FUTEBOL Académica 1 x 1 Beira-Mar BASQUETEBOL Beira-Mar não vai jogar na Proliga em 2011/2012 FUTSAL Torneio » Final: "Os velhos" vencem AFG, por 5-2


quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Beira-Mar x Covilhã

Pontapé de Saída na Liga Vitalis!

Beira-Mar e Covilhã têm a honra de abrir a competição a uma invulgar Quinta-feira.

Apesar desta prova ser uma autêntica maratona, é sempre bom entrar a ganhar, ainda por cima, jogando em casa.
Só que este Beira-Mar versão 09/10 de Leonardo Jardim, ainda em fase de construção, é uma verdadeira incógnita. O rendimento da equipa oscila entre o 8 e o 80, sendo muito difícil projectar que Beira-Mar teremos tanto amanhã, como ao longo da temporada.

Com efeito, ainda desconhecemos o real valor desta equipa. Por certo, não será nem o 5-1 (obtido em circunstâncias especiais) vs Freamunde nem os sucessivos 3-0 que tem sofrido (jogos pré-época incluídos, com as devidas salvaguardas).
Estamos na mesma “onda” daqueles que acreditam na equipa e no treinador mas isso não invalida pedirmos, a ambos, para não inventar.
Achamos que foi precisamente o que aconteceu no jogo da 2ª mão.

Depois de ter passado a pré-época a jogar, a maior parte do tempo, em 4-3-3, com um início conturbado: muita gente a entrar, muitas derrotas e golos sofridos, não é muito aconselhável, mesmo com uma vantagem de 5-1 (o que até propicia o relaxamento dos jogadores) apostar num 3-5-2 que é um sistema complicado, ou que pelo menos demora a tempo a funcionar, só porque o jogo treino anterior... até correu bem (vs Nacional).
É escusado… A equipa precisa de ganhar “automatismos”, rotinas de jogo… o mais cedo possível. Andar a “baralhar” só complica e atrasa o processo.
Ainda quanto ao 3-5-2, realçar que não somos, em abstracto, contra o esquema. Até porque, como sabemos, não há sistemas, esquemas… melhores ou piores. São os jogadores que fazem o esquema. A forma de jogar dos jogadores e da equipa é que vai impor o sistema e modelo de jogo. Deste modo, (e o treinador sabe muito mais disto do que nós)… este modelo até pode vir a ser, a médio/longo prazo, o mais apropriado para as características dos jogadores e das potencialidades do plantel mas nunca a curto prazo.

Relembramos que o campeonato sofrerá uma paragem no início de Setembro, após as 3 primeiras jornadas da prova. Consideramos que os "timings" poderão ser geridos de melhor forma.
Assim, esperamos ter contra o Covilhã um 4-3-3 (ou esquema com 4 defesas) e que o 3-5-2 seja guardado para "melhores dias", até porque a partida de amanhã não vai ser fácil. Por vários motivos:
- Na época passada, o adversário não deixou grandes recordações. Perdemos os dois jogos: 1-0 em Aveiro; 3-1 na Covilhã.
- Já nesta temporada, na Taça da Liga, o Covilhã confirmou o favoritismo frente ao Carregado, vencendo fora 1-0 e gerindo a vantagem na 2ª mão (1-1). Segundo a imprensa, nunca esteve em causa a superioridade dos serranos.
- A equipa orientada por João Eusébio reforçou-se tanto em quantidade como em qualidade, apostando numa política de “empréstimos”, senão vejamos: Braga (Diego Silva e Pizzi), Fc Porto (Josué, Steven Vitória), Académica (Pedro Ribeiro), V. Setúbal (Pimenta) e Olhanense (Edson)
- Nota ainda para as aquisições de Auri (ex-V. Setúbal), Dagil (Trofense), Machado e Zezinho (ex- Vizela).
É, portanto, uma equipa, tal como o Beira-Mar, em construção mas que pode tornar-se num osso muito duro de roer na partida de amanhã.
Por conseguinte, não conseguimos apontar um favorito nem traçar aquilo que poderá ser a toada do jogo, sendo o resultado final uma perfeita incógnita. Prognóstico difícil para a liga BN (se entretanto, os organizadores do concurso colocarem-no em funcionamento, em tempo útil) e não aconselhamos apostas nesta partida nas casas respectivas.

