
Beira-Mar e Covilhã têm a honra de abrir a competição a uma invulgar Quinta-feira.
Apesar desta prova ser uma autêntica maratona, é sempre bom entrar a ganhar, ainda por cima, jogando em casa.
Só que este Beira-Mar versão 09/10 de Leonardo Jardim, ainda em fase de construção, é uma verdadeira incógnita. O rendimento da equipa oscila entre o 8 e o 80, sendo muito difícil projectar que Beira-Mar teremos tanto amanhã, como ao longo da temporada.
Com efeito, ainda desconhecemos o real valor desta equipa. Por certo, não será nem o 5-1 (obtido em circunstâncias especiais) vs Freamunde nem os sucessivos 3-0 que tem sofrido (jogos pré-época incluídos, com as devidas salvaguardas).
Estamos na mesma “onda” daqueles que acreditam na equipa e no treinador mas isso não invalida pedirmos, a ambos, para não inventar.
Achamos que foi precisamente o que aconteceu no jogo da 2ª mão.
Depois de ter passado a pré-época a jogar, a maior parte do tempo, em 4-3-3, com um início conturbado: muita gente a entrar, muitas derrotas e golos sofridos, não é muito aconselhável, mesmo com uma vantagem de 5-1 (o que até propicia o relaxamento dos jogadores) apostar num 3-5-2 que é um sistema complicado, ou que pelo menos demora a tempo a funcionar, só porque o jogo treino anterior... até correu bem (vs Nacional).
É escusado… A equipa precisa de ganhar “automatismos”, rotinas de jogo… o mais cedo possível. Andar a “baralhar” só complica e atrasa o processo.
Ainda quanto ao 3-5-2, realçar que não somos, em abstracto, contra o esquema. Até porque, como sabemos, não há sistemas, esquemas… melhores ou piores. São os jogadores que fazem o esquema. A forma de jogar dos jogadores e da equipa é que vai impor o sistema e modelo de jogo. Deste modo, (e o treinador sabe muito mais disto do que nós)… este modelo até pode vir a ser, a médio/longo prazo, o mais apropriado para as características dos jogadores e das potencialidades do plantel mas nunca a curto prazo.
Relembramos que o campeonato sofrerá uma paragem no início de Setembro, após as 3 primeiras jornadas da prova. Consideramos que os "timings" poderão ser geridos de melhor forma.
Assim, esperamos ter contra o Covilhã um 4-3-3 (ou esquema com 4 defesas) e que o 3-5-2 seja guardado para "melhores dias", até porque a partida de amanhã não vai ser fácil. Por vários motivos:
- Na época passada, o adversário não deixou grandes recordações. Perdemos os dois jogos: 1-0 em Aveiro; 3-1 na Covilhã.
- Já nesta temporada, na Taça da Liga, o Covilhã confirmou o favoritismo frente ao Carregado, vencendo fora 1-0 e gerindo a vantagem na 2ª mão (1-1). Segundo a imprensa, nunca esteve em causa a superioridade dos serranos.
- A equipa orientada por João Eusébio reforçou-se tanto em quantidade como em qualidade, apostando numa política de “empréstimos”, senão vejamos: Braga (Diego Silva e Pizzi), Fc Porto (Josué, Steven Vitória), Académica (Pedro Ribeiro), V. Setúbal (Pimenta) e Olhanense (Edson)
- Nota ainda para as aquisições de Auri (ex-V. Setúbal), Dagil (Trofense), Machado e Zezinho (ex- Vizela).
É, portanto, uma equipa, tal como o Beira-Mar, em construção mas que pode tornar-se num osso muito duro de roer na partida de amanhã.
Por conseguinte, não conseguimos apontar um favorito nem traçar aquilo que poderá ser a toada do jogo, sendo o resultado final uma perfeita incógnita. Prognóstico difícil para a liga BN (se entretanto, os organizadores do concurso colocarem-no em funcionamento, em tempo útil) e não aconselhamos apostas nesta partida nas casas respectivas.
Lista dos 18 convocados:
Guarda-redes: Bruno Conceição e Rui Marcos;
Defesas: Pedro Moreira, Jonathan, Yohan Tavares, Tero, Kanu, Jaime e Pedro Araújo,
Médios: Djamal, Leandro Pimenta, Artur, Sidnei e Yartey.
Avançados: Fangueiro, Fary, Dally Gbale e Wang Gang.
Indisponíveis: Rui Sampaio (castigado); Fabeta, Cuco e Mahl (lesionados); Hugo, Élio, Filipe e Igor Pita ainda não foram inscritos.
Dúvida: Yartey - Apesar de convocado ainda não se sabe se o jogador chegará a tempo do jogo, uma vez que está ao serviço da selecção sub-21 do Gana.
Registo para as cedências, sem surpresa, de Alexis para o Oliveira do Bairro e Bornes para o Avanca.
Força Beira-Mar!!!
