FUTEBOL Académica 1 x 1 Beira-Mar BASQUETEBOL Beira-Mar não vai jogar na Proliga em 2011/2012 FUTSAL Torneio » Final: "Os velhos" vencem AFG, por 5-2


domingo, 22 de novembro de 2009

Académica 1 - 1 Beira-Mar (2-4 nas grandes penalidades)

E o “milagre” aconteceu!

Ponto prévio: Para quem assistiu à partida... obviamente não houve nenhum “milagre”. Simplesmente passou à eliminatória seguinte a melhor equipa, que hoje foi, sem dúvida, o Beira-Mar! Mais uma grande lição de humildade, de brio profissional de um grupo de trabalho para o qual começam a faltar adjectivos. Da nossa parte... Parabéns e Muito Obrigado!

Leonardo Jardim operou duas alterações em relação ao onze provável (para além da previsível entrada de Hugo para o lugar de Yohan): Fangueiro jogou no lugar de Élio e Leandro Pimenta, sobre a esquerda, no lugar de Pedro Araújo.

A Académica entrou ligeiramente melhor na partida, fruto da acção de João Ribeiro, a principal unidade desequilibradora da equipa mas rapidamente os auri-negros equilibraram a contenda. Seguia a partida em toada de equilíbrio, muito disputada a meio-campo, até que a Académica, aos 17’, sem muito que o justificasse, chegou à vantagem num bom lance individual de Éder: Num gesto técnico perfeito levou a melhor sobre Hugo, isolou-se perante Bruno Conceição e à saída deste não teve problemas em inaugurar o marcador.

Poderia-se pensar que o Beira-Mar iria tremer ou baixar os braços perante a desvantagem, tendo presente, ainda, todas as contrariedades por que tem passado. Puro engano.

Os forasteiros reagiram bem ao golo sofrido, continuaram a fazer o seu jogo e não tardaram os lances de perigo junto da baliza de Ricardo. 23 minutos: jogada de entendimento entre Djamal e Rui Sampaio, este entra na área sobre o lado direito e em boa posição para chutar à baliza, optou por centrar... para ninguém (seria para Rui Varela mas este chegou atrasado). Aos 25’ livre sobre a direita, a bola sobra para Rui Varela que remata à meia volta com muito perigo, o esférico é desviado por Ricardo que fez uma bela defesa.

Até ao intervalo não houve mais ocasiões de golo, a toada foi sempre de equilíbrio. Deste modo, entendemos que, no final dos 45’, o empate seria o resultado mais acertado.

2ª parte: A Académica volta a entrar melhor e tem entre os 45’ e os 60’ o seu melhor período no jogo. Exemplo: Cruzamento de Éder muito perigoso, Sougou chegou ligeiramente atrasado. Só que aos 62’ o Beira-Mar chegou à igualdade: Cruzamento da direita, a bola desvia ligeiramente em (pareceu-nos) Kanu, sobra para Fangueiro que, livre de marcação, teve tempo para tudo: dominou a bola, olhou para a baliza e rematou por baixo das pernas de Ricardo. Estava feita a igualdade.

Leonardo Jardim, que a perder preparava-se para fazer entrar Wang Gang e Élio, optou, aos 65’, apenas por este, para o lugar de Leandro Pimenta. Os auri-negros galvanizaram-se com o golo e Kanu de cabeça, aos 68’, na sequência de um canto (também na direita marcado por Artur) quase fazia o 1-2.

Nova cartada de Leonardo Jardim aos 77’ com a entrada de Gang » saída de Artur. Aos 80’ Ricardo alivia mal a bola, esta vai para os pés de Élio que do meio da rua tentou o chapéu ao guarda-redes. Aos 86’, abertura de Djamal para a esquerda, Fangueiro vai à linha, cruza rasteiro e atrasado mas ninguém conseguiu encostar.

O Beira-Mar acabou o jogo "em cima" da Académica mas sofreu um duro revés aos 90’: Djamal viu 2.º amarelo, consequente vermelho e os auri-negros ficaram reduzidos a 10.

A 1ª parte do prolongamento ficou marcada pela excelente atitude dos auri-negros que, mesmo em inferioridade numérica, em nada foram inferiores à Académica (Pedro Araújo entrou para o lugar do esgotado Fangueiro). É certo que Miguel Fidalgo esteve perto de marcar, aos 94’, mas as arrancadas do "TGV de Aveiro" também fizeram estragos: Rui Nereu (que entretanto tinha substituído Ricardo, por lesão deste) teve de sair da área e derrubar o chinês para evitar "males maiores". Na sequência do livre, sobre a direita, Kanu após lance confuso na área, rematou por cima.