Lista dos 18 convocados:

Guarda-redes: Bruno Conceição e Rui Marcos;

Defesas: Pedro Moreira, Jonathan, Yohan Tavares, Tero, Kanu, Jaime e Pedro Araújo,

Médios: Djamal, Leandro Pimenta, Artur, Sidnei e Yartey.

Avançados: Fangueiro, Fary, Dally Gbale e Wang Gang.

Indisponíveis: Rui Sampaio (castigado); Fabeta, Cuco e Mahl (lesionados); Hugo, Élio, Filipe e Igor Pita ainda não foram inscritos.

Dúvida: Yartey - Apesar de convocado ainda não se sabe se o jogador chegará a tempo do jogo, uma vez que está ao serviço da selecção sub-21 do Gana.

Registo para as cedências, sem surpresa, de Alexis para o Oliveira do Bairro e Bornes para o Avanca.

Força Beira-Mar!!!

21 comentários:

Anónimo disse...

Continou acreditar neste Beira-Mar, mas estou de acordo quando se pede para não inventar. E tambem gostava de ver outra solução na baliza, para mim é sector mais fraco. Estarei lá amanhã sempre a gritar. BEIRA! BEIRA!

Anónimo disse...

A organização do jogo começa bem.
Não existe um cartaz de divulgação do jogo. Depois querem que as pessoas vão aos jogos. Depois a culpa é do estádio ser longe etc..

Jose Ribeiro disse...

É importante começar a ganhar e mais uma vez marcarei presença, no entanto vou com expectativa de encontrar um estádio "vazio", mais uma vez!
A hora não é a melhor para quem ainda se encontra a trabalhar e o facto de ser praticamente à hora de jantar parece-me que vai afastar muitas pessoas mas espero estar errado.

Ricardo disse...

gostaria que me clarificassem as seguintes situações:
a contratação do igor pita e a saida do augusto ainda nao estão confirmadas pois não?
como esta a situação do sousa?saiu mesmo (arouca)?
o diogo andre ja não treina ai a experiencia? treina no paços?
o renato foi emprestado ao avanca?

agradecia uma resposta

+ beira-mar disse...

Boa Noite.

Vamos tentar responder às questões colocadas na medida do possível. :)) mas não vamos ser grande ajuda

1 - O Igor Pita, pelo menos, foi apresentado. Se já foi inscrito ou não... não sabemos.
O site oficial fala na inscrição de vários atletas "ainda não pode contar com Hugo, Élio, Filipe e Palatsi cuja inscrição apenas foi concretizada esta tarde"
O facto de não referir o Igor pode estar relacionado com o facto de ser emprestado ou porque realmente ainda não foi inscrito.

2 - Augusto. É certo que a saída do atleta não foi oficializada pelo site mas o jornal o jogo mencionou a rescisão devido a problemas físicos. A não confirmação da notícia pode estar relacionada com o período de inactividade do site- (em manutenção) Quanto a noticia foi avançada o site estava "em baixo" Hoje o site oficial "voltou" a funcionar.

3 - Sousa. Desconhecemos se já foi alcançado acordo com o jogador para a rescisão do contrato

4 - Diogo André. Já não treina no Beira-Mar. Não houve acordo quanto à compensação por direitos de formação. Desconhecemos onde treina/joga mas pelo menos não há notícia de ter sido inscrito pelo Paços.

