(Tínhamos a intenção de fazer um balanço à prestação do Beira-Mar no final das 3 primeiras jornadas, altura em que o campeonato pára devido aos compromissos das selecções, mas a possibilidade de utilização vs Académica dos mais recentes reforços... alterou os nossos planos.)
Em termos globais, as primeiras impressões são positivas. O Beira-Mar aguentou o impacto inicial da exigente Liga Zon Sagres. Não foi inferior ao Leiria, deu boa réplica ao Porto e as exibições, em ambos os jogos, foram razoáveis. A equipa mantém grande parte das características do ano passado: disciplina, organização, bom preenchimento dos espaços, meio-campo forte, que assegura posse e circulação de bola. Atitude competitiva excelente, sem receio de qualquer adversário. Dá para perceber que há margem de progressão e a expectativa quanto aos novos reforços (pelo menos da nossa parte) só reforça este cenário: A manutenção é possível. Há ainda aspectos a melhorar (óbvio), sobretudo nas 2 áreas: A defesa ressente-se da ausência de Kanu e falta um pouco de qualidade na frente de ataque. Ora... nada de anormal para um início de época.
Rui Rego – “Pegou de estaca”. Depois de uma pré-época regular, apareceu em grande vs Leiria. Fez 2 defesas excelentes e evidenciou segurança durante toda a partida. No Dragão, repetiu a boa exibição. Será o titular, a menos que o possível reforço para a baliza (para fazer face à lesão de Paes) seja, de facto, muito bom.
Danilo/Pedro Moreira – O brasileiro foi titular vs Leiria mas o português deverá “ganhar” o lugar. Danilo, apesar de não nos entusiasmar, cumpriu na estreia, enquanto Pedro Moreira, que esteve lesionado durante grande parte da pré-época, acusou a falta de ritmo no Dragão. A breve trecho regressará à sua forma habitual.
Centrais (Hugo/Yohan/Kanu) – Sem querer diminuir a dupla que jogou no Dragão (que chegou para as encomendas na 1ª jornada)... precisamos de Kanu o mais rapidamente possível. Sem o central brasileiro... Hugo não consegue transmitir a habitual segurança/tranquilidade ao sector recuado. Yohan é jovem, tem valor mas ainda lhe falta aquele “plus” para, por exemplo, estorvar a acção de Falcao no lance do 1.º golo.
Renan – É reforço. E que surpresa a jogar como lateral esquerdo. Renan é um centro-campista que joga preferencialmente pelo lado esquerdo. Foi nesta posição que começou a temporada. No entanto, a lesão de Kanu obrigou-o a recuar no terreno. Cumpriu vs Leiria e jogou bastante bem vs Porto.
Djamal – Principal candidato a jogador mais regular do Beira-Mar - temporada 2010/2011. Sereno, seguro em termos defensivos e não há no plantel auri-negro concorrente à altura na posição de trinco.
João Luiz – Destacou-se na pré-temporada mas nos jogos oficiais ainda não atingiu o mesmo nível. Ainda assim, é daqueles jogadores que não sabe jogar mal. Joga em várias posições do meio-campo e será muito útil durante a época.
Rui Sampaio – Também não sabe jogar mal... mas o melhor jogador da época passada ainda está longe da sua melhor forma. Tem jogado mais sobre a direita do que era habitual. Deverá subir de rendimento no mês de Setembro.
Artur – Mal contra a U. Leiria, razoável vs Porto enquanto teve pernas. Tem de subir de produção para assegurar um lugar no onze.
Wilson Eduardo – Outra bela surpresa. Entrou muito bem contra a U. Leiria, mexeu com o jogo e foi o melhor do Beira-Mar no passado Domingo. É irreverente e está a evoluir de jogo para jogo. Não há comparação possível com o rendimento da pré-temporada. Promete!
Tatu e Rui Varela – Jogadores diferentes. Ambos esforçados e lutadores/trabalhadores na frente de ataque. O brasileiro será aposta quando a partida exija mais velocidade, Varela quando for preciso jogo posicional. A entrada de Ronny e a chegada (anunciada) de mais um avançado poderão retirar margem de manobra a esta dupla. Sobretudo ao português, que parece partir atrás da concorrência (Seixas excluído).
Tinoco, Tiago Barros, Hugo Seixas – Jovens que já jogaram alguns minutos na Liga Zon Sagres mas... dificilmente serão opções regulares do treinador.