A 2ª parte do prolongamento foi diferente. O Beira-Mar, cujas forças iam faltando, preocupou-se, compreensivelmente, em defender o resultado. E conseguiu-o com inteiro mérito e enorme espírito de sacrifício.

Na lotaria dos penalties, a sorte sorriu a quem mais a procurou e a mereceu, ao Beira-Mar, cujos jogadores tiveram (mais uma vez) uma atitude fantástica. Kanu foi o primeiro a falhar mas Bruno Conceição defendeu os penalties de Orlando e Emídio Rafael. Coube a Pedro Araújo marcar o penalty que conduziu o Beira-Mar aos Oitavos-de-Final da Taça de Portugal.

Última nota para o fair-play do treinador da equipa adversária que na conferência de imprensa deu os parabéns ao Beira-Mar e referiu que o jogo de hoje foi uma “lição” para os seus jogadores. Mais palavras para quê?!

Força Beira-Mar!

25 comentários:

José Ribeiro disse...

2-4 nas grandes penalidades (falhou o Kanu por nós, por eles o Emidio Rafael e o Orlando)

Anónimo disse...

falta so uma observaçao:kanu poderia ter marcado apos cruzamento de artur na 2 parte!

Meira disse...

Incrível, repito, INCRÍVEL o brio profissional deste plantel auri-negro! É de louvar o que estes jogadores estão a fazer. Estão a fazer pelo Beira-Mar e por Aveiro aquilo que a maioria de nós gostaria de fazer... não fôssemos tão preguiçosos!

Estamos à espera que os outros salvem o Beira-Mar quando cabe a cada um de nós, principalmente aos sócios, agir para que tal não aconteça.

Se o Beira-Mar não aproveita o que tem esta época, dificilmente vai conseguir escrever mais uma única marca na sua história...


Saudações beiramarenses e um oxalá que Aveiro possa agir em vez de reagir!

Daniel disse...

Ai que delícia esta vitória sobre a Académica, em casa deles, sofrida e com uma demonstração de carácter tão superior. Sabe tão bem!!

Anónimo disse...

sp ha essas fotos do magico beira?

Anónimo disse...

Nós socios temos obrigação de elogiar esta equipa e estarmos orgolhosos.
É nossa obrigação colaborar com a Assembleia Geral e ajudar a comprar ou a vender os titulos que estão a promover.
Colaboremos todos.
Socio nº 2047

Artur disse...

Depois deste resultado que estes excelentes profissionais, repito EXCELENTES PROFISSIONAIS obtiveram, temos a obrigação nós sócios, de comparecer em massa na próxima assembleia do BEIRA MAR para ajudar o nosso clube neste momento difícil em que se encontra.Não basta só falar, é preciso ajudar temos que agir.Aveiro em peso tem de estar com o nosso clube.É pena que a nossa câmara não pense assim mas.....FORÇA BEIRA

Anónimo disse...

Realmente, não há palavras para definir os nossos atletas. Têm tido uma atitude e profissionalismo intocáveis. De facto, com gente como esta, o clube não pode morrer!!! Os atletas têm feito a sua função de forma brilhante, agora cabe-nos a nós, sócios, fazermos a nossa parte!! Vamos à luta pelo nosso BEIRA!!!

Os meus parabéns também para as equipas de futsal e basket que levaram de vencida os seus encontros. Voçês são o nosso ORGULHO!

Mário Marinho

João Ferreira disse...

Muitos Parabéns a estes EXCELENTES PROFISSIONAIS!!!
Pelos vistos, as "orações" não foram feitas pelas gentes de Coimbra, e os "milagres" assim são difíceis de acontecer.
Há dúvidas?
-Claro que não há, nem pode haver!
Somos melhores!... mais nada!
Grande Beira!!!

Anónimo disse...

Temos que lembrar ao Dr. Élio Maia e ao Sr. Carlos Santos que, ao contrário do que disse o primeiro, a Câmara pode e deve ajudar o futebol do Beira Mar: primeiro, pagando o que lhe deve (via EMA) e que levou à situação desesperada em que se encontra. Segundo, pondo os olhos no que têm feito as Câmaras respectivas em relação a clubes como o Rio Ave, o Gil Vicente, o Penafiel, o Gondomar e tantos outros que levam o nome das suas localidades e da suas potencialidades por todo o Portugal...Já não nos bastava o Sr Raul Martins a combater o Beira Mar, ainda temos de ouvir as desculpas do sr presidente da Câmara e as ameaças do seu vice...

Anónimo disse...

