FUTEBOL Académica 1 x 1 Beira-Mar BASQUETEBOL Beira-Mar não vai jogar na Proliga em 2011/2012 FUTSAL Torneio » Final: "Os velhos" vencem AFG, por 5-2


quinta-feira, 22 de abril de 2010

Vitalis ao rubro!

Na Quinta-feira, após o empate em Barcelos, perguntávamos se o Beira-Mar teria ganho 1 ou perdido 2 pontos? O fim-de-semana, em particular o Domingo, trouxe a resposta: Foi um ponto ganho. Manteve a liderança e só perdeu pontos para o Santa Clara.

Contra o Gil Vicente, o Beira-Mar demonstrou, uma vez mais, alguns dos predicados que ajudaram a equipa a liderar a Liga Vitalis desde Dezembro de 2009: Espírito de grupo, boa organização colectiva. Mas da partida de Barcelos também resulta a confirmação do desgaste físico dos jogadores que compõem o núcleo duro da equipa de Leonardo Jardim. Já vimos o Beira-Mar a jogar melhor e acreditamos que a principal razão para o arrastar da indecisão quanto à subida prende-se precisamente com o cansaço acumulado dos jogadores. A época foi desgastante, com superação de inúmeros obstáculos, tanto dentro como fora do campo.

Então... com um Beira-Mar em aparente quebra...há razões para desconfiar da subida de divisão? Cremos que não. Por várias razões: Nesta fase não interessa jogar bem, importa sim é ganhar; Continuamos a ser a melhor equipa/colectivo; o calendário é extremamente favorável comparando com o dos adversários directos. Por um lado, o Beira-Mar tem todas as condições para fazer, pelo menos, 6 pontos (que poderão ser suficientes para subir) e por outro, alguns adversários directos ainda vão jogar entre si e outros têm deslocações de elevado grau de dificuldade.

A próxima jornada, muito interessante de seguir, ilustra o que acabamos de referir:

As hostilidades começam no Sábado, pelas 11h15 (Sportv):

Feirense x Portimonense – A equipa da Feira joga a última cartada, no que à subida diz respeito, nos próximos 2 jogos, ambos em casa e contra candidatos à subida. Portimonense e Oliveirense. O Feirense terá de vencer a equipa de Litos para estar em condições de “ultrapassar” a Oliveirense na jornada seguinte. Para os algarvios, o empate, em princípio, já será um bom resultado. Até final do campeonato, o Portimonense recebe o Varzim e vai a Oliveira de Azeméis na última jornada.

Cerca de 24 horas depois, Domingo, também 11h15 (Sportv)

Trofense x Santa Clara – A equipa açoreana tem nas próximas 2 jornadas, 2 deslocações bastante difíceis. Gil Vicente e Trofense. Curiosamente, o Beira-Mar defrontou estas 3 equipas recentemente. Será muito complicado para a equipa de Vítor Pereira fazer o pleno , isto é somar 6 pontos. Cremos que 4 já será um bom pecúlio para o Santa Clara que fecha o campeonato em casa frente ao Aves.

Ainda no Domingo, pelas 16h, entram em campo Beira-Mar e Oliveirense, já conhecedores dos resultados dos adversário directos. Ambos jogam em casa, defrontando, respectivamente, Penafiel e Covilhã. A equipa de Lázaro já garantiu a manutenção, enquanto os serranos lutam arduamente para permanecer na Vitalis. Para os candidatos à subida só a vitória interessa. Sobretudo para a Oliveirense que nas duas últimas jornadas tem dois testes de fogo: Feirense (fora) e Portimonense (casa).

Quanto ao Beira-Mar, como já dissemos, é a equipa com calendário mais favorável. Penafiel e Carregado, em casa, são adversários acessíveis e julgamos que a lição Fátima»Freamunde está aprendida. A deslocação a Aves constitui o obstáculo mais complicado mas mesmo neste caso entendemos que os auri-negros têm todas as condições para, pelo menos, somar 1 ponto.

