FUTEBOL Académica 1 x 1 Beira-Mar BASQUETEBOL Beira-Mar não vai jogar na Proliga em 2011/2012 FUTSAL Torneio » Final: "Os velhos" vencem AFG, por 5-2


domingo, 24 de maio de 2009

Beira-Mar 2 - 3 U. Leiria

Começamos por dar os parabéns à U. Leiria pela subida e a Manuel Fernandes que pegou no conjunto leiriense quando este estava perto dos lugares de descida (13.º) e conseguiu terminar em 2.º, protagonizando uma segunda volta de excelente nível. 

Quanto ao jogo desta tarde:

Dia de festa no EMA (para o U. Leiria) com cerca de quatro mil espectadores, muitos deles adeptos da equipa forasteira.

As duas equipas apresentaram-se com algumas novidades nos respectivos onzes: Ricardo Sousa titular no Leiria e no Beira-Mar: Palatsi recuperou a titularidade, Ribeiro jogou a defesa direiro, Jaime e Kanu formaram a dupla de centrais, Rui Dolores jogou no lado esquerdo do meio-campo.

Como era previsível, o Leiria entrou forte, tomou conta das operações e logo aos 7 minutos adiantou-se no marcador, por Carlão, depois de uma jogada de entendimento sobre a direita, com passividade total dos defesas auri-negros.

O Beira-Mar sentiu o golo, raramente conseguiu criar uma jogada de perigo e se tinha entrado mal na partida… pior ficou aos 17’ com o segundo golo dos visitantes: Ricardo Sousa, à entrada da área livre de marcação, remata com perigo, Palatsi defende de forma incompleta e na recarga Cássio ampliou a vantagem.

Num ápice… o Beira-Mar via-se a perder por 2-0. O primeiro remate à baliza contrária foi de Djamal aos 22’. Muito pouco. Confirmando o ditado “um mal nunca vem só”, aos 27’, Kanu de forma displicente perde a bola em zona proibida… Carlão isolado perante Palatsi dá a bola a Cássio que fez sem problema o 3-0!

Era o delírio na bancada sul do estádio em contraste com o público da casa que estava incrédulo com a exibição da sua equipa. E não era para menos! A exibição e produção de jogo roçou a nulidade. O melhor lance dos aveirenses na 1ª parte surgiu em cima do intervalo (!) através de cruzamento/remate de Artur a que Rui Sampaio por pouco não conseguiu corresponder.

Ao intervalo, a vantagem do Leiria era inteiramente justa, talvez por números exagerados. É que a equipa de Manuel Fernandes não precisou de fazer muito para marcar 3 golos, bastou aproveitar as facilidades e erros imperdoáveis da equipa contrária.

Para a 2ª parte, entraram Fary e Dedé para os lugares de Ribeiro e Rui Dolores e as "coisas" melhoraram. A boa entrada de Dedé mexeu com o jogo, o Beira-Mar passou a jogar mais rápido e com mais “gente” na frente. A reacção dos Aveirenses (a jogar com 3 defesas desde o 0-3 – Kanu, Jaime e Djamal) foi premiada com o golo de Fangueiro, aos 50’, na transformação de uma grande penalidade. 

O Leiria, percebendo a subida de rendimento dos locais... pensava agora (exclusivamente) em defender a vantagem. Ainda por cima… a partida da Feira corria de feição aos seus interesses. O golo do Feirense foi festejado de forma exuberante. 

Os forasteiros conseguiram que o jogo caísse de intensidade e de interesse, enquanto o Beira-Mar voltou ao seu jogo habitual da "ronha", com muitos passes para o lado... e para trás... até que Rui Sampaio aos 77’ após jogada confusa na área reduziu para 2-3. 

Os minutos finais foram de grande sofrimento para os forasteiros que caso consentissem o empate deitariam tudo a perder na luta pela subida. Só que até final da partida, não obstante as tentativas dos locais para chegar à igualdade (o Beira-Mar ainda teve uma chance para marcar nos derradeiros instantes da partida), pouco se jogou, considerando as inúmeras perdas de tempo dos leirienses, o que até se compreende. 

O que não compreendemos, nem aceitamos é a forma como a equipa do Beira-Mar entrou em campo. Uma vergonha! Acabar o campeonato em 12.º lugar, com 35 pontos (3 mais do que a linha de água) 8 vitórias, 11 empates e 11 derrotas... é frustrante.

Parabéns à U. Leiria e que no próximo ano a festa no EMA se faça para comemorar a subida de divisão… do Beira-Mar! Custa muito ver um adversário festejar a subida na nossa casa... 

Urge preparar a próxima época… da melhor forma… e seja com Diamantino (que não nos agrada… mesmo nada…) seja com outro qualquer… queremos ver, pelo menos, um Beira-Mar que honre a camisola... desde o primeiro minuto!  

