FUTEBOL Académica 1 x 1 Beira-Mar BASQUETEBOL Beira-Mar não vai jogar na Proliga em 2011/2012 FUTSAL Torneio » Final: "Os velhos" vencem AFG, por 5-2


quarta-feira, 24 de março de 2010

SAD - As questões que importam

O Beira-Mar começa agora uma discussão de extrema importância para o futuro do clube. Marcar a apresentação da mesma aos sócios para dia 26 de Março e 3 dias depois querer aprovar a constituição da SAD é no mínimo estranho. O clube deveria promover um esclarecimento cabal aos sócios sobre a actual situação, bem como quais as premissas de constituição de uma SAD para o futebol profissional do clube. Nada disto aconteceu. A SAD é encarada como uma inevitabilidade... portanto é “comer e calar”... dar a sensação que a constituição da mesma nasce de uma vontade colectiva e fruto de profunda e esclarecida reflexão.

Até agora os motivos que fundamentam a constituição de uma SAD, é por um lado o encaixe financeiro imediato que a mesma pode permitir e por outro o esgotamento do “modelo do clube desportivo”.

Apenas queremos relembrar que os mesmos que hoje defendem o processo de constituição da SAD até há pouco tempo... criticavam a ideia... mas alteraram o seu entendimento depois de terem abandonado funções (ainda em tempos recentes). Mas nós somos... nós e as nossas circunstâncias.

Sem colocar em causa que o legislador incentiva a criação das SAD e que depois dos três grandes mais tarde ou mais cedo os pequenos e médios clubes (que estão com a corda na garganta) seguirão o mesmo caminho e partindo do pressuposto que a constituição de uma SAD é o único passo possível para a salvação do clube... interessa ir mais longe, e deixar de vez as questões teóricas, e pensar no “day after”.

Assim, perguntamos:

Quem são os investidores interessados na SAD do Beira-Mar?

Qual a percentagem que o clube terá na Sad?

O estudo da formação/constituição da sad teve a participação/colaboração de alguma empresa especializada ou o assunto foi tratado avulso, isto é: pergunta aqui e ali/ a este ou aquele?

Quem vai assumir a presidência da SAD?

Como será formada e estruturada a SAD do clube?

Qual vai ser o orçamento para equipa profissional de futebol/SAD?

Quantas pessoas mais vão ser necessárias para o bom funcionamento da organização?

E quando o dinheiro se tornar insuficiente para fazer face às despesas, o que se vai fazer?

Por outro lado:

A SAD é compatível com o regresso ao estádio antigo ou prefere ficar no EMA?

Se optar pela permanência... vai suportar os custos da manutenção do estádio?

Quem tentará negociar com a CMA a já “velha” questão dos protocolos – SAD ou Clube?

Qual vai ser o Projecto para o Beira-Mar - Clube?

Para onde irá o passivo e como vai sobreviver o clube (e respectivas modalidades) face ao mesmo?

Quem vai suportar os (alegados... pelo menos peticionados) créditos dos ex-dirigentes?

14 comentários:

Anónimo disse...

Perguntas a mais para respostas a menos. Comigo a SAD fica pelo caminho.

Anónimo disse...

estou convencido que nem aqueles que estão a liderar este processo conseguem responder a estas perguntas. mais uma fuga em frente no nosso Beira-Mar.

Anónimo disse...

Felizmente que na 6a feira vocês vão aparecer na Assembleia Geral e poderão fazer lá todas estas perguntas.

Não contem é ter resposta para "Quem são os investidores interessados na SAD do Beira-Mar?". Esses irão dar a cara quando houver SAD, não quando se estuda a SAD. Fazer depender a aprovação da SAD do nome dos investidores é um mau princípio.

E muitas das perguntas do género "Qual vai ser o orçamento para equipa profissional de futebol/SAD?", "Quantas pessoas mais vão ser necessárias para o bom funcionamento da organização?" é impossível responder. Isso serão decisões de gestão da SAD.

Nuno Q. Martins disse...

Caros,

Continuo a dar a cara por esta "luta" por acreditar na sua bondade. Relativamente ao agendamento das duas AGs uma em cima da outra, já dei a minha opinião nos comentários do BN e penso que se deveria adiar a AG de votação da proposta para permitir algum debate sobre a mesma.

Existem algumas questões estruturais que foram colocadas neste post que têm resposta na própria proposta, nomeadamente, relativamente à constituição da SAD e ao plano para o clube. Também já deixei um contributo pessoal sobre esta matéria na secção de comentários do BN, no post do João Pedro Dias.

