FUTEBOL Académica 1 x 1 Beira-Mar BASQUETEBOL Beira-Mar não vai jogar na Proliga em 2011/2012 FUTSAL Torneio » Final: "Os velhos" vencem AFG, por 5-2


sábado, 6 de dezembro de 2008

Sugestões e Iniciativas

BILHETES:
Continuamos a referir que o preço dos bilhetes é exagerado, e estamos certos que é um factor que reduz o número de assistência nos jogos. Ter bilhetes a partir de 7 euros para não sócios é exagerado! Até por uma questão psicológica, 5 euros seria um preço justo, e condizente com as condições socio-económico da região de Aveiro. Não somos da opinião, que, por ser ir jogar um derbi, o valor dos bilhetes aumente. Ainda bem que não aumentou, mas continua alto.
Quanto aos bilhetes de acompanhantes, estranhamente abolidos no jogo anterior, achamos que são importantes, embora o factor preço se constitua, também aqui, como fundamental. No entanto o clube tem de repensar a sua estratégia: ou quer assistência no estádio, ou quer aumentar o número de sócios, com uma politica forte e direccionada ao sócio.

Quanto custa ser sócio do Beira-Mar?
Vamos a contas.

Quotas:
Sócio Bancada Norte/Sul: 5€/mês x 12 = 60 €/ano
Sócio Bancada Lateral: 7,5€/mês x 12 = 90 €/ano

Bilhete de jogo para Sócios: 3€/jogo x 15 = 45€/época

Resumindo:
Um sócio paga por ano, só para ser sócio e ver futebol:

Bancada Norte/Sul = 105€/ano (Quotas + bilhete)
Bancada Lateral= 135€/ano (Quotas + bilhete)

Bilhete de acompanhante: 4€/jogo x 15 = 60€/época

FLYER:
Como alguns sabem, para os primeiros 200 espectadores a entrarem no estádio, é distribuído um flyer com um número, que serve para o sorteio que é apresentado ao intervalo do jogo. Ora no nosso entender este modelo está gasto, além de muitas pessoas ainda nem sequer saberem como se processa, pois quem não vê o cartaz do jogo, e quem nunca teve a sorte de chegar entre os 200 primeiros, não sabe do que se está a falar ao intervalo. Achamos por isso que o modelo deveria ser mudado. O esforço despendido para ficar habilitado a um sorteio é diminuto, e até de certa maneira injusto. Mas compreendemos o que esteve na sua origem, mas não nos convencem de que as pessoas vão mais cedo por causa do flyer!!
-

No seguimento do que temos vindo a fazer, sugerimos que o flyer seja dado a quem se apresentar, por exemplo, de cachecol do Beira-mar.
-
Premiava-se quem vai "à beira-mar", e potenciava-se a venda dos cachecois do clube, trazendo uma outra cor ao estádio.
-
ANIMAÇÃO
Sugerimos que a entrega de prémios relativa aos sorteios, seja feita na linha lateral, em pleno relvado, para que todos possam ver os premiados, e que também aja maior participação de todos. Outro tipo de iniciativa que se pode desenvolver ao intervalo, é a marcação de penaltis por parte de uma lista pré-seleccionada da assistência. A baliza poderia ter apenas dois "buracos", pelos quais o marcador teria de fazer passar a bola. Quem marcasse ganhava! Existem muitas outras iniciativas que se podem realizar com baixo custo.

1 comentário:

Nuno Q. Martins disse...

Caríssimos,

Vamos lá ao "debate público":

Dizem-nos, no post, o seguite:
Bilhete de acompanhante: 4€/jogo x 15 = 60€/época

Ora, SÓ OS SÓCIOS é que podem adquirir bilhetes de acompanhante porque são os SÓCIOS que mais pagam e, por isso mesmo, têm essa vantagem que é poder convidar amigos para ir ao futebol por um preço reduzido. Esta iniciativa atinge dois objectivos: É uma vantagem para o sócio e possibilita ter mais gente no estádio.

Preço dos bilhetes:
O SC Beira-Mar é, neste momento, um dos clubes onde ir ao futebol é mais barato ao nível do público geral. Também ao nível da quota mensal para os sócios, é um dos clubes mais baratos da Liga. Está mais do que provado que não é o factor preço que traz maois gente aos estádios (vejam os exemplos dos jogos com o Olhanense e Vizela há três anos. Dois jogos de festa em que foram distribuídos milhares de convites na cidade e a assistência foi de 7000 espectadores). Com a redução do preço, aquilo que se consegue é a desvalorização completa do espectáculo desportivo. Discordo desse caminho "fácil". Defendo que o melhor caminho passa pela valorização do espectáculo, melhorando-o em todos os domínios, de forma a justificar o preço do bilhete que, volto a afirmar, é dos mais baratos que se praticam em Portugal nas ligas profissionais.

Julgo que o melhor caminho é aquele que o Beira-Mar está a prosseguir, ou seja, direccionar campanhas para determinados públicos-alvo que não conflituam com os sócios. Dessa forma, o clube consegue promover e valorizar o espectáculo desportivo, aumentando a receita de bilheteira e interagindo com a sua comunidade.

Resumindo, queremos mais sócios e queremos mais gente no estádio, mas não a qualquer custo. E os dados que temos revelam-nos que estamos a conseguir, sustentadamente, atingir esses dois objectivos. Todas as semanas estão a entrar novos sócios e os sócios antigos, que deixaram de pagar quotas, a recuperar a sua situação. Também, em simultâneo, estamos a conseguir aumentar, gradualmente, a assistência no estádio.

Acredito que outras ideias poderão encaixar-se nesta política. No entanto, os objectivos e a metodologia estão definidos e, face aos resultados positivos que temos vindo a registar, não se justifica proceder a alterações estruturais nesta fase.

Para terminar estes considerandos sobre a bilhética e política de sócios, apenas acrescentar que o SC Beira-Mar é muito mais que o futebol e vai sendo tempo de deixarmos de olhar para os sócios como indivíduos que apenas pretendem ver futebol mais barato. Essa visão redutora que dominou o clube nos últimos anos levou-nos à situação de perda de base social que hoje todos reconhecemos.

Relativamente à proposta de entregar os flyers apenas às pessoas que se apresentem com um cachecól do Beira-Mar parece-me uma ideia interessante. No entanto, temos verificado que já existe um número significativo de pessoas (que tende a crescer) que já chega mais cedo ao estádio para apanhar os flyers.

Quanto à animação de jogos, todas as ideias são bem-vindas. Precisamos é de pessoas que nos ajudem a dinamizá-las.

Um abraço.