Pontapé de saída nas competições oficiais da época 2009-2010.
Pelo 3.º ano consecutivo, a Taça da Liga abre as hostilidades.
A prova, quanto a nós, é “talhada” para os pequenos/médios clubes, seja pelo montante dos prémios envolvidos (significativo para estes clubes e apenas interessante para os 3 grandes já na fase final da prova.), seja pelo facto dos principais clubes, por natureza envolvidos em várias frentes, aproveitam esta competição para “rodar” o plantel.
Só que, a Liga perante a eliminação precoce de dois grandes na 1ª edição da prova, percebendo a lógica do mercado, alterou o modelo competitivo da prova, fazendo entrar os grandes apenas na 3ª fase (ver modelo no post mais abaixo), acentuando ainda mais a diferença entre ricos e pobres, quando a intenção da prova deveria ser precisamente contrária.
De facto, a 2ª edição da Carlsberg Cup foi um sucesso sob o ponto de vista comercial e a Liga “vibrou” com a presença de 2 grandes na final, garantindo assim o espectáculo mediático da competição. Mas do ponto de vista desportivo, a alteração das regras dificultou ainda mais a possibilidade de êxito das equipas pequenas, sobretudo da Liga Vitalis.
Exemplo: Na 1ª edição da prova tivemos: 4 equipas da Liga Vitalis na 4ª eliminatória (Beira-Mar, Fátima, Portimonense e Penafiel) e 2 equipas na Fase de Grupos (Beira-Mar; Penafiel) e que dava acesso à final.
Na 2ª edição, já com as alterações, em que o 6 primeiros da Liga Sagres apenas entram em competição na 3ª fase/ 2ª fase de Grupos: tivemos apenas uma equipa da Liga Vitalis: O Olhanense - que não conseguiu chegar às meias-finais.
Ainda assim, para os clubes da Liga Vitalis que disputam hoje e amanhã a 1ª Mão da Fase de Eliminatórias, a competição não deixa de ser interessante e importante.
Permite, desde logo, “aquecer os motores” para o campeonato e no caso das equipas que garantirem o apuramento, mais receita, seja pela certeza de realizarem, pelo menos, mais dois jogos, seja porque o “prémio” atribuído pela Liga aos clubes que vão passando as eliminatórias é, gradualmente, superior. No caso do Beira-Mar levar a melhor sobre o Freamunde jogará contra Académica e vencedor da eliminatória Portimonense – Feirense (1ª fase de grupos)
Quanto à partida de amanhã vs Freamunde:
Desde logo, elogiar a iniciativa de conceder entrada gratuita aos sócios dos dois clubes. Constitui um "prémio" para o associado, procura combater as fracas assistências nos jogos de início de época e não esquecer que estamos no mês período de férias (por excelência) de muitos. Aguardemos por amanhã para avaliar o impacto da medida.
Os resultados e exibições da pré-época não foram famosos: 2 vitórias; 4 derrotas. 6 golos marcados (somente nos 2 primeiros jogos) 12 sofridos. Já não marca qualquer golo há 4 jogos.
É nitidamente uma equipa em construção. Deste modo, o seu rendimento na partida de amanhã… não deixa de ser uma incógnita.
O tempo das experiências terminou e amanhã saberemos qual “o onze” que Leonardo Jardim considera ser o mais forte para abordar este início de temporada.
Acreditamos que: Bruno Conceição, Pedro Moreira, Kanu, Pedro Araújo, Djamal, Rui Sampaio joguem de início. Daí para a frente torna-se mais complicado adivinhar… dependerá do esquema a utilizar. Há várias alternativas para diferentes lugares: Artur, Yartey, Wang, Dally são opções válidas. Resta, ainda, saber quem fará dupla com Kanu no centro da defesa.
Lista de Convocados: Bruno Conceição e Rui Marcos; Pedro Moreira, Kanu, Yohan, Jaime, Tero Pedro Araújo; Djamal, Rui Sampaio, Leandro Pimenta, Sidnei, Artur, Fangueiro, Yartey, Wang Gang e Fary.
Todos estes contratempos fazem com que o Freamunde se desloque a Aveiro apenas com 13 jogadores, dois deles ex-juniores.
Lista de Convocados: Tó Figueira, Peraltinha, Cláudio, Monteiro, Pinto, Romaric, Brandão, Raviola, Barbosa, Emanuel, Gustavo, Bock e Bertinho.
A equipa da Feira, como sabemos, está muito mais forte, com reforços de peso e é candidato à subida. O Portimonense sob o comando de Lito Vidigal, apesar de mais discreto, recrutou muita gente dos escalões inferiores e pode ser a surpresa da Liga Vitalis.
Resultados finais:
Portimonense 1 - 1 Feirense
Golos de Nélson Pedroso e Luciano
Oliveirense 0 - 1 Gil Vicente
Golo de Cesinha
1 comentário:
FORÇA BEIIIIRRAAAA !
Enviar um comentário