenções quanto ao 11 a apresentar vs Rio Ave. O treino desta tarde, em princípio já sob o comando de Rui Bento, deverá dar algumas pistas. Nota para a ausência de castigados ou lesionados para a partida de Domingo.

Estão reunidas condições para assisitirmos a uma partida muito interessante. Ambas as equipas vão jogar para ganhar, o que é meio caminho andado para um bom jogo.

No capítulo histórico (inclui jogos para a I Liga, Taça e 2ª divisão), nota para 2 factos: 1) Os últimos 3 jogos disputados em Aveiro terminaram com uma igualdade (1-1 em 07/08 e 03/04 e 0-0 em 04/05). 2) O saldo é favorável aos vilacondenses (!). O Beira-Mar venceu apenas por 1 vez na época 79/80 (!). Para além dos 3 empates já referidos, o Rio Ave somou 3 vitórias, embora apenas uma tenha sido para a I Liga (98/99).

Força Beira-Mar!!!

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Renan (vs Rio Ave)

Partida disputada em condições meteorológicas adversas - chuva e vento (ambos muito fortes). Relvado encharcado, jogo de luta, pouco dado a recortes técnicos.

Renan alinhou na sua posição natural – médio esquerdo e esteve ao seu nível. Seguro a defender (ajudou André Marques a fechar o flanco), esclarecido no momento ofensivo (procurou dar dinâmica ao ataque aveirense). Participou em algumas das jogadas mais perigosas do encontro.


Na 1ª parte, aos 38’, arrancou pela esquerda, cruzou para João Luiz que, em boa posição, quase desvia para a baliza de Paulo Santos. Na 2ª parte: Logo aos 46’, o único momento menos bom do brasileiro: Na sequência de um livre de Bruno Gama, confusão na área... Renan não alivia da melhor forma e a bola acaba por sobrar para Yazalde que inaugura o marcador. 3 minutos depois, Renan marca o canto que originou o golo do empate.


Cerca dos 60’, iniciou a jogada do golo anulado aos auri-negros: Renan lança Rui Varela que, à saída de Paulo Santos, passa para Tatu (este encostou para a baliza deserta).

Segundo o auxiliar, o avançado brasileiro estava em posição de fora-de-jogo. Último apontamento para a jogada e cruzamento tenso de Renan (67’) que ninguém conseguiu desviar.


Em suma, dentro dos condicionalismos (mau tempo, relvado muito difícil) Renan voltou a estar em bom plano.

É peça imprescindível no onze de Leonardo Jardim, quer a lateral quer a médio esquerdo.


Texto elaborado pelo maisbeira-mar, em exclusivo para o blog ovimaranes, inserido na iniciativa "Futuro à Lupa".



segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

domingo, 5 de dezembro de 2010

Rio Ave 1 - 1 Beira-Mar

Num jogo marcado pelo mau tempo (vento e chuva) e num relvado encharcado, Rio Ave e Beira-Mar dividiram pontos. Resultado inteiramente justo, considerando o equilíbrio entre as duas equipas.

Leonardo Jardim, como era previsível, fez regressar André Marques ao 11 inicial (e à lateral esquerda). Renan subiu para o meio-campo. Meia-surpresa a inclusão de Rui Varela na frente de ataque ao lado de Tatu. Beira-Mar alinhou em 4-4-2 losango. Sérgio Oliveira preterido (relativamente ao jogo vs Benfica).

O Beira-Mar, a favor do vento na 1ª parte, entrou muito bem na partida. Apesar de jogar fora de portas... não teve qualquer receio de assumir as despesas de jogo e dominou/controlou as operações nos minutos iniciais. Face às condições metereológicas e ao estado do relvado, assistiu-se a um jogo muito disputado a meio-campo, de luta, “antes quebrar do que torcer”.

O Rio Ave, lentamente, foi equilibrando e João Tomás e Éder obrigam Rui Rego a defesas atentas (21’ e 22’). O Beira-Mar, sempre a jogar “olhos nos olhos” responde, aos 31’, por Rui Varela, de cabeça, após cruzamento de Rui Sampaio na direita e no minuto seguinte Djamal rematou para Paulo Santos defender a punhos.

Emoção nos minutos finais da 1ª parte: Aos 38’, a melhor oportunidade para os auri-negros: Renan arranca pela esquerda, cruza... João Luiz, em boa posição, quase desvia para golo! O Rio Ave ameaçou aos 44' e 45' com cruzamentos perigosos de Tiago Pinto e Bruno Gama, a que, no entanto, Yazalde e João Tomás não corresponderam.

