FUTEBOL Académica 1 x 1 Beira-Mar BASQUETEBOL Beira-Mar não vai jogar na Proliga em 2011/2012 FUTSAL Torneio » Final: "Os velhos" vencem AFG, por 5-2


segunda-feira, 5 de abril de 2010

Entrevista com Tozé Bartolomeu (I Parte)

.
O entrevistado de hoje é sobejamente conhecido e reconhecido por todos. Chama-se António José Bartolomeu e foi através dele que escutámos inúmeros jogos do Beira-Mar. Não lhe chamamos grande beiramarense por duas razões: desde logo, porque o próprio não aprecia a expressão, segundo porque não é grande... é Enorme! Homem de paixões, em especial de duas: O Beira-Mar e a rádio. É precisamente por estas que se inicia a presente entrevista:
.
Começamos pelo SC Beira-Mar e por perguntar como começou a sua relação com o clube do nosso coração?
Permitam-me opinar sobre a designação de "grande beiramarense". Não me considero grande beiramarense. Apenas beiramarense no sentido puro. Para mim "grande beiramarense" é aquele que se presta a sacrifícios para conseguir pagar o quota de associado, que tem dificuldade em pagar o bilhete para ir ao jogo. Que deixa de adquirir objectos de interesse pessoal para cumprir o seu sentido de associado do Beira-Mar. Sou a favor da união entre beiramarenses (todos), mas tenho visto por aí gente (muito pouca, felizmente) que se denomina de "grande beiramarense" mas afinal não é "grande coisa".
Agora, vamos à questão inicial. A relação com o Beira-Mar iniciou-se desde que me conheço. Quando era miúdo era levado aos jogos pelo meu pai. Ainda o "Mário Duarte" era pelado. Tempos de Diego e Garcia, entre outros.
.
Quando é que dá os primeiros passos na rádio?
Comecei por fazer um comentário semanal para um programa na Rádio Independente de Aveiro. Posteriormente tive aí um programa que se chamou "Olhó Balão", de parceria com outros amigos. Tenho saudade desse programa.
.
E quando é que as duas paixões se cruzam?
Estavamos no princípio das rádios locais. Pediram-me para ir fazer reportagem a jogos de Andebol e de Futebol do Beira-Mar, sem relato completo. Paulatinamente fui fazendo pequenos excertos de relato numa modalidade e noutra, que gravava em casa. Passei muitas horas em auto-crítica e ouvindo atentamente os profissionais do relato, alguns deles meus amigos hoje. Só passei para relatos completos um ano depois e com a certeza de evitar as "brancas", terríveis em rádio. Ser beiramarense não me tira o poder de isenção num relato, mas os resultados tocam-me profundamente. Quando o jogo é longe e o Beira-Mar ganha, faço uma viagem de regresso maravilhosa, mas se perde sinto-me abalado e é penoso o tempo de viagem. Estou há quase 19 anos na Rádio Terra Nova e estive cerca de 8 anos na Rádio Independente de Aveiro. Relatos completos existem há mais de 25 anos.
.
Como é que surgiram expressões como o "TGV de Aveiro" ou o famoso "golo, golinho, golão"?
O "TGV de Aveiro" só surgiu neste campeonato. Considero o chinês Wang Gang um promissor jogador e, não esqueçamos, tem contrato com o Beira-Mar (não é emprestado). A sua rapidez está em consonância com alta velocidade... de TGV.
O "golo, golinho, golão" aconteceu num livre marcado pelo brasileiro Bugre (nos livres era o "dono da bola"). A bola foi colocada sobre a linha do círculo central, no meio-campo adversário. Bugre rematou dali e a bola entrou no canto inferior esquerdo da baliza. Os elementos da imprensa ficaram estupefactos. Eu disse: "isto não é um golo, nem é um golinho, é um golão". Soou-me bem e repeti: "golo, golinho, golão" até hoje. É designação que deixo apenas para o Beira-Mar. Esse jogo foi nas Caldas da Rainha.
.
Tantos anos ligado ao Beira-Mar e à rádio certamente que terá vários episódios caricatos para contar. Pode confidenciar alguns deles?
Tenho vários, mas estou a pensar em deixá-los para um livro de memórias. Conto apenas um em 1989 na viagem do Beira-Mar à América. Aliás, há muitas coisas interessantes para contar sobre essa viagem. O Beira-Mar participou num torneio que venceu. Pela diferença horária não era possível fazer directos de rádio porque seriam poucos os que às duas da manhã se disporiam a ouvir um relato do Beira-Mar num torneio. Assim relatei os jogos para um gravador, voltando ao hotel para passar por telefone para Aveiro. A diferença horária fez então das suas, deixando-me adormecer antes de chegar ao intervalo, não virando a cassete. Isso obrigou a que quem estava no estúdio aqui, não dormiu nas duas noites e desesperou pela chegada da manhã para que eu pudesse mandar as segundas partes. Os relatos foram colocados aqui, em reposição, no dia seguinte durante a tarde. Curiosamente tive dois comentadores de alto gabarito nesses jogos. O doutor Armando França, que na altura era elemento de uma comissão de justiça da Federação Portuguesa de Futebol e o engenheiro Azevedo Félix que, na condição de responsável das equipas jovens da Federação Portuguesa de Futebol se tinha acabado de sagrar campeão do mundo pelos nossos juniores.
.
Viu e acompanhou, ao longo dos anos várias equipas do Beira-Mar. Em sua opinião, qual a melhor?
Todas! Cada uma á sua maneira tentaram dignificar as cores beiramarenses e, como tal, todas me merecem o maior respeito. Tenho pena que a de 1991 não tenha conseguido vencer a Taça de Portugal, porque bem merecia.