19 comentários:

Oliveirense disse...

Sinto-me feliz pelo Boavista ter descido, era uma equipa arruaceira e escondia a incompetência com os árbitros a liga e tudo mais, limpeza feita, Justiça feita!

Anónimo disse...

Vamos lá preparar a proxima época. Deve começar por termos uma direcção competente.
Depois do excelente trabalho do Mano Nunes e a sua equipa no reequilibrio do clube é necessario agora prespectivar o alvo seguinte:I Liga

Anónimo disse...

com diamantino? tou a ver tou...

Anónimo disse...

Isso do Diamantino é tanga.

Anónimo disse...

Só pergunto:
Como é possível este blog embarcar na tanga do Diamantino Miranda?
E é isto um blog "pró-Beira-Mar"?

+ beira-mar disse...

PAra o "amigo"... das 15h14... onde e o que é que leu neste blog que lhe permita concluir que o mais beira-mar "embarcou" na tanga do Diamantino?!!? Apenas registámos no Domingo(secção últimas) a notícia veiculada pela comunicação social no Sábado e manifestámos a nossa discordância perante tal hipotético cenário na crónica do jogo Beira-Mar vs Leiria. Em que é que isto contraria o facto do blog ser pró-Beira-Mar?!?!? Sinceramente....

Anónimo disse...

nao foi o mano nunes que contratou o luis campos?se vier o diamantino alem de ser um porco sujo e uma afronta aos socios depois daquilo que ele nos fez no jogo com o varzim ,nao pago as cotas enquanto ele (treinar).sugestoes- luis vidigal,victor pereira ou jaime pacheco com um destes era pra 1ª.

Anónimo disse...

Porque não Quique Flores, Jorge Jesus ou Jesualdo Ferreira?

Necessitamos de um treinador com ambição e não de alguem que vem passar um bom tempo em Aveiro a sacar umas boas massas.

Deem oportunidade aos jovens, vão buscar miudos que queiram mostrar serviço (ex juniores dos grandes) e vão ver que os resultados aparecem.

Enquanto o BM for o el dorado para alguns velhotes, não vamos a lado nenhum.

Vejam quem foram os melhores jogadores em campo durante a presente época?

Jogadores que quiseram mostrar serviço e que encostaram os velhotes as boxes

Anónimo disse...

Como beiramarense senti-me envergonhado com a atitude do Nuno Quintaneiro ontem quando o Ricardo Sousa foi substituído,em que mandou a claque assobiar e insultar o Ricardo.Mas já não esperava outra coisa vindo de quem veio.Já dizia a minha avozinha:"Mais vale um cagalhão inteiro do que vale o Nuno Quintaneiro"....

Anónimo disse...

Coitado do Nuno Quintaneiro... Mata-se a trabalhar em prol do clube, durante os jogos anda dum lado para o outro a tratar de assuntos da organização e ainda tem de levar com estes comentários vindos dos "Soisas de San Juan da Madêra"... Que estupidez...

AGora pergunto, porque eu vi com os meus próprios olhos, que raio de beiramarenses são esses Soisas que festejaram efusivamente a vitória do Leiria na bancada? Já sei, são do Leiria desde pequenos...

+ beira-mar disse...

Só uma correcção: Estávamos na bancada, sector dos sócios, local bem distante da claque (superior norte) e relativamente perto do "clã Sousa" e ouvimos praticamente toda a bancada a assobiar o Ricardo. Não foi só a claque. Quanto a nós, tais assobios foram potenciados pela perda de tempo do jogador no momento da substituição, nada de anormal. O Quintaneiro deve ter mesmo muito poder (só comparável ao do Pinto da Costa) para conseguir "despedir" o Ricardo Sousa e pôr um estádio com 3.700 espectadores a assobiar uma pessoa. O Élio Maia que se cuide... temos aqui um candidato fortíssimo. O que nem o Quintaneiro nem ninguém conseguem alterar é a forma de estar e de ser de certas pessoas... dentro e fora dos estádios. Estar quase meio ano depois ainda a pensar que o Quintaneiro e o Pedro Neves foram a causa da saída do jogador do nosso clube é no mínimo... doentio!

Anónimo disse...

Bom dia,

Gostava de perceber porque é que existe tanta animosidade com o Diamantino Miranda. É um nome como outros que têm sido atirados para o ar. O Diamantino tem experiência, boas ligações, não defende o ferrolho, mafioso o suficiente para conhecer as tangas dos jogadores... Enfim tem vantagens e desvantagens como os outros nomes. Será por ser ligado ao Benfica? e depois? No Beira Mar não pode haver treinadores e jogadores com passado benfiquista? e já agora sportinguistas também não?
Não tenho a certeza que o Diamantino seja o treinador ideal para o Beira Mar, mas relativamente aos outros nomes apontados não me parece pior.
O treinador meu preferido era ... o nosso do ano passado, o Paulo Sérgio, mas esse agora já não era possível.

