Defrontam-se duas equipas com o objectivo manutenção já assegurado mas não se pode dizer que este jogo sirva apenas para cumprir calendário. Se para o Beira-Mar, até final do campeonato, o objectivo é alcançar a melhor classificação possível, no caso dos vilacondenses (+ 4 pontos do que os auri-negros) a luta é pelo acesso à Liga Europa, pelo menos às pré-eliminatórias.
O Rio Ave fez a pré-inscrição na UEFA, está em 6.º » lugar que dá acesso a uma prova europeia por força do V. Guimarães já ter garantido o acesso à Liga Europa por estar na final da Taça de Portugal vs Campeão. O principal adversário dos vilacondenses nesta “luta europeia” é o Nacional (mesmos pontos do Rio Ave). Curiosamente, o Beira-Mar joga contra ambos na recta final da Liga (recebe a equipa madeirense na última jornada).
Tiramos o chapéu ao conjunto orientado por Carlos Brito pela 2ª volta que está a realizar. O Rio Ave atravessa um excelente momento de forma e nos últimos 9 jogos, venceu por 7 vezes(!), empatou 1 (Sporting em casa) e perdeu em Braga (1-0). Dos 7 triunfos... 3 registaram-se fora de portas » Académica e Marítimo por 1-0 e Paços de Ferreira por 6-1(!).
O Beira-Mar segue em zona tranquila da tabela, 10.º posto. Analisando a classificação, o 8.º lugar parece ser meta alcançável. Relembramos que a classificação final da Liga Zon Sagres 2010/2011 tem influência bastante importante na edição do próximo ano da Taça da Liga. Para além das contrapartidas económicas e se a Liga entretanto não alterar uma vez mais o regulamento desta competição, o 8.º classificado entra "em campo" apenas na 3ª fase (2ª fase de Grupos) e no sorteio (que este ano nos foi desfavorável) fica no Pote 2.
Ainda no Beira-Mar, a paragem competitiva serviu para Rui Bento observar “in loco” potenciais reforços brasileiros para a próxima(s) temporada(s). Atendendo ao facto do treinador não ter orientado os treinos de Terça e Quarta-feira, desconhecemos quais serão as suas intenções quanto ao 11 a apresentar vs Rio Ave. O treino desta tarde, em princípio já sob o comando de Rui Bento, deverá dar algumas pistas. Nota para a ausência de castigados ou lesionados para a partida de Domingo.
Estão reunidas condições para assisitirmos a uma partida muito interessante. Ambas as equipas vão jogar para ganhar, o que é meio caminho andado para um bom jogo.
No capítulo histórico (inclui jogos para a I Liga, Taça e 2ª divisão), nota para 2 factos: 1) Os últimos 3 jogos disputados em Aveiro terminaram com uma igualdade (1-1 em 07/08 e 03/04 e 0-0 em 04/05). 2) O saldo é favorável aos vilacondenses (!). O Beira-Mar venceu apenas por 1 vez na época 79/80 (!). Para além dos 3 empates já referidos, o Rio Ave somou 3 vitórias, embora apenas uma tenha sido para a I Liga (98/99).
Força Beira-Mar!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário