No seguimento do repto do nosso leitor, fizemos um balanço das arbitragens nos jogos do Beira-Mar esta temporada. Antes dos casos concretos, temos de fazer algumas considerações prévias:
Em regra, não focamos as crónicas nos árbitros, a menos que os erros ou má actuação seja(m) flagrante(s). Em muitos casos nem sequer referimos os nomes dos árbitros tanto no “preview” como nas crónicas das partidas. Da análise global, resulta que as arbitragens, em prejuízo do Beira-Mar, concentram-se na fase da época em que o Beira-Mar assume, e posteriormente, reforça a liderança.
Uma declaração de interesses: Em termos de SCBM temos um árbitro “fetiche”: Carlos Xistra. Nem é por esta época... é uma questão de memória. Começando pelo princípio (e até por este árbitro), e "fazendo-lhe justiça", temos de referir que Xistra apitou o 1.º jogo oficial da temporada, o Beira-Mar x Freamunde a contar para a Taça da Liga. Resultado: 5-1! O jogo ficou marcado pela “baixas” da equipa adversária. Jorge Regadas, no final do jogo, atirou-se ao árbitro! Colocou em causa o penalty assinalado a favor da equipa da casa - 2-1 (Artur) e algumas faltas/foras de jogo nos golos auri-negros. Talvez por ter dado borbulha... só tivemos de “aturar” Carlos Xistra em Oliveira de Azeméis.
Quanto ao repto propriamente dito: Desconhecendo os contornos de tal animosidade, identificamos um alvo: Elmano Santos. Esteve em duas partidas. Uma em Fátima, vitória do Beira-Mar (4ª jornada) por 2-1. O que nos ficou na memória foram as duas partes distintas. A 1ª do Beira-Mar, a 2ª do Fátima, que por pouco não empatou a partida. Segundo jogo: Beira-Mar x Trofense (10ª jornada, derrota por 1-2). Jogo marcado pelo estado muito pesado e escorregadio do relvado. É certo que assinalou um penalty a favor do Beira-Mar, transformado por Artur (1-0) mas depois... foi condescendente com o jogo faltoso e anti-jogo da equipa forasteira. Consideramos que é um árbitro fraquinho por natureza.
Outras arbitragens que ”deixaram a desejar”:
Beira-Mar x Chaves (7ª jornada, vitória por 2-1) – Luís Catita. Jogo marcado pela lesão de Yartey após entrada a matar de um jogador flaviense que viu apenas amarelo. No cômputo geral, demonstrou as suas limitações como árbitro. Por falar em limitações... temos de recordar João Capela no Beira-Mar – Aves (14ª jornada, vitória por 3-2). Um penalty muito duvidoso a favor do Aves (deu o empate, 1-1) E o 2-2 nasce de uma falta inexistente a meio do nosso meio-campo.
Já com o Beira-Mar na frente... e no ano de 2010 tivemos:
Cosme Machado na Covilhã (16ª jornada - empate 2-2): Penalty inexistente – mão, quanto a nós, não intencional de Rui Varela. Deu o 1-1.
João Ferreira, em Santa Maria da Feira (18ª jornada – vitória por 2-0). Pareceu-nos uma arbitragem “caseira”.
E finalizamos com o “nosso” Xistra em Oliveira de Azeméis (20ª jornada, derrota por 2-1): 1 golo em offside, 2 penalties por marcar e a não expulsão de Laranjeira.
Uma nota para o adiamento do jogo vs Estoril: Analisando a questão apenas em termos psicológicos/motivacionais, a não realização da partida é contrária aos interesses do SCBM. Não veio nada a calhar. (não está em causa se a decisão foi acertada ou não em termos de segurança) O momento: As 2 derrotas consecutivas, o mind game, a necessidade de “matar” o bicho, isto é, regressar às vitórias... impunha a realização do jogo. Assim, a tensão mantém-se até Quinta-feira e transfere-se para um teste teoricamente mais difícil: Em Chaves, onde fomos eliminados para a Taça de Portugal. Hoje, precisamente em Chaves, a Oliveirense empatou a zero, o que não deixa de ser um resultado interessante para a equipa de Pedro Miguel. Segundo rezam as crónicas Jorge Silva esteve, uma vez mais, em grande.