Bem, meus caros, a Câmara Municipal de Aveiro prefere apoiar coisas como a que aconteceu hoje e que se chamou 1ª Grande maratona de btt de Aveiro: uma vergonha!!! Centenas de bêtêtistas de todo o país a protestar no final com uma (des)organização que só visto e que teve o apoio da CMA!!! Para terem uma ideia da categoria da coisa, vão a www.forumbtt.net em "Rescaldo de eventos". Vale a pena ver o que é que a CMA apoia em vez de apoiar o maior embaixador e símbolo de Aveiro...

Anónimo disse...

Se estivermos à espera do Élio e da camara, o clube desaparece e eles a rirem-se.
Parabéns a todos os atletas do clube, tem sido esses sim profissionais e defendido o nome Aveiro.
Temos que ser nós, os socios a resolver.

VERGONHA DA BTT disse...

PARABÉNS AO BEIRAMAR PELA VITÓRIA.
DESCULPEM MAS NÃO VOU MAIS PARTICIPAR NUMA PROVA DE BTT EM AVEIRO! NUNCA MAIS! FIQUEI COM UM MAU PRESSÁGIO DO ESTÁDIO E DA PROVA DESORGANIZADA.

Anónimo disse...

Uma grande equipa no campo! Grandes Ultras na bancada!
Este clube merece grandes dirigentes!

Anónimo disse...

Parabéns ao plantel, ao Leonardo Jardim (grande Homem) e aos ultras que estavam no estádio bem documentados pelas imagens televisivas. Foi tb uma lição aos fdp da Mancha Negra k vêm ca a Aveiro sempre armados em bons!VIVA O BEIRA-MAR! A BRIOSA É MERDA!!!

Anónimo disse...

Parabéns ao plantel, ao Leonardo Jardim (grande Homem)

Já se esqueceram do que escreveram aqui quando a epoca começou?

Falo à vontade porque vi os jogos iniciais (estive em Portimão) e na altura escrevi da injustiça do resultado, porque se notava claramente a evolução da equipa.

Isto só prova de que no futebol interessa como acaba e não como começa, e os exemplos recentes são mais que muitos:

- Beira Mar
- Selecção Nacional
- Benfica
- etc, etc... ...

Quando ao chamar filhas da puta aos Briosa, acho exagerado.

Eu também sou da Briosa (Académica de Santarém) de aliás é oriundo um jogador Vosso que por sinal Voces estão a desperdiçar...

Boa Sorte e vejam se arranjam Directores à altura, porque equipa parece que têm.

Saudações Briosas (de Santarém)

Anónimo disse...

BRUNO CONCEIÇÃO ÉS O MAIOR!

Anónimo disse...

Em Santarém só ha touros, pa... Vai dar banho ao cagado!

Anónimo disse...

Há touros e toureiros para pegar de braços os cornudos como tu... seu grande BOIZÂO

Anónimo disse...

Bruno Conceição, o maior. Realmente! Grande guarda-redes. Extraordinário. O Palatsi que se encoste. Que fique no banco. Já foi o guarda-redes para a baliza do Beira! Mas isso já foi! Lá no passado! O lugar dele, na actualidade, não é a baliza do BM... pois esse posto pertence a um só: Bruno Conceição. Bruno Conceição é para manter!Que o Jardim continue a aposta em Bruno Conceição!


Luís Silva

Anónimo disse...

Sera que o jaime nao tera mesmo lugar na lista de convocados desta equipa? Nao tem sido opção esta epoca, nas epocas anteriores tem se revelado um excelente jogador e um jogador da confiança do treinador, principalmente do mister paulo sergio.

Anónimo disse...

Então a equipa não está jogar bem? Será que o Jaime está a fazer falta?
Por alguma razão todos os treinadores que aqui passam não se entendem com o molengas do Jaime. Também o Artur há anos andou a ganhar calo do lado de fora do campo e agora é quase imprescindivel. Não se pode atirar um miúdo para as feras sem ter estofo.
MR

Anónimo disse...

Também vocês diziam que o Bruno Sousa era o maior que estava a ser cobiçado por clubes de 1ª 2ª, afinal nem o Oliveirense o quis e afinal veja-se onde ele foi parar.
MR

antimafia disse...

...acontece que o Bruno Sousa joga.
Se ainda estivesse em Aveiro estava a ser queimado como quase todos os jovens que veem das camadas jovens do Beira-mar.
O Bruno recebe ao fim do mes.
Em Aveiro nao pagam, sao uns chulos...

Anónimo disse...

O bruno sousa e socio do beira-mar tirando o F C PORTO e o clube do coracao dele e preocupa-se c/ a situacao do beira-mar acho que certas pessoas deveriam ter mais respeito quanto a oliveirense o salario era muito baixo quer para o bruno quer para ricardo sousa a oliveirense NAO PAGA MAIS DE 1300 EUROS