Numa manhã de sol... muito fria, o Beira-Mar alcançou uma preciosa vitória, à custa de muito esforço, algum sofrimento e uma “pontinha de sorte”. Os 3 pontos garantem o 2.º lugar, por força da vitória do Santa Clara sobre o Trofense (3-1).
Quanto ao jogo, a primeira nota vai para o resultado - não traduz as dificuldades sentidas pelos auri-negros frente à aguerrida equipa duriense. O Penafiel foi um osso duro de roer, criou várias situações de golo, teve 3 bolas no poste e justificava, pelo menos, um golo.
No onze de Leonardo Jardim apenas uma alteração, relativamente ao jogo vs Gil: Saiu Artur, entrou Pedro Araújo (jogou na esquerda, Fangueiro na direita e Élio atrás de Rui Varela).
Foram os locais que entraram melhor na partida. Mais rápidos sobre bola, atacaram sobretudo pelo lado direito, através das investidas de Kanu. Aos 14’, grande oportunidade para o Penafiel: jogada de insistência, cruzamento da esquerda e Michel de cabeça enviou a bola ao poste. Na jogada imediata, em contra-ataque, o Beira-Mar quase marcava: Pedro Araújo na cara do guardião permitiu a defesa deste.
Paulatinamente, o Beira-Mar foi equilibrando a contenda, muito disputada a meio-campo e a meio do 1.º tempo tomou conta das operações. Passou a ter mais tempo de posse de bola, embora com poucas situações para marcar. A excepção foi o remate de Djamal cerca dos 24’. O elevado número de jogadores do Penafiel atrás da linha da bola dificultava a ligação do jogo ofensivo.
Aos 35’, novo momento de apuro junto da baliza de Bruno Conceição com Pedro Moreira a cortar para canto um remate de Rafa.
Cerca dos 37’, há um lance polémico na área do Penafiel: Pareceu-nos (foi à nossa frente) que Fangueiro foi derrubado por um defesa contrário. Olegário Benquerença assim não entendeu.
Se o Penafiel começou melhor, foi o Beira-Mar que terminou “por cima” e nos últimos minutos da 1ª parte, criou várias jogadas de perigo: 43’ Cruzamento de P. Araújo na esquerda, a bola sobra para Varela, que teve tempo para “rodar” e rematar ligeiramente por cima. Aos 46’ boa jogada sobre o lado direito (combinação entre Fangueiro e Rui Varela).
O empate, ao intervalo, ajustava-se ao desenrolar da 1ª parte.
A 2ª parte começou num ritmo “mais vivo”: Michel tem remate perigoso e na resposta, Varela quase marca, após cruzamento de Élio.
O jogo estava equilibrado, "bola cá – bola lá", até que aos 53’, o Beira-Mar chega à vantagem: Lanaçamento longo de Hugo para a entrada da área, a defesa alivia mal, a bola sobra para Rui Varela, vai para Rui Sampaio que em boa posição remata para a baliza, um defesa, em cima da linha, ainda consegue desviar para a barra mas na recarga o médio ex-Penafiel, não perdoou.
O Penafiel reagiu bem à desvantagem, cresceu no jogo, enquanto que o Beira-Mar recuou no terreno e sofreu para segurar a vantagem. Leonardo Jardim ainda tentou anular a reacção dos locais, com as entradas de Artur e Yartey, aos 66’, saíram Fangueiro e Pedro Araújo.
Mas daí até ao golo de Artur (78 mins.) só deu Penafiel: 69’ boa jogada de Michel. Aos 72’, bomba de Hugo Soares, excelente defesa de Bruno Conceição para o poste. Aos 73’ mais um remate ao poste, desta feita por Rafa. Na sequência do canto: Wagner em boa posição e livre de marcação cabeceou à figura de Bruno Conceição (excelente exibição).
O Penafiel teve ocasiões mais do que suficientes para empatar... mas acabou por sofrer. Erro colectivo da defesa do Penafiel, Willian incluído: Zé Nando atrasa mal a bola, Willian não consegue chutar o esférico, esta sobrou para Artur que só teve de encostar para a baliza deserta. Este golo... “matou” o jogo.
O Beira-Mar, sem jogar bem mas sempre com uma excelente atitude, alcançou o mais importante - os 3 pontos, a 3ª vitória fora, numa partida em que soube aproveitar os erros do adversário, foi eficaz e soube sofrer e defender a vantagem no melhor período do Penafiel. Sorte? Uma pontinha é certo. Mas é como diz o outro: “A sorte dá muito trabalho” e este “grupo de trabalho” merece toda a sorte do Mundo!
Força Beira-Mar!
12 comentários:
BEIRA NA PRIMEIRA !!!!
Grande vitória rumo á primeira. Na próxima jornada vamos encher o Antigo Mário Duarte se se confirmarem os comentários no post anterior. Se de facto for cá na cidade o jogo eu levo a família para ajudar neste momento difícil.
Estou um bocado farto dessa conversa...se for no antigo isto e aquilo! Eu sou um dos defensores do regresso ao antigo Mário Duarte com as devidas reestruturações a serem efectuadas mas quem AMA realmente o clube não tem qualquer problema em deslocar-se ao EMA. Nas bancadas do EMA marcam presença os verdadeiros beiramarenses e o resto é conversa, não me digam que volta e meia não se deslocam ao retail park de vez em quando...que custava ir ao estádio duas vezes por mês?
O velhinho Mário Duarte não tem condições para se jogar um jogo da Liga Vitalis.Relvado ? em mau estado, bancadas cheias de lixo e trampa...emfim.Como diz o J. Ribeiro, vamos ao estádio da EMA e mostrar que a cidade está com o B. MAR.
Seria talvez uma boa ideia,mas o antigo estàdio,precisa de ser todo refeito(restaurado) e,para isto é preciso tambem,haver meios financeiros,o que nao é o caso actualmente.
Porisso,esquecemos o velhinho,por mais algum tempo,até ver,poderà ser,que algum dia...o nosso Beira Mar,volte à sua velhinha casa.
Grande jogo do nosso Beira, estive lá presente e gostei muito do que vi, pena o frio que estava mas valeu muito ir.
Parabéns a toda a equipa!
Foram simplesmente espectaculares!
FORÇA BEIRA!!!
E salta Beira e salta Beira, olé, olé.
Frio muito frio...Mas bastou o Beira-Mar marcar que a coisa aqueceu...Para aqueles que continuam a falar do velhinho etc...Basta ver um jogo desta equipa que até nem pensam duas vezes para ir ao EMA apoia-la...
EMA = Futuro
Beira-Mar sempre...
Domingo no velhinho Mário Duarte vai haver um encontro da IURDE por isso é vêm aqui uns bispos ver se arranjam clientela.
Implosão do velhinho - JÁ
Olisses
Grande Olisses.
Mas não estás em Lisvoa?
Ài VOA, VOA.
Eu proponho que façam do próximo jogo do Beira o jogo do 2 em 1!
Apliquem o lema "Traz um amigo também", ou seja, por exemplo, cada sócio tem de levar um acompanhante...em principio 7€ entram o dois! Não se pede mais que isso...apenas que cada um consiga levar outro! No geral...duplicamos o apoio.
Enviar um comentário