Esta entrevista já tem algum tempo. Entendemos recuperá-la atendendo ao seu conteúdo. Revela serenidade perante a situação difícil do clube e conhecimento do que é necessário para inverter tal cenário. Alguns dos pontos focados até já ocorreram, nomeadamente a contratação do treinador. A sinceridade desta entrevista permite-nos traçar com alguma segurança o futuro próximo do clube. Atentem nas 4 últimas respostas.
Mano Nunes, 57 anos, empresário, regressou esta semana ao Beira-Mar para liderar uma Comissão Administrativa de cinco elementos. Treze anos depois, está de volta o dirigente que mais alegrias deu ao futebol do clube, com a vitória na Taça de Portugal.
Encontrou o clube agora melhor ou pior do que em 1995?
O clube nunca esteve tão mal como agora.
Estamos a falar de um passivo a curto prazo de quanto?
De imediato são necessários 700 mil euros, só para ordenados de funcionários, jogadores, treinadores e alguns fornecedores.
Já chegou a acordo com os jogadores?
Já falámos com a esmagadora maioria e só com um, que não digo quem é, não chegámos a acordo. Era fundamental que assim fosse para poder inscrever a equipa no próximo campeonato.
Porque é que demorou tanto tempo a aceitar integrar e a liderar a Comissão Administrativa?
Houve uma fase de avanços e recuos devido à situação desgraçada em que está o clube. Tudo servia para tentarmos fugir, mas não podíamos ficar a ver o clube cair.
O clube corria o risco de acabar?
Tenho a certeza que acabava.
A promessa da Câmara em ajudar, pagando o que deve ao clube, foi fundamental para avançarem?
Não sei se há promessa, mas Manuel Madaíl (membro da Comissão) disse-me, após encontro com os autarcas, que vinha com uma mão cheia de nada, mas que se responsabilizava de resolver o problema da Câmara.
A Câmara já adiantou algum dinheiro a esta Comissão?
Não.
Onde foram buscar o dinheiro para pagar aos jogadores?
É dinheiro de pessoas desta Comissão e de amigos do Beira Mar.Vai ter de fazer uma equipa do zero. Há "meia dúzia" de jogadores com contrato e destes apenas o Artur jogava regularmente na época passada.
Como é que constrói um plantel a três semanas de começar a época?
Primeiro vamos contratar um treinador, depois vamos aos atletas. Há muitos empresários, já tenho uma carteira de jogadores interessantes.
Quantos jogadores já lhe foram oferecidos desde que tomou posse?
Cerca de uma centena de jogadores e perto de 30 treinadores.
Quantos nomes restam?
Cinco, todos falam português.
Deste lote faz parte o António Sousa, que o criticou quando escolheu, em 2003, um treinador inglês, não renovando com ele?
Talvez faça parte. Fiquei magoado, mas não será isso que o impedirá de regressar se for ele o escolhido. O treinador só deve ser conhecido no final desta semana.
Quais serão os objectivos da equipa para a Liga de Honra?
Permanência. Este ano vamos ter de ir aos "saldos". Em 2009/10, talvez haja condições para subir.
A Comissão quer ficar com a gestão do novo Estádio?
Não temos pessoas para isso, gostaria era que o protocolo fosse cumprido. A empresa municipal que gere o estádio não é nada. Gostaria que o clube regressasse ao estádio antigo. Sei que o clube tem de ajudar a rentabilizar o novo estádio, mas se da parte da Câmara não houver vontade de dinamizar aquela infra-estrutura, temos de tomar uma posição. Não é uma ameaça, mas as pessoas têm de saber que o clube gasta no estádio, por mês, 20 mil euros. O novo estádio tem de ter vida, poderíamos lá fazer a academia do clube ou um centro comercial, por exemplo. Para estar como está é preferível transformar aquilo numa outra coisa qualquer e regressarmos ao velho estádio.
O projecto do parque desportivo, com o campo de golfe, por exemplo, pode ajudar a dinamizar?
Daqui a quantos anos? O estádio já está degradado, não podem responsabilizar o construtor porque lhe devem dinheiro e, se nada for feito, dentro de três anos, o estádio vai custar mais a manter do que recuperar o antigo. Não pode ser o clube a financiar uma empresa municipal.
1 comentário:
Boa entrevista. E sou levado a dizer duas a tres coisas:
1ª Não me parece que a CMA pague a divida que tem para com o Beira-Mar. Devia fazê-lo, mas não tem dinheiro para tal...
2ª Manu Nunes muito mais lúcido e realista. Fez-lhe bem esta paragem. Vem com mais energia e disposto a tudo pelo Beira-Mar. Provou ser um grande Homem e um grande beiramarense. É o homem certo no lugar certo. Cabe-nos a nós, ser a força aglutinadora, e levar para dentro do clube pessoas, ideias, e força motriz para atingirmos o êxito.
3ª Financeiramente parece-me correcta a opção de fazer voltar 4/5 jogadores com nome na casa, completando o plantel com gente nova dos Juniores e dos escalões inferiores. Uma boa opção. Desportivamente também acho que não nos vamos sair mal. Sempre apostei num modelo assim para a beira-mar. Um linha dorsal com 4/6 jogadores da "velha guarda", e o resto do plantel jovens (18 aos 23). Dirão que é difícil a subida assim... Se não fosse difícil seria para outros. Assim somos nós. Força Beira.
Sérgio Ordens Vieira
Enviar um comentário