FUTEBOL Académica 1 x 1 Beira-Mar BASQUETEBOL Beira-Mar não vai jogar na Proliga em 2011/2012 FUTSAL Torneio » Final: "Os velhos" vencem AFG, por 5-2


terça-feira, 17 de agosto de 2010

Entrevista com Carlos Fangueiro

Carlos Fangueiro, ex-jogador do Beira-Mar, concedeu entrevista ao blogue maisbeira-mar. O atleta emigrou para o Vietname em Maio passado e, para já, a experiência está a ser excelente. Fangueiro acaba de se sagrar Campeão pelo T & T Ha Noi, meses depois de ter sido campeão da Liga Vitalis pelo SC Beira-Mar.

Durante 2 anos envergou a camisola auri-negra. O que de melhor aconteceu neste período?

Foram 2 anos verdadeiramente inesqueciveis. Tive a oportunidade de conhecer bem melhor uma cidade linda, tive a oportunidade de conhecer pessoas fantásticas que me acarinharam desde o meu primeiro momento no Beira Mar, e tive com toda a certeza uma alegria tremenda em representar um clube que me marcou muito pela positiva, um clube pelo qual fiquei fã e apaixonado. Um clube onde me senti bastante útil quando fui o melhor marcador da equipa com 10 golos na primeira época e obviamente muito contente pelo concretizar do sonho, ou seja a subida ao maior escalão do nosso Futebol profissional, na minha 2ª época.

Ser (bi-)campeão no espaço de meses não é para qualquer um.

Sim é verdade. Fui campeão pelo Beira Mar e fui novamente feliz ao ser campeão aqui na super liga no Vietname pelo T&T Hanoi, e tudo isto em apenas 3 meses e meio! Assinei um contrato válido por 3 meses e meio, assim que cheguei cá, a equipa estava já muito bem classificada, estava em 2º lugar a 2 pontos do 1º classificado. Com a minha vinda e com a vinda de outro jogador estrangeiro, a equipa acabou por ficar ainda mais forte e com um espiríto de grupo e entreajuda muito bom. Somos 5 estrangeiros que falamos praticamente a mesma lingua e entendemo-nos na perfeição. Os estrangeiros são: Fangueiro, Cristiano (meu companheiro de equipa no Beira Mar), Gonzalo (Argentino, que também jogou em Portugal alguns anos), Luciano (também jogou em Portugal, na Académica), e um outro Brasileiro chamado Cauê, esteve também ele em Portugal, no Boavista. Os cinco juntamente com os Vietnamitas que temos no plantel conseguimos neste curto espaço de tempo construir uma familia. Daí o sucesso.

Sente-se capaz de continuar ao mais alto nível?

Sim... com toda a certeza posso assegurar que me sinto capaz de jogar ao mais alto nível do futebol profissional. Ainda tenho muita velocidade, tenho muita vontade de jogar, tenho ainda vivas todas as capacidades que me fizeram feliz durante a minha carreira desportiva, e tenho sobretudo a cabeça limpa de qualquer problema, ou seja a junção disto tudo faz-me sentir que ainda posso ser muito útil ao futebol, porque no primeiro momento em que sentir que as minhas capacidades já não são o que eram... confesso que essa será a altura de me retirar.

Muita gente conhece-o do tempo do Guimarães. Houve, em algum momento, a hipótese de voltar à Cidade Berço?

Não. Depois da minha saída do Vitória de Guimarães, não houve mais nenhum contacto no sentido de eu regressar. Toda a estrutura mudou com a saída do Dr. Pimenta Machado...mesmo assim a direcção que entrou na altura abordou-me no sentido de renovar contrato, mas só e apenas se eu aceitasse reduzir o meu salário...Ora eu como parte importante do clube na altura e porque sabia das contratações que estavam a fazer, pagando-lhes avultados vencimentos...eu não aceitei a minha redução salarial; até porque não era dos jogadores mais bem pagos do plantel...daí a minha revolta em não querer a renovação.

Após o campeonato terminar, pretende continuar no Vietname ou voltar para Portugal?

O campeonato aqui no Vietname termina no dia 22 de Agosto de 2010. Continuar é uma hipótese mas confesso que estou a ponderar regressar a Portugal. As saudades da familia são terríveis. Os meus filhos estão numa idade fantástica! já se apercebem de tudo, já conseguem ter comigo uma conversa como se de adultos ja se tratassem...e quando ao telemóvel me dizem a chorar... "pai volta, quero te dar beijinhos e quero te abraçar..." isso é como uma facada no meu peito.

Tem acompanhado o inicio do Beira-Mar na Liga Zon Sagres? Alguma opinião?

Sim, tenho acompanhado e estarei sempre e para sempre atento a tudo a que diz respeito ao Beira Mar. Sei que tiveram uma pré temporada bastante boa, com bons resultados nos jogos de preparação. Uma vez mais, o mister Leonardo vai ter a dificil tarefa de começar praticamente do zero, mas também sei que ele tem valor e capacidade para lapidar jogadores e fazer com que de um grupo de jogadores passem a ser uma autêntica familia. Sei que empataram no jogo de abertura do campeonato, em casa, com o Leiria, que foram sempre a melhor equipa em campo. Sei que demonstraram muita garra e vontade de vencer. Estou confiante num excelente trabalho de grupo e numa época tranquila no sentido de conseguirem a manutençao neste escalão.