Assim, não acreditamos que qualquer dos candidatos some 9 pontos nas últimas 3 jornadas. O Beira-Mar é aquele que tem mais hipóteses tem de se aproximar ou igualar os referidos 9 pontos. Os jogos: Feirense x Portimonense (28ª), Feirense x Oliveirense (29ª) e Oliveirense x Portimonense (30ª) poderão servir para que estas equipas se anulem e abram o flanco para aqueles que consideramos ser os dois candidatos mais fortes à subida de divisão: Beira-Mar e Santa Clara. Não só pelo calendário mas também pela organização patenteada por ambas as equipas ao longo da prova.

8 comentários:

josecravo disse...

Por vezes, da teoria a pràtica existe uma grande diferença...

Soares de Castro disse...

Realmente em teoria é assim, mas também nenhum de nós pensou perder em casa com o Fátima e o Freamunde...e ninguém pense que o Penafiel e o Carregado vêm cá jogar abertos. Vai ser mais um autocarro à frente da baliza à espera do euromilhões como aconteceu com o Fátima...(Não digo a mesma coisa do Freamunde que meteu o Beira Mar daquele dia no bolso...)

Anónimo disse...

há uma fórmula do Beira subir d divisão. ganhar os tres jogos. o resto é conversa para boi dormir

Anónimo disse...

VAMOS SUBIR!

TENHO A CERTEZA!

Anónimo disse...

Adiem a A Geral.
Queremos toda a massa associativa concentrada no apoio á equipa.

Anónimo disse...

Os jogadores nem sabem que há AG, resolvam os problemas do Clube e deixem-nos em paz.
Destes senhores que escrevem tanto por aqui não haverá nenhum apaniguado que conheça Cachide e lhe peça que nos pague os vencimentos? Nós já tentámos quando o Clube estava para morrer em Novembro e nem nos recebeu. Se não fosse o nosso Pai Natal, hoje nem discutiamos o Clube nem a subida de divisão. Pois é, HONRA E GLória a quem o merece. Deus nos ajude a subir e nós profissionais
saberemos a quem agradecer no momento certo.

Anónimo disse...

Retirado do site oficial do FC GAIA para nos mantermos informados:

PLAYOFF CNB 1 | Beira Mar 63 x Gaia 60

Gaienses dominaram a partida chegando a atingir uma vantagem de 17 pontos. A cinco minutos do fim um bloqueio colectivo pôs em causa a vitória e deixou a eliminatória em aberto para o jogo em Gaia.

O Futebol Clube de Gaia deslocou-se a Aveiro para defrontar o SC Beira Mar em jogo a contar para a primeira eliminatória do Playoff da CNB 1 09/10 e realizou uma das melhores exibições da época frente à dificil formação adversária, que apesar do seu sétimo lugar na fase regular, conta com um plantel muito equilibrado e muito experiente.

Após os primeiros três minutos de algum desacerto de parte a parte, o Gaia tomou conta da partida imprimindo um ritmo elevado, uma defesa pressionante que originou erros que originaram rápidas transições defesa-ataque e permitiram aos Gaienses afastarem-se no marcador acima da casa das dezenas, chegando a ser de 17 pontos.

No segundo tempo, os homens da casa correram em busca do resultado que lhes era desfavorável, aumentaram a pressão, carregaram os jogadores interiores de faltas, mas o Gaia manteve-se em vantagem na casa da dezena de pontos, nunca baixando dos 8 pontos a diferença no marcador.

Nada faria prever que a vitória podesse fugir aos Gaienses, até que a cinco minutos do fim, três ataques consecutivos perdidos originaram contra-ataques, triplos, mais faltas e exclusões, que fragilizaram o Gaia que não foi capaz de travar o impeto ofensivo do Beira Mar que no ultimo minuto alcançou e ultrapassou os Gaienses.

Tudo está em aberto para a segunda partida em Gaia, a união do grupo e o apoio do público serão factores decisivos para o sucesso.

Esperamos por todos!

A Direcção

Anónimo disse...

tou a sair de aves :) beira