O Portimonense acabou de vencer em Freamunde por 3-0 e assume a liderança (provisória) da Liga Vitalis. Mais um motivo para dizermos que o adiamento do jogo... não veio nada a calhar!
9 comentários:
Ponto prévio: Sou do Beira-Mar, muito mais do que muitos que andam por aí (e nem sou aveirense).
Segundo ponto: Sou também árbitro de futebol (estagiário).
Por isso vou dizer de minha justiça. Este post/crónica é algo infeliz por parte do administrador do blog. Não faz qualquer sentido andar a "disparar" em todas as direcções, culpando os homens do apito como se nós fôssemos os bons, os donos da clara e inequívoca verdade. Fica mal, demonstra falta de conhecimento de causa e, quiçá, falta de alguma ética desportiva.
Talvez tenha esta opinião devido a ser árbitro de futebol e de saber, à posteriori, os contornos daquilo que é arbitrar.
Agora perguntam: Mas será que é difícil de ver que houve jogos em que a arbitragem prejudicou o SCBM? Não, não é difícil e isso efectivamente aconteceu.
A este nível do futebol, não é possível que haja jogos de interesse pessoal para os árbitros? Sim, é possível. Mais, eu nem duvido que existam! Mas eu não acredito que um árbitro arrisque descaradamente a sua reputação e carreira, definindo claramente "clubes-alvo". Os árbitros são constantemente avaliados (às vezes por observadores que têm interesses contrários).
E nós não temos o direito de reclamar e de demonstrar a nossa opinião, se realmente temos "razão"? Toda a gente tem direito à sua opinião. Mas como em tudo na vida, quanto maior o peso público de uma pessoa, identidade e/ou organização, maior a responsabilidade e mais prudência se deve ter em relação às exposições das opiniões, digo eu. Julgo que este blog tem um projecção pública considerável, logo, e sabendo que influencia e "arrasta" multidões, deveria ter a noção de que seria melhor fomentar os visitantes de algumas ideias reais, factuais e eticamente correctas e não espalhar este tipo de intenções que não favorecem em nada o futebol português (que, recorde-se, é dos países que mais evoluiu em termos de arbitragem e tem reconhecidamente dos melhores árbitros europeus e mesmo mundiais). Muitas vezes o problema está na mentalidade do nosso futebol e dos nossos futebolistas e equipas técnicas do que nos nossos árbitros...
Por último, gostaria de dizer que como árbitro de futebol, há também certas situações que deixam a pensar "como é possível?" e corroborar também que, por exemplo, a arbitragem do Sr. Carlos Xistra e sua equipa no jogo de Oliveira de Azeméis foi muito infeliz, pois houve erros crassos em demasia. No entanto, todos temos de ter bem presente que errar é humano; árbitros erram, jogadores erram, treinadores erram... E não são apenas os erros dos árbitros que por muitos que sejam não ditam por si só o resultado dum jogo. Os árbitros são parte de um jogo de futebol e não uns "outsiders" como alguns possam pensar. Por isso julgo ter sido pouco premeditado a publicação deste post e espero, porque sou um visitante assíduo deste blog, que haja mais bom-senso e não apenas uma visão unilateral do futebol. A paixão clubística é enorme e por vezes tem vontade própria, eu sei disso tanto que nos jogos eu próprio insulto por vezes os árbitros ;)
Mas chama-se a isso viver o futebol, que é diferente de analisá-lo e criticar abertamente os seus intervenientes.
Desculpai o testamento mas deixo aqui o meu testemunho e o meu (diferente) ponto de vista.
Sócio nº: 2958
Portimonense allez!!!!
É pena é que os árbitros errem sempre contra o Beira Mar.Para o anónimo das 12:46 a minha gargalhada de desprezo:AHAHAH.
Meira:
Aceito a sua opinião mas não quis "disparar em todas as direcções, culpando os homens do apito como se nós fôssemos os bons, os donos da clara e inequívoca verdade."
Bem pelo contrário. Em resposta a um repto fomos analisar os jogos desta temporada e das notas que tirámos em relação às arbitragens, que muitas vezes nem fazemos. Grande parte dos jogos referidos, o Beira-Mar até ganhou. Os únicos onde perdemos pontos com erros de arbitragem foram na Covilhã e Oliveira de Azeméis.