Voltar a jogar no Beira-Mar seria uma boa hipótese?

Muito sinceramente... seria fantástico! Daria-me uma satisfação e um orgulho tremendo poder vir a vestir novamente a camisola do S.C. Beira Mar. Estou convicto que poderia dar muito mais de mim esta época do que a época transacta, pois na época anterior tive um problema pessoal que me perturbou bastante. Sinto-me, nesta altura, capaz de exercer a minha profissão da melhor forma, sinto-me capaz de fazer uma época daquelas ao nível das que fiz no Vitória de Guimarães e daquela minha primeira época no Beira Mar.
Tenho no meu curriculum 8 anos de super liga em Portugal, sou portanto um conhecedor profundo do que se pode e deve fazer para se jogar bem na 1ª liga.

O maisbeira-mar agradece a disponibilidade de Fangueiro e endereça felicitações pela conquista de mais um título, desta feita no Vietname.

17 comentários:

Anónimo disse...

parabéns fangueiro tb tinha lido no jogo ele é o maior. e força Fangas e Cristiano que jogou no Beira também!!

Cristo Bujardas disse...

Excelente entrevista.
E uma bela evolução daquele que já era o melhor blog beira-marense.

Só é lamentável que se despachem jogadores com experiência comprovada na SuperLiga para o Vietnam.
E que falta que nos faz um Fangueiro!

A questão que agora se coloca (e que gostaríamos de ver abordada num próximo post) é:
O facto de um júnior do FCP ser emprestado ao Beira-Mar na véspera da deslocação às Antas... é uma coincidência ou um pagamento antecipado? ;)

Anónimo disse...

o Fangueiro é um jogador com personalidade e carácter dentro e fora do campo e que deixa saudades. Vê-se que não vai atrás do rebanho e daquilo que nos inculcam mais ou menos disfarçadamente por quem controla os jornais e a televisão. Já agora sabemos quem são, porque Portugal só tem uma cabeça (o resto é paisagem ...). E quando assim é ..

Sócio do BM disse...

E claro, quem fala assim só pode entrar para a galeria dos jogadores que um dia passaram pelo Beira Mar e deixaram saudades. O Fangueiro, além de um bom jogador e de uma pessoa inteligente, mostra que é um homem a sério, daqueles que cada vez há menos, também na classe futebolística.
Felicidades, Fangueiro!

Anónimo disse...

O Fangueiro é demasiado sério para voltar a um clube cheio de aldrabões vaidosos.

Anónimo disse...

SrºJardim, arranje ai um lugarzinho a este homem, ainda ia fazer boa figura

Anónimo disse...

O Fangueiro para além da qualidade que lhe é reconhecida tem algo que muita falta faz neste plantel do Beira-Mar...experiência de Iª Liga!ainda fazia jeito!

Anónimo disse...

Acho que é mesmo pagamento antecipado e segundo foi falado por um dos nossos distintos directores, o pagamento do "norte" não fica por aqui. Onde estão os que criticam os empréstimos por parte de benfica ou sporting? agora que o clube verdadeiro deles resolveu por jogadores no clube não se manifestam contra?

Anónimo disse...

Excelente entrevista.
Parabéns ao Blog e ao Fangueiro.

Anónimo disse...

E que bom seria voltar a ver Fangueiro no Beira-Mar...

Anónimo disse...

O Rubem Lima, emprestado pelo clube do regime, vem a caminho .....

Anónimo disse...

O FANGUEIRO NO BEIRA-MAR? ERA ÓPTIMO E NÃO TINHAM MELHOR. MAS O AZAR DO FANGUEIRO É NÃO SER AFILHADO DO TEINADOR. POR ACASO O CHINÊS VAI ASSINAR MESMO ALEIJADO NA SELECÇÃO CHINESA? HÁ ESSE SIM É AFILHADO DO TREINADOR . ATENÇÃO FANGUEIRO ELE NÃO QUER SER O BOMBO DA FESTA.

Anónimo disse...

Parabéns!!!!! foi como não podia deixar de ser. Uma vitória merecida.
Q sigam muitos mas muitas alegrias na tua vida.
Volta!

Anónimo disse...

Temos um grande plantel todo ele construído pelo presidente Mário Costa.
O homem merece ser uma homenagem dos sócios.
É a minha humilde opinião.

Anónimo disse...

Fangueiro assinou por um clube cá do distrito. QUAL ? esperai prá ver

Anónimo disse...

O homem ainda hoje jogou no Vietname, não me parece que estando lá tenha assinado seja com quem for!
Já agora, hoje marcou mais um golo.

Pedro Libório disse...

Este jogador com a garra e vontade que tem ainda pode brilhar a alto nível...não dá uma bola como perdida e joga com a entrega e dedicação como se tivesse 17 anos...Felicidades para ti campeão!!!