Agora... Têm a palavra Ruben Lima, Renan Meduna, Sérgio Oliveira, Ronny, Alex Maranhão (e demais que chegarem até final da janela de transferências) e claro... Leonardo Jardim, que mantém intactas as suas qualidades como treinador. O 4-2-3-1 da época passada deu lugar a um 4-1-3-2, flexível com várias nuances e trocas posicionais. Até ao momento, esta opção (adoptada nas 2 partidas oficiais) teve o mérito de dar consistência à equipa, sem a descaracterizar. Resta saber se a introdução dos novos elementos importará a alteração deste figurino táctico. No Domingo... teremos a primeira resposta.
Força Beira-Mar!
13 comentários:
Vem outro Guarda-Redes?
É possível.
O próprio Leonardo Jardim na conferência de imprensa de lançamento do jogo vs Fc Porto referiu:
“A paragem do guarda-redes (Paes) deixa-nos com dois guarda-redes para 6 ou 7 semanas. Isso é um risco numa equipa profissional. Estamos a tentar colmatar essa perda."
Parabens pelo site.
acho um absurdo mais um guarda-redes depois dizem que não há dinheiro..se há que o POUPEM e paguem as dividas e/ou juntem para no futuro o clube ter uma sede condigna e um pavilhão desportivo bem como piscinas..
quanto ao futebol até ver temos potencial para os nossos objectivos..infelizmente não vou ver o próximo jogo e logo contra os coimbrinhas!!
puxem por mim..espero não faltar a mais nenhum jogo..oxalá perca um grande jogo do beira..se acontecer não fico nada triste :)
FORÇA BEIRA..TODOS AO ESTÁDIO!!
PM
Olá,
http://footinmyheart.blogspot.com/
O que acha do meu blogue? Se concordar podemos fazer uma troca de links
Com os melhores cumprimentos,
Tiago Nogueira
Não me acredito muito que venha outro guarda-redes. É esbanjar dinheiro sem necessidade alguma. Dos reforços realço o Rui Rego, Danilo, João Luiz e Wilson Eduardo. Para o jogo com a Académica a dupla atacante deveria ser Tattu e Wilson para colocar em água a defesa dos coimbrinhas. O Varela é um “peso morto”. Está pesado e lento. O Tattu e Wilson desequilibram com a velocidade e técnica. Por outro lado, julgo que seja a opinião unânime e o único “erro” do técnico, o Rui Sampaio deve jogar de início, talvez em troca com o Artur que neste princípio de época não está em boa forma.
Domingo só a vitória interessa!
Todos ao estádio!
Aveiro e Beira Mar sempre!!!
tragam é um novo treinador, este que volte para a madeira de donde nunca debia ter saido.
PN, o Sampaio jogou de início.
Estava é descaído para a direita, em vez de em posição mais central.
Quanto ao lateral direito, entre Danilo e Pedro Moreira venha o diabo e escolha.
Neste momento, nenhum deles tem condições para assegurar uma boa prestação nessa posição.
De resto, até concordo com os teus outros 3 destaques.
Mas falta muito trabalho ainda.
Domingo é prova de fogo.
Na 2ª quero ver o título "Jardim à beira ria" na crónica do jogo! ;)
Cristo: eu sei que o Rui Sampaio jogou de início, mas refiro-me também ao primeiro jogo onde começou no banco. O Danilo que fez um bom jogo contra o Leiria foi para o banco, embora o Pedro tenha jogado bem. O Artur não anda com o mesmo rendimento. Isso é evidente. O Varela faz-me lembrar o Cardozo: é um peso morto.
Anónimo: vai tu para a Madeira e afoga-te por lá.
Gostava de ver o Jaime no lugar do Yohan. O primeiro golo do Porto o referido jogador ficou-se nas covas.
Quanto ao resto apenas o Artur parece estar em baixo de forma.
Quanto ao treinador penso que está a fazer um excelente trabalho e um dia alguem se vai lembrar que ele passou pelo BM.
Felicidades ao site que possui excelentes conteudos.
AM
É impressão minha ou os jogadores mais chingados na pré epoca tipo Rego e Danilo ( que vinham dum clube que desceu ) eram merda e agora com a sua humildade e trabalho estão a calar os maldizente que vem a este blog?
Acordem o BM não tem cheta e tomara o Beira-Mar ter muito bom jogador da 2ª B em vez das tretas que meteu aí o Baidek.
Chamem o Z33 ele resolve!
Boa Z33!! O Jardim já tem um redes de 17 anos para assumir a baliza!! (Deve ser um bocadinho pior que o Roberto se nao ficava no benfas). Boa Jardim!
agora sim q o jardim vai para a madeiraaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!
Enviar um comentário