FUTEBOL Académica 1 x 1 Beira-Mar BASQUETEBOL Beira-Mar não vai jogar na Proliga em 2011/2012 FUTSAL Torneio » Final: "Os velhos" vencem AFG, por 5-2


domingo, 10 de agosto de 2008

Beira-Mar 2 - 0 Gondomar (4-5 após g.p.)

Esforço inglório.

O Beira-Mar apesar de ganho por 2-0 a partida, foi eliminado da Taça da Liga pelo Gondomar. (Não adianta muito falarmos agora do(s) critério(s) de desempate... quem se lembrou disto não perceberá muito do fenómeno do futebol... mas essas são outras contas)
Atendendo aos 2 jogos realizados, parece-nos que passou a pior equipa.

O Gondomar, que teve a sorte do jogo na 1ª mão (3 golos em 3 remates, para além de ter retirado vantagem das inúmeras ausências do Beira-Mar e da expulsão de Fary), hoje veio a Aveiro para perder por poucos e dar um festival no que diz respeito à arte de "bem saber dar pancada" com a complacência do árbitro. Tanto na 1ª parte mas sobretudo na 2ª, cada vez que o Beira-Mar construía alguma jogada de perigo, os visitantes tratavam de arrumar a questão, recorrendo, sucessivamente à falta.

Mas vamos, então, ao jogo:

O Beira-Mar alinhou com Palatsi, Sousa, Jaime, Yohan, Fernando Diniz. Levato, Lourenço, Rui Sampaio, Fangueiro, Artur e Fábio Nunes.


Tónica do jogo: Beira-Mar a dominar, Gondomar a defender e a distribuir “lenha”, e de quando em vez lá se lembrava de contra-atacar. A 1ª jogada de perigo do Beira-Mar surge aos 13’ (boa combinação pelo flanco esquerdo), com resposta do Gondomar aos 18’ (cabeceamento ao poste). Faltava alguma velocidade e profundidade ao ataque auri-negro, amputado pelas ausências de Fary e Ricardo Sousa. O Gondomar defendia com todos os jogadores atrás da linha da bola, o que reduzia (e de que maneira) os espaços. Quando já todos esperavam o nulo ao intervalo, surge o 1.º golo do Beira-Mar, através de Rui Sampaio (jovem voluntarioso) no seguimento de jogada de insistência, após mais uma falta dos Gondomarenses, lance a que o árbitro deu a lei da vantagem.

Na 2ª parte: Mais do mesmo, embora o jogo do Beira-Mar tenha subido de qualidade com o acréscimo de velocidade e de lances pelos flancos, empurrando, assim, cada vez mais o Gondomar para a sua área. Os visitantes, à medida que o tempo passava, visivelmente desgastados fisicamente, abdicaram de atacar, limitando-se a defender, não hesitando em recorrer à falta por forma a anular as iniciativas dos Aveirenses. Samson e Carlos Viana podiam ter sido expulsos, tantas faltas fizeram. Sousa, em nosso entendimento, mexeu demasiado tarde. As apostas em Tiago Lemos, Wegno e Dedé (saíram Rui Sampaio, Fábio Nunes e Fernando Diniz) foram acertadas, mas sobretudo o miúdo Dedé poderia ter entrado mais cedo. Já quase a terminar a partida…jogada de contra-ataque, Artur abre na direita para Sousa, este vai à linha, cruza com conta peso e medida para a cabeçada fulminante de Dedé! Era o 2-0 e o delírio nas bancadas! O Beira-Mar tinha conseguido anular a desvantagem na eliminatória, de forma inteiramente justa, refira-se. Veio então o apito final e os tão badalados penalties, que tanta tinta fizeram correr durante a semana, à conta das trapalhadas da Liga.

Todos marcaram à excepção de Artur, curiosamente o jogador que mais se evidenciou durante a partida.

O Beira-Mar fica pelo caminho mas deixa boas indicações para a presente temporada.
Hoje, os jogadores deram tudo, demonstrando excelente atitude e alguma qualidade: Registamos a juventude da dupla de centrais, que deu boa conta de si, o bom trabalho de Levato, Rui Sampaio e Lourenço a meio-campo e a boa exibição de Artur (o mais esclarecido e o melhor em campo).
Nota (já não tão positiva) para Fangueiro (longe da melhor forma), Fernando Diniz (já o vimos fazer melhor) e Fábio Nunes (apesar de ter jogado algo desamparado na frente).


