FUTEBOL Académica 1 x 1 Beira-Mar BASQUETEBOL Beira-Mar não vai jogar na Proliga em 2011/2012 FUTSAL Torneio » Final: "Os velhos" vencem AFG, por 5-2


quinta-feira, 8 de abril de 2010

Entrevista com Tozé Bartolomeu (II Parte)

Como encara o facto da Terra Nova (que, em bom rigor, nem é da cidade de Aveiro) ser a única rádio a acompanhar o dia-a-dia do beira-mar, incluindo relatos dos jogos?
Não faço diferença por essa particularidade, nem acho que deva ser levada em conta. Isso levava-nos a questionar onde existe maior número de associados do Beira-Mar, para além de questões de centralidade. Como facilmente será entendível, a Gafanha da Nazaré até fica mais perto do Estádio Mário Duarte que a maior parte das freguesias do concelho de Aveiro. Mais, o tempo dos bairrismos exacerbados já lá vai. Defendo uma grande complementaridade entre os concelhos de Aveiro e Ílhavo, pela proximidade e porque, como é do conhecimento geral, muitos aveirenses trabalham em Ílhavo e vice-versa. No facto de ser a única rádio a acompanhar o Beira-Mar, tenho pena. A concorrência havida anteriormente com a "moliceiro" e com a "aveiro fm" foi sempre salutar e obrigava, a todos, na corrida à informação pelo Beira-Mar.
.
Desde a sua fundação, o Beira-Mar viveu vários momentos de crise. Consegue recordar-se de alguma situação-limite comparável com a que vivemos nos meses de Setembro-Outubro-Novembro de 2009?
Sim, já houve outras situações de crise comparáveis, ou até superiores, mas com maior ou menor dificuldade foram ultrapassadas. A que me marcou mais, fez extinguir o Andebol do clube. A sensatez dos sócios sempre prevaleceu, conseguindo-se soluções para a viabilização do clube.
.
Em sua opinião, qual o motivo a que se deve o distanciamento entre a cidade e o clube?
Vários serão os motivos. Desde um certo comodismo que se verificava no acesso ao anterior estádio, à permanência na 2ª Liga, passando pelo momento conturbado em termos financeiros e pelo desemprego existente. Não acredito que seja pela distância até ao novo estádio. Com efeito, se o estádio "é perto" para ver jogos com as equipas grandes, não pode ser "longe" para ver e apoiar o Beira-Mar.
.
Qual a sua opinião quanto à (possível) constituição de uma SAD para o futebol profissional?
Ainda não tenho opinião formada, embora espere e deseje que as decisões a tomar sejam muito ponderadas. Já afirmei na RTN parecer-me que tanto os defensores da SAD, como os defensores de uma direcção, estão a construir a "casa pelo telhado". Em primeiro lugar deveriam apresentar os seus investidores ou os seus candidatos para aquilatarmos os projectos e a credibilidade pessoal. Todos estão a querer avançar com as mãos cheias de nada.
.
Quanto à equipa e treinador actuais... qual a sua análise? Confiante na subida de divisão?
Confesso que têm sido uma magnífica surpresa. Considero Leonardo Jardim um treinador com enorme potencial e com um futuro promissor. A equipa é equilibrada. O facto de existirem jogadores cobiçados, demonstra a sua capacidade técnica. Estou confiante na subida de divisão, embora receoso das jogadas de bastidores. A demonstração de vitalidade do clube precisa do apoio dos simpatizantes nos jogos que faltam. É importantíssimo continuar a mostrar a todos os agentes desportivos que o Beira-Mar é o clube com maior assistência aos jogos.
.
No seu entendimento até onde pode chegar o Beira-Mar, em termos de futebol profissional?
Gostei de ouvir Ribau Esteves, presidente da Comunidade Intermunicipal da Ria de Aveiro, a referir a importância do Beira-Mar para toda a região. A par deste apoio outros poderão surgir apontando no mesmo sentido. A acontecer a subida, que se deseja, é importante tornar o Beira-Mar no símbolo da região, como acontece com outros clubes. Se assim fôr, dentro de meia dúzia de anos poderemos ter o Beira-Mar a lutar por um lugar do meio da tabela, da 1ª Liga, para cima. Esta situação, em termos económicos para a região, também faz retirar dividendos positivos. É assim a "indústria" do futebol e, como tal, a região de Aveiro não se pode dar ao luxo de desperdiçar.
Por último, até quando teremos o Tozé Bartolomeu a relatar os jogos do nosso Beira-Mar?
Enquanto me quiserem e a voz deixar.
.
Agradecemos a disponibilidade de António José Bartolomeu e realçamos que foi uma honra para o maisbeira-mar entrevistar tão marcante individualidade do Sport Clube Beira-Mar

5 comentários:

Anónimo disse...

Resumindo, sobre os problemas quentes não tem opinião.
É o protótipo de quem quer estar com todos.
Laranjal

Anónimo disse...

Oh Laranjola o que é que pretendias? Para fazer beiça já nos basta a Moura Moniz.
Jokinha

Anónimo disse...

O Sr Dr Pedro Ferreira que mudou de pelouro da CMA, em relação ao último mandato dada a sua competência é o actual Presidente da EMA a custo zero e paga do seu bolso o tratamento da erva do campo de futebol; até já o vi de pá e ancinho a ajudar os profisionais de jardinagem e até ele a colocar à mão bosta de cavalo, para o relvado ficar mais viçoso. Ele até sabe que o próximo jogo do BM é com o S.ta Clara - grande adepto. Não pode é ir ver o jogo in loco porque tem de levar a esposa à Feira de Março a comer farturas e beber um branquinho mas vai levar o seu portátil e ouvir o relato do Tó Zé

Anónimo disse...

O Pedro ficou sem as finanças da camara, ficou sem os autocarros e meteram-no no estádio, só faz asneiras. Cortar a relva no periodo pascal? não, a relva não cresce nesse periodo.

Anónimo disse...

Concordo com o ultimo anonimo. Ferias sao ferias, e obvio que a relva tirou ferias, entre uma semana no algarve a umas visitas a feira de março n da tempo para crescer.