Outras questões, que dizem respeito aos investidores e ao funcionamento futuro da SAD, é impossível responder neste momento. Não está nas mãos de ninguém, neste momento, poder decidir isso. Penso que é já possível traçar um perfil de investidores para a SAD e apontar algumas linhas orientadoras da relação entre SAD e Clube no futuro.

Saudações Beiramerenses.

Anónimo disse...

O que muito pessoal quer é o bota-a-abaixo do BM, para mais tarde dizerem quando estão a ver na TV: Viva o Benfas, biba Oo Puorto ou viva o Sortengue.
A esses o meu burdamerda.
BM Continua.

Anónimo disse...

As SAD´s são uma forma de organização, ou seja, a ferramenta para gerir a coisa.
Nas SA ou SAD é ao Conselho de Administração que compete gerir, por isso é que são SA/SAD. Quem pertence ao Conselho de Administração são os donos do capital. Ao clube, diga-se sócios, compete decidir se quer a SAD e qual o capital que quer entrar.
Aqui estão as respostas.
Antonio José Pina Matos

Anónimo disse...

O Xico Dias é grande mas não é grande coisa - que puxe pelas notas e forme o Clube de basket de Aveiro - serei o sócio nº 2.
Carlos Dias

Anónimo disse...

Nogueira Leite afirma-se contra a implosão do Estádio Municipal de Aveiro.Aveiro 2010-03-24 18:07:47
O economista Nogueira Leite lembra que sempre considerou a construção do estádio municipal de Aveiro um erro mas, agora, manifesta-se contra a demolição como solução para o problema.

Diz que a Câmara de Aveiro tem que fazer um esforço para dotar o estádio de uma gestão mais dinâmica que permita a sustentabilidade: “Dá-me a ideia de que a Câmara de Aveiro, e toda aquela estrutura concelhia, está com pouco dinamismo e é preciso encontrar soluções. A implosão do estádio não me parece que seja um bom exemplo para as gerações futuras. Gastar 40 ou 50 milhões de euros que terminam num monte de destroços, será uma herança demasiado pesada para as gerações futuras. Já que houve vontade de construir o estádio, agora temos a obrigação estrita de ter a capacidade para resolver o problema”.
in Terra nova

Anónimo disse...

Só o estratega do Élio, o tal Ulisses, é que quer a implosão.

Pedro Alcaide disse...

"Uma questão de liderança" Estreia 5ª Feira 25 de Março - 18:30 - SPORT.TV1
Quando foi contratado por Mano Nunes para treinar o Beira-Mar, eram poucos os jogadores de Aveiro que conheciam Leonardo Jardim. Fary nunca tinha ouvido falar dele e Hugo pensava que o novo treinador tinha bigode.
Leonardo Jardim, 35 anos, madeirense de Santa Cruz, não tem nem nunca se apresentou de bigode, é um desconhecido do futebol português, mas tem coleccionado sucessos atrás de sucessos por onde passa. Sempre de uma forma discreta.
Já foi apelidado de José Mourinho da Madeira, já venceu uma Taça da ilha frente ao Marítimo, já fez a festa da subida à II Liga com o Chaves e está na linha da frente para fazer regressar o Beira-Mar ao principal escalão do futebol português.

O ReporTv foi conhecer um treinador pouco amigo dos jogadores que não está no futebol para fazer o papel de bom rapaz.
Apesar do vazio directivo, apesar dos 3 meses de salários em atraso e da rescisão colectiva que foi anunciada, Leonardo Jardim e companhia seguem na frente da II Liga. E os jogadores não têm dúvidas em apontar o treinador como o principal responsável pela boa campanha da equipa.
“Uma Questão de Liderança” é a história de um madeirense que começou a treinar seniores com 21 anos e que se tornou o mais jovem treinador português a conseguir o certificado de nível 4 do curso de treinador. Tinha apenas 24 anos.


6ª Feira - 26 de Março - 19:30 - SPORT.TV1
2ª Feira - 15 de Março - 13:10 - SPORT.TV2

Reportagem: Jaime Cravo

Fonte: http://www.sporttv.pt/Programas_SPTV/Reportv.asp

+ beira-mar disse...

Obrigado pela informação

Programa a não perder!
Já vimos o spot promocional e tudo indica que será uma reportagem muito interessante!

Cumprimentos!

Anónimo disse...

fonte sport tv? o que escreveu esta na integra no jornal a bola .

Anónimo disse...

ja vi a reportagem

Excelente!

Anónimo disse...

Os clubes da Liga Sagres e da Liga Vitalis têm de fazer prova da inexistência de dívidas a futebolistas e treinadores até 24 de Maio para poderem inscrever-se nos campeonatos da próxima temporada, anunciou hoje a Liga.


e agora b,m,?como vai ser ?
ides pedir € a quem? lol