Centremos, pois, atenções na Liga Vitalis cujo início terá lugar a 24 de Agosto. A competição que verdadeiramente interessa, sem querer escamotear as utilidades motivacionais e financeiras decorrentes do acesso à fase de grupos da Taça da Liga. Acreditamos que o Beira-Mar daqui a 15 dias estará (ainda) mais forte, atendendo ao regresso de Fary e à previsível chegada dos certificados internacionais de Kanu e Cristiano. Dúvida quanto à recuperação, em tempo útil, do Ricardo Sousa.
Reiteramos a qualidade do plantel, o curto espaço de tempo em que o mesmo foi construído, o seu reduzido custo e a nossa confiança na equipa. Já se sabia que o início não iria ser fácil. A Liga Vitalis é uma prova de regularidade, em que é fundamental ganhar os jogos em casa e empatar fora. A equipa tipo do Beira-Mar tem condições mais do que suficientes para cumprir tal desígnio, podendo, assim, figurar nos lugares cimeiros do campeonato.

* Por último, nota para algo que julgávamos que não iria acontecer: As longas filas nas bilheteiras com o jogo já a decorrer. Não sabemos qual a origem de tal problema, mas é um cenário que não se poderá repetir no futuro.

12 comentários:

Ga b riel Ba lta zar disse...

Quanto ao jogo não tenho nada a dizer. Só neste país para a lei dos golos marcados fora desaparecer. Os espanhóis, iatlianos e ingleses interessados no futebol português devm-se rir do nosso país ao verem tal cenário. Uma equipa que perde 3-1 fora e ganha 2-0 em casa é eliminada de uma competição por desempate de penalties. É impensável este tipo de acontecimentos nas grandes competições da Europa.

Quanto às filas nada a dizer: Porquê? Vou apontar algumas razões:

1. Os bilhetes podem ser adquiridos durante a semana nas lojas amarelas, aí não há filas;

2. A impaciência de alguns sócios. Insultam quem está do outro lado a trabalhar e sob pressão. Assim até eu me enganava facilmente a tirar bilhetes, ou com os trocos;

3. Inexperiência de algumas pessoas que trabalham nas bilheteiras que ao verem o povo aveirense chegar à última da hora a formar longas filas perto do início do jogo não conseguem dar "vazão" à "caixa".

4. Quem não se lembra ou não pode adquirir os bilhetes durante a semana prefere comprá-lo no estádio, muito bem. O que está mal é chegar em cima da hora esperando que o "rapaz" ou a "rapariga" que estão do outro lado faça o milagre de atender 150 pessoas em 5 minutos que resolveram chegar em cima da hora.

5. Dados os problemas acima enunciados a Organização do Jogo deveria abrir mais uma ou duas "caixas" com pessoas a atender os sócios e simpatizantes.

Portanto não podemos como ouvi hoje no estádio culpar a Organização do jogo por tudo e mais alguma coisa! Temos de olhar para nós e saber o que podemos nós fazer também. Por exemplo nuns 5 minutos a uma quinta ou sexta-feira, ou memso sábado ir ao estádio antigo e adquirir o nosso bilhete.

Não podemos é deixar tudo em cima da hora, reclamar aos sete ventos que está tudo mal e chegar á nossa vez de sermos atendidos e atrasar ainda mais as filas! Proibitivo é o comportamento de alguns sócios que como vi hoje enfrentam a segurança como se tivessem a enfrentar um bandido.

Cumprimentos à Admin. + Beira-Mar

Anónimo disse...

de acordo com o comentario anterior. este problema não é de agora. É dos BEIRAMARENSES e é preciso assumi-lo de uma vez por todas!! Comodismo dá nisto.

PSS

Anónimo disse...