Outra nota. Se fosse responsável pelo futebol apostava também em alguns jovens dos grandes (desde que a escolha fosse do BMar e não impostos de fora). Com a política dos emprestimos dos grandes, se forem bons e jogarem, quem paga os salários é o clube de origem e isso diminui a conta salarial o que no BMar vinha mesmo a calhar.
Pena é que do FCP não possa vir ninguém devido às más relações existentes.
Cumprimentos,

MR

+ beira-mar disse...

Da nossa parte… a "animosidade" deriva da carreira de treinador do Diamantino.
Foi um grande jogador, não há dúvida, mas como treinador não obstante as qualidades que enumerou e a passagem por vários clubes… não teve sucesso, em nenhum deles. Recordamo-nos de uma excelente vitória quando orientava o Varzim frente ao Benfica, cremos que por 2-1, para a Taça e pouco mais.
Depois porque gostaríamos que o treinador fosse “nosso” ou quase isso e conhecesse bem as divisões inferiores para comprarmos bem e barato.
Não somos contra os empréstimos, que da nossa parte poderiam ser dos 3 grandes, de 2 ou só de 1. Veja-se o caso do Olhanense que apostou numa mescla de jogadores jovens de qualidade emprestados e em jogadores mais experientes.

Obrigado pelo comentário construtivo… fossem todos assim!

Nota: Independentemente da escolha que a CA/Mano Nunes fizer(em) sobre o treinador, terão sempre o nosso apoio.

Anónimo disse...

Clã Sousa ou "clã de arruaceiros"?

Rui Almeida disse...

é uma vergonha,assobiar o ricardo sousa,so vem mostrar o que o povo portugues é,mesquinha,ingrato,ignorante e mal formado,por muito mal que o ricardo tenha feita esta epoca no beira mar,que desconheço,mas acredito que tenha feito,ninguem se pode esquecer o que fez pelo beira mar,o momento mais glorioso da historia do nosso clube veio do pé esquerdo deste homem..mal ou bem,ele so tem de ser apluadido sempre que venha jogar a aveiro por outro clube,isso nao quer dizer que nao tivesse merecido ser assobiado esta epoca quando representava o beira mar!!sejam serios, criticos dos sousas,e deixem de ser parciais sempre que a critica é os "sousas",muito mal o rapaz deve ter feita a determinadas pessoas,enfim!

Jose Ribeiro disse...

Fui dos poucos que aplaudi o Ricardo e lamentei e ainda me chatei com alguns que o assobiaram! Por muito mal que o rapaz tenha feito sao ingratos todos aqueles que o assobiaram foi um grande atleta nos primeiros anos com a nossa camisola ao peito e deu me a mim uma das maiores alegrias que dificilmente mas espero que sim voltarei a presenciar...falo obviamente da final do Jamor. As pessoas de Aveiro ao contrario do que imaginei mts vezes sao de facto ingratas pessoas com memoria curta.

Anónimo disse...

Caro José Ribeiro,

As multidões funcionam assim. Quando se orientam num determinado sentido, o conjunto vai sem pensar. Dito de outra forma: Se perguntar individualmente se concordam com o que foi feito a maioria dirá que não, que até nem assobiou, etc...
Por isso a dificuldade de controlar os grupos. Quantos jovens não conhecemos que individualmente são fantásticos e em grupo têm comportamentos miseráveis.
O povo de Aveiro é igual aos outros.
O Ricardo foi um jogador muito importante para o Beira Mar, mas infelizmente a segunda passagem pelo Beira não correu bem. Mas não foi só ele que não esteve feliz. Poucos estiveram bem este ano, infelizmente!
Quanto à gratidão, relativamente ao Ricardo e a todos os jogadores de futebol, esta deve ser vista nos dois sentidos. O Ricardo permitiu ao BMar ganhar um trofeu que nos deixou a todos muito felizes, mas o B Mar também lhe deu a visibilidade que permitiu ele fazer alguns contratos que se tiver juizo lhe dá para orientar a vida. É assim, temos que dar e receber.

Cumprimentos,

MR

Jose Ribeiro disse...

Caro MR,

Comentario sensato sem duvida e com muita racionalidade no entanto nao poderia deixar de expressar a minha indignaçao, contudo o seu post vai muito de encontro à realidade!

Anónimo disse...

os assobios quanto a mim enquadram-se no tempo de demora da substituição, no momento do hoje foi tempo perdido, se ela tivesse acontecido com o beira a perder por 3-0 não teria sido assim!..e não são as pessoas de aveiro que são ingratas..existem imensos exemplos como este..e sim o r.sousa deu-nos EM CONJUNTO COM TODA A EQUIPA o maior feito alcançado pelo clube..é preciso lembrar disso e o pai também entra!..falemos agora de coisas mais importantes..