Lançamos 1 desafio... o seu dream-team do SCBM: o melhor 11 de sempre em 4-4-2 ou 4-3-3. E respectivo treinador.
Não seria correcto da minha parte designar 11 jogadores, quando tantos fizeram história no clube. Correndo o risco de me esquecer de alguém, recordo alguns nomes: na baliza o Violas, o José Pereira, o César, o Quim, o Domingos e o Palatsi; jogadores de campo: Manecas, Almeida, Evaristo, Manuel José, Soares, Inguila, João Domingos, Diego, Garcia, Gaio, Colorado, Jorge Silvério, Ribeiro, Dinis, Redondo, Marques, Nelson Moutinho, Nartanga, Bugre, Camegim, Abdul, Alan, Dino, Abdel-Ghany, Petrov, Jorge Neves, Jarvas, Pitico, Américo, António Sousa, Ricardo Sousa, Veloso, Bosinosky, pedindo desculpa a outros que a minha memória atraiçoou.Quanto a treinadores: Anselmo Piza, Manuel Oliveira, Fernando Vaz, Vitor Urbano, António Sousa, Carlos Carvalhal, Paulo Sérgio e Leonardo Jardim.

16 comentários:

Anónimo disse...

Ganda Tó Zé por ele e com ele o BM nunca se "calará".
BM Sempre e na Primeira

Anónimo disse...

se o beiramar emitir uma colecção este é um dos cromos.

Anónimo disse...

Só kero dizer:
Obrigado TÓ-ZÉ por pertenceres ao mesmo clube k também amo.
K a garganta nunca te doa ao gritares "golo, golinho, golão"
Todos devemos reconhecer o teu trabalho, a tua dedicação e o empenho que tens tido por este clube que só alguns adoram.
"Parir é dor criar é amor".
Força Beira
DM

Anónimo disse...

Ao meu guro e mestre na Terranova o meu abraço!
É uma honra trabalhar contigo!
Um abraço amigo
Pedro Martins

Anónimo disse...

Venha lá a parte II, até agora só triavilidades.

Anónimo disse...

Grande To Zé!

Mesmo quando vou ao estadio, ouço sempre o relato na Radio Terra Nova

Anónimo disse...

CNAD fez quarta visita da época ao Beira-Mar
J.M.V.

O Beira-Mar teve ontem a quarta visita do CNAD, esta época, para um controlo anti-doping de surpresa no treino que não contou com Fabeta e Diarra (mazelas físicas). Com os habituais titulares em trabalho específico, o técnico Leonardo Jardim viu um misto de jogadores menos utilizados e jovens do satélite Avanca vencer (3-1) uma equipa de esperanças dos brasileiros do Valeriodoce, que estagia em Portugal.

dexem o Beira Mar em paz! Força Beira Mar!

Anónimo disse...

O que é o CANARD?

Anónimo disse...

O Tozé merece mais respeito, estamos a falar de um radiofonico e a que proposito viramos par cnad?
para valerriodoce?canard?
Que palhaçada é esta?

Anónimo disse...

Sou emigrante desde 2004 e sou doido pelo Beira-Mar.

Bendita Terranova e abençoado Tó Zé Bartolomeu que me massajam a dor das saudades ao fim de semana, através dos relatos online.

Como eu há muitos mais por esse mundo fora.

Muito obrigado.

Anónimo disse...

"Desportivamente seu, Tozé Bartolomeu".

Anónimo disse...

Falam, falam, falam...

Anónimo disse...

vejam esta noticia:

http://www.onoticiasdatrofa.pt/nt/index.php?option=com_content&view=article&id=5716:adepto-do-beira-mar-entrou-com-tocha-de-fumo-no-estadio&catid=168:desporto&Itemid=414

Anónimo disse...

E o culpado da tocha foi o ToZé?

Anónimo disse...

Tó Zé Bartolomeu será sempre o perpétuo, o vitalício, 12º Jogador do SCBM

Anónimo disse...

Esqueceu um grande central PINHO.
também conhecido por "Vitacola"
Grande jogador oriundo das melhores escolas do Distrito.