Quanto ao jogo, concordo perfeitamente com tudo o que escreveu à excepção de Fangueiro, que considero um "trabalhador", se não esteve no seu melhor, esteve muito bem. Tive imensa pena de Artur, não merecia. Os adeptos compreenderam. O árbitro foi um "cegueta" perante tanta "lenha", temos de lhe oferecer cartões...gostei muito do jogo. Perdemos mas saímos de cabeça levantada. Acredito neste grupo. Sente-se união, partilha, sentimento de grupo entre os jogadores, apesar dos diferentes currículos, experiências e idades.Temos gente.
Maria Oliveira

Anónimo disse...

Bom jogo.
Boas exibiçoes individuais e colectiva.
O defesa esquerdo continua a ser um problema. A solução pode ser o Cristiano já que tanto o Jaime como o Tavares resolvem.
Má organização nas bilheteiras.
Boa organização nas entradas.
TTT

Anónimo disse...

Bom jogo.
Boas exibiçoes individuais e colectiva.
O defesa esquerdo continua a ser um problema. A solução pode ser o Cristiano já que tanto o Jaime como o Tavares resolvem.
Má organização nas bilheteiras.
Boa organização nas entradas.
TTT

Anónimo disse...

Sem prejuízo de algum comodismo dos aveirenses, parece-me absolutamente fundamental abrir pelo menos mais três bilheteiras em dias de jogo.

Afinal precisamos ou não precisamos de adeptos?

E para quando abrir as portas à juventude que frequenta as nossas escolas e estabelecimentos de ensino básicoe secundário.

Queremos ou não queremos criar novas fidelidades e novos públicos?


Quem são os futuros sócios de amanhã?

Mas acho que a Direcção está a fazer um trabalho muito positivo.

Só falta limar arestas.

Fizemos um bom jogo. Como diria o outro, um jogo sério. Ah, e o Fangueiro jogou bem ....


Saudações beiramarenses


Luis Dias

Anónimo disse...

1. Equipa
Está a ser construída, pois começou do zero.
Quando há muito poucos meses vivíamos o pesadelo de ver desaparecer o futebol profissional de Aveiro, a mudança operada é excelente.
É claro que o actual plantel e equipa técnica nos darão bastantes alegrias.
No final do campeonato faremos contas.

2. Arbitragem
Continuo a não discernir se é má-fé ou incompetência, mas que o relvado esteve "inclinado", disso não há dúvidas.
Não digam que é por falta de profissionalização, pois ao que ganham podiam assumir-se como profissionais.
O problema é de formação. Seria bom que a Faculdade de Ciências do Desporto tivesse uma licenciatura em Arbitragem, com Mestrados em Futebol, Basquetebol, etc. Pelo menos ao nível de campeonatos profissionais devia exigir-se formação superior.

3. Bilheteira
Como tinha as quotas em atraso e necessitava de bilhete, cheguei às 15h30: fui imediatamente atendido e havia guichets sem fila.

Elias Roberto

Anónimo disse...

Luis Dias - escolas? - em Agosto os alunos estão de férias. Para quando? se houver entendimento e na altura própria. Levar os meninos das escolas ao futebol não é assim tão prático/fácil... acredite. Um exemplo: pais a entrar com bilhetes oferecidos ou mais baratos dos alunos... Isso não é novo no BMar...

PSS

Anónimo disse...

Caro PSS,

Claro que em Agosto está fora de causa.

Mas creio que não seria difícil controlar as "fraudes" apondo um carimbo nos bilhetes "oferta escolas" em que só seriam franqueadas as portas a menores com cartão de estudante, já agora, por exemplo, com entrada circunscrita à bancada situada à frente da bancada dos sócios.

E quem diz escolas do secundário, diria escolas universitárias. Temos um Universo de 10 000 alunos (formação inicial) só na UA.

Permitir a aquisição de bilhetes, por exemplo a 2 euros através de um protocolo com a AAUAV, talvez não fosse desajustado.

O que é preciso é criar "dinâmicas".

Se ficarmos de braços cruzados ...

Saudações beiramarenses.

Luis Dias

M

Anónimo disse...

O Beira mar vai ser repescado para a taça da liga. O Gondomar vai ser hoje despromovido.

MC disse...

O Gondomar não é despromovido hoje... Hoje só se vai decidir quem vai decidir... Confuso? É o futebol português no seu melhor...

Anónimo disse...

É o que temos...