5 - A relação Beira-Mar » Avanca é especial. Considerando que este ultimo é satélite do SCBM, em rigor, não se pode falar em empréstimos ou até cedências como o fizemos no post sobre o Bornes. É natural que o Renato e o Bornes joguem no Avanca ao fim-de-semana e treinem durante a semana com a equipa principal (SCBM). O Jorge Neves, por exemplo, é, em simultâneo, adjunto no SCBM e treinador (principal) do Avanca.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Em relacao ao Renato e natural que va para o avanca E formado no clube depois os guarda-redes que vieram nao sao melhores que ele depois sao afilhados do treinador enfim tambem e a ultima epoca dele porque no fim da epoca leva um pontape com levaram todos os outros E por estas coisas que este clube e especial

Anónimo disse...

Eu gostava de saber se os "ditos" beiramarenses ouviram a conferência de imprensa de ontem do Leonardo Jardim na Rádio Terranova?
Este senhor apelidou o "nosso" Beira-Mar de ALENTEJO DO NORTE. Sim senhor...

Anónimo disse...

Com quantidade de gente que Aveiro tem e a quantidade de gente que vai ao estádio tem o treinador a razão toda do seu lado.

Anónimo disse...

Bom dia,

Jogo muito difícil, perante um candidato à subida e favorito para este jogo.

Veremos se os nossos jogadores se revelam melhor do que a nossa massa associativa ...600 pessoas?


Cumprimentos


LD

Anónimo disse...

O gajo até goza e vocês gostam. Ta certo...

Jofe disse...

Só vai ao jogo quem quer.
Se o interesse e vontade de ir ao jogo é muito, para quê os cartazes de anúncio? Existe no teletexto,no site oficial do B.Mar, no blog Mais Beira-Mar, etc.
Poupem papel, contribuam para a Natureza!

Anónimo disse...

O Leonardo Jardim falou que Aveiro é que era o Alentejo do Norte, e não o Beira Mar.
Mas tudo bem se quiserem podes passar a ser a Cova da Moura do Norte...

Anónimo disse...

O ultimo anónimo que falou se tivesse atento perceberia que ele se estava a referir ao Beira-Mar e ainda teve a lata de dizer que aqui não há pressão, logo o sr Leonardo Jardim esta-se a burrifar se ganha ou perde, se desce ao sobe. Pressão tinha era no Chaves...

Anónimo disse...

Este anónimo que embirra sucessivamente com o treinador devia reparar na asneira que está a dizer. O treinador comparou regiões do país. E da maneira que vemos o estádio sem gente isto mais parece o Alentejo do norte sim. Até nos jogos do campomaiorense havia mais gente.

Anónimo disse...

Eu ja sabia que os pseudo beiramarenses era um pouco ingenuos, mas sabia que também eram surdos... Enfim, é que temos e o Jardim é o maior.

Anónimo disse...

E assim mesmo o Jardim e o maior vai ser ele a por o beira-mar na SUPER LIGA e um grande cranio no futebol portugues

Anónimo disse...

se o mano nunes tinha que atorar os sousas ,palavras dele «tanho que andar com eles o colo »o que vai ele dizer agora de um jardim qual e o coriculo dele ?aproveitavao e mandavam no ja embora com processo desciprinar,poupavam salarios como vam ter que o mandar embora e vao.

Anónimo disse...

se alguém acreditava..convido-o ver um jogo no estádio..tão cedo o beira dará na sporttv..foi muito deprimente..o empate já era a derrota foi o escandalo..

o covilhã não merecia mas o futebol é para quem sabe aproveitar as oportunidades por muito poucas que sejam, de todo o jogo o covilhã foi quem teve sempre menos perto do golo mas das poucas que esteve foi por mero azar que não marcavam..até que conseguiram!

Anónimo disse...

espero que dia 27-09-2009 ganhar o primeiro jogo da liga vitalis ,aonde vai parar este beira mar?

Anónimo disse...

este beira-mar vai fazer companlhia ao BOAVISTA FORCA COVILHA

Anónimo disse...

As palavras do ultimo anonimo estao certas,porque quando se ve um Beira Mar jogar no seu proprio reduto,e que nao consegue ganhar,isto é grave e inaddmissivel.
Se continuar assim,teremos a nossa equipa na segunda divisao.