Ao intervalo, o nulo ajustava-se na perfeição. Pouco futebol (também pudera!) mas destacamos a boa atitude dos aveirenses. Nunca virou a cara à luta e procurou sempre alvejar a baliza contrária.

Para a 2ª parte estavam reservados os golos e a chuva! Meu Deus... que grande molha apanhámos! ;)) Os locais, agora a favor do vento, entraram muito forte. Logo aos 46’ Yazalde falha um golo na cara de Rui Rego mas no minuto seguinte... Livre marcado por Bruno Gama, confusão na área... Renan não alivia da melhor forma... a bola sobra para Yazalde que inaugura o marcador. A festa vilacondense durou pouco tempo. 3 minutos depois, canto a favor do Beira-Mar, Paulo Santos sai mal... e a bola sobra para Tatu, que empata a partida!

Com os golos... a partida ganhou interesse, “bola cá, bola lá”, João Luiz não aproveita mais uma saída de Paulo Santos e pouco depois dão-se os 2 casos do jogo: 2 golos anulados, um para cada equipa. 60’ – jogada de Renan pela esquerda, lançamento para Rui Varela, este passa para Tatu que encosta para o fundo das redes. Segundo o auxiliar, o avançado brasileiro estava em posição de fora-de-jogo. Pelo mesmo motivo, João Tomás viu, aos 65’ um golo ser anulado, depois de ganhar duelo/disputa de bola com Rui Rego.

A partir daqui, o jogo caiu de intensidade e o Beira-Mar começou a pensar em segurar o empate. Nós, na bancada, com tanto vento e chuva... só pedíamos o fim do jogo :))) O resultado final, para além de ser justo » equilíbrio, número de oportunidades (para cada equipa) semelhante, igualdade até nos casos do jogo (1 golo anulado para cada lado) é bom para as aspirações dos aveirenses na prova. Mais um ponto somado fora de portas e frente a uma equipa do “mesmo campeonato”.

Mais uma vez destacamos o colectivo, a atitude, a vontade... num terreno muito difícil. Valeu a pena a viagem e a “molha”! :))

Força Beira-Mar!


sábado, 4 de dezembro de 2010

Rio Ave x Beira-Mar

13ª jornada da Liga Zon Sagres. Deslocação curta e complicada a Vila do Conde.

O Rio Ave, depois de um mau arranque, está a subir de produção. Para o campeonato, nos últimos 4 jogos, soma 3 vitórias (Braga/Paços em casa e Naval fora) e um empate (V. Setúbal - fora). Última derrota foi frente ao Sporting (fora).

É, portanto, um Rio Ave moralizado e a atravessar um bom momento que irá receber o Beira-Mar. Os auri-negros, por sua vez, registam 2 derrotas nas 2 últimas partidas (Campeonato vs Benfica e Taça vs Académica). Julgamos que os recentes desaires não irão afectar o grupo. Perder contra um candidato ao título é "normal" e a produção de jogo vs Briosa foi positiva.

Leonardo Jardim convocou 20 jogadores. Nota para os regressos de André Marques e Artur. É provável que o lateral emprestado pelo Sporting seja titular e Renan jogue como médio.

No capítulo histórico, a tendência é de empate: Registaram-se 4 (sempre 1-1) em 7 jogos, 2 vitórias para os locais e apenas uma vitória do Beira-Mar.

Perspectiva-se jogo equilibrado, muito disputado com ambas as equipas a jogar para ganhar.

Força Beira-Mar!!!



sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Antevisão de Leonardo Jardim

Na conferência de imprensa de lançamento da partida vs Rio Ave, Leonardo Jardim abordou os seguintes temas:

Momento do Beira-Mar (2 derrotas consecutivas): “A equipa está com a mesma atitude de quando fez duas vitórias consecutivas. Sabemos para que trabalhamos, o que somos e os resultados não interferem no que pretendemos.

Rio Ave: Adversário “experiente e com plantel de qualidade” que, apesar de não ter iniciado bem o campeonato, “conseguiu pontuar e estar mais perto dos lugares que merece”. O treinador prevê um jogo “intenso” com as duas formações a lutarem pela vitória.

Onze/Opções: André Marques “está a trabalhar com bola” após paragem mais demorada e sendo convocado “poderá ser uma opção”. Quanto a Artur: "É um jogador importante na nossa estrutura, veremos qual a resposta que dá, porque não queremos agravar a lesão”.

Mercado/Reforços: “Não estamos no mercado”, afirmou quando questionado sobre a possibilidade Anselmo (Nacional da Madeira). Referiu apenas o interesse em voltar a contar com o chinês Wang Gang em Janeiro, depois de vários meses de paragem por lesão ao serviço da selecção do seu país.