Quanto à relação entre um árbitro madeirense e o nosso treinador, de facto, corre o boato (nós também já o ouvimos) de que existem más relações. Porquê.. não sabemos.E com Elmano Santos, esta temporada houve um jogo em que ganhámos e outro que perdemos com 1 penalty assinalado a nosso favor. Isso foi dito no post.
Quanto ao Xistra: Quem segue o Beira-mar e tem memória sabe o que se tem passado. Por uma questão de justiça fiz questão de dizer que ele tinha estado no 5-1 vs Freamunde, com eventuais erros a favor do SCBM.
Boa sorte na sua actividade de árbitro. Portugal precisa de bons árbitros. Espero que venha a ser um deles. Pode participar sempre que quiser, no sentido que bem entender. Alías, o Meira é um dos comentadores mais activos do blog.
Que assim continue!
Obrigado!
O Sinhor árbitro(?) estagiário ve-se que é mais um candidato a afilhado de alguém, pena é que a prosa seja uma miséria, mas de certeza que as suas leituras são apenas e só relatórios de arbitrgem.
Quanto á sua qualidade de sócio do BM, com o nº referido, ou enganou-se no nº ou no clube pq o sócio com aquele nº conheço eu bem (se te apanho se te agarro...).
Mudando de assunto: ontem o Chaves deu um show de bola nos Oliveiras e lá estava o careca para servir de estrela à equipa - e dizia a toda a gente "eu vou a todas" (como o Zé Malhoa.
Quando o careca vier a Aveiro ver a bola se não lhe cair nenhuma telha na tola (o Pedro e o Élio amanhã já se vão empoleirar-se e tratar do assunto das telhas) eu faço-he um desenho na dita.
Gajo Quilhado
Todo o mundo anda preocupado com o Beira Mar. Quando andamos na mó de baixo só aparece gente para nos enterrar. Quando andamos cá em cima lá vêm os mesmos coveiros.Deixem respirar o Beira Mar.Parece que incomodamos muita gente(alha).Vamos em segundo, (com menos um jogo) mas por mérito próprio.Iremos subir de divisão, contra tudo e contra todos.Pena foi que o jogo não se tenha realizado.Quinta Feira iremos jogar contra o Chaves e espero que apareça um árbitro com uma boa arbitragem e não um como o Xistra que nos roubou em Oliveira de Azemeis.FOORÇA BEEIRA.
Ao "Sinhor" anónimo das 14h10:
Só lhe tenho a dizer que após acusar a aceitação da sua crítica (tenho pena é que fale/escreva como um arruaceiro, o que é lamentável) julgo que seja mesmo um "Gajo Quilhado". Desafio-o inclusivamente a dizer-me o nome do referido associado ou então a ir à Loja Amarela ou secretaria do Beira-Mar e confirmar quem é o sócio com o nº 2958, porque das duas uma: ou vai ter uma surpresa ou então não vai ter surpresa nenhuma porque só vem para aqui lançar farpas e falsos boatos que nós beiramarenses dispensamos e desprezamos. É que aposto que deve ser dos tais que não paga as quotas atempadamente e que já nem deve saber que os associados do clube foram renumerados...
Só mais uma referência ao facto de o "Sinhor" Quilhado ser mais um infeliz exemplo daquilo que é hoje a crítica popular da arbitragem. É aquilo que se ensina e se passa às recentes gerações: uma imagem negativa do árbitro, que é a pessoa que só lá está para esturvar. Um (irónico) viva à mentalidade futebolística do povo português.
Não se esqueça: sócio nº 2958!
Saudações
em relação ao jogo de chaves o beira mar perdeu no jogo da taça mas foi uma questão de azar, falhar panaltie e um auto-golo não acontecem todos os dias..acho que até é melhor que o jogo seja primeiro em chaves, a equipa não vai jogar com tanta pressão, até porque o chaves não se vai fechar tanto como por certo o estoril em aveiro..vamos lá ver..as coisas começam a apertar..são muitas as equipas passíveis de subir!
PORTIMONENSE ALLEZ!
Enviar um comentário