21 comentários:
Continou acreditar neste Beira-Mar, mas estou de acordo quando se pede para não inventar. E tambem gostava de ver outra solução na baliza, para mim é sector mais fraco. Estarei lá amanhã sempre a gritar. BEIRA! BEIRA!
A organização do jogo começa bem.
Não existe um cartaz de divulgação do jogo. Depois querem que as pessoas vão aos jogos. Depois a culpa é do estádio ser longe etc..
É importante começar a ganhar e mais uma vez marcarei presença, no entanto vou com expectativa de encontrar um estádio "vazio", mais uma vez!
A hora não é a melhor para quem ainda se encontra a trabalhar e o facto de ser praticamente à hora de jantar parece-me que vai afastar muitas pessoas mas espero estar errado.
gostaria que me clarificassem as seguintes situações:
a contratação do igor pita e a saida do augusto ainda nao estão confirmadas pois não?
como esta a situação do sousa?saiu mesmo (arouca)?
o diogo andre ja não treina ai a experiencia? treina no paços?
o renato foi emprestado ao avanca?
agradecia uma resposta
Boa Noite.
Vamos tentar responder às questões colocadas na medida do possível. :)) mas não vamos ser grande ajuda
1 - O Igor Pita, pelo menos, foi apresentado. Se já foi inscrito ou não... não sabemos.
O site oficial fala na inscrição de vários atletas "ainda não pode contar com Hugo, Élio, Filipe e Palatsi cuja inscrição apenas foi concretizada esta tarde"
O facto de não referir o Igor pode estar relacionado com o facto de ser emprestado ou porque realmente ainda não foi inscrito.
2 - Augusto. É certo que a saída do atleta não foi oficializada pelo site mas o jornal o jogo mencionou a rescisão devido a problemas físicos. A não confirmação da notícia pode estar relacionada com o período de inactividade do site- (em manutenção) Quanto a noticia foi avançada o site estava "em baixo" Hoje o site oficial "voltou" a funcionar.
3 - Sousa. Desconhecemos se já foi alcançado acordo com o jogador para a rescisão do contrato
4 - Diogo André. Já não treina no Beira-Mar. Não houve acordo quanto à compensação por direitos de formação. Desconhecemos onde treina/joga mas pelo menos não há notícia de ter sido inscrito pelo Paços.
5 - A relação Beira-Mar » Avanca é especial. Considerando que este ultimo é satélite do SCBM, em rigor, não se pode falar em empréstimos ou até cedências como o fizemos no post sobre o Bornes. É natural que o Renato e o Bornes joguem no Avanca ao fim-de-semana e treinem durante a semana com a equipa principal (SCBM). O Jorge Neves, por exemplo, é, em simultâneo, adjunto no SCBM e treinador (principal) do Avanca.
Cumprimentos
Em relacao ao Renato e natural que va para o avanca E formado no clube depois os guarda-redes que vieram nao sao melhores que ele depois sao afilhados do treinador enfim tambem e a ultima epoca dele porque no fim da epoca leva um pontape com levaram todos os outros E por estas coisas que este clube e especial
Eu gostava de saber se os "ditos" beiramarenses ouviram a conferência de imprensa de ontem do Leonardo Jardim na Rádio Terranova?
Este senhor apelidou o "nosso" Beira-Mar de ALENTEJO DO NORTE. Sim senhor...
Com quantidade de gente que Aveiro tem e a quantidade de gente que vai ao estádio tem o treinador a razão toda do seu lado.
Bom dia,
Jogo muito difícil, perante um candidato à subida e favorito para este jogo.
Veremos se os nossos jogadores se revelam melhor do que a nossa massa associativa ...600 pessoas?
Cumprimentos
LD
O gajo até goza e vocês gostam. Ta certo...
Só vai ao jogo quem quer.
Se o interesse e vontade de ir ao jogo é muito, para quê os cartazes de anúncio? Existe no teletexto,no site oficial do B.Mar, no blog Mais Beira-Mar, etc.
Poupem papel, contribuam para a Natureza!
O Leonardo Jardim falou que Aveiro é que era o Alentejo do Norte, e não o Beira Mar.
Mas tudo bem se quiserem podes passar a ser a Cova da Moura do Norte...
O ultimo anónimo que falou se tivesse atento perceberia que ele se estava a referir ao Beira-Mar e ainda teve a lata de dizer que aqui não há pressão, logo o sr Leonardo Jardim esta-se a burrifar se ganha ou perde, se desce ao sobe. Pressão tinha era no Chaves...
Este anónimo que embirra sucessivamente com o treinador devia reparar na asneira que está a dizer. O treinador comparou regiões do país. E da maneira que vemos o estádio sem gente isto mais parece o Alentejo do norte sim. Até nos jogos do campomaiorense havia mais gente.
Eu ja sabia que os pseudo beiramarenses era um pouco ingenuos, mas sabia que também eram surdos... Enfim, é que temos e o Jardim é o maior.
E assim mesmo o Jardim e o maior vai ser ele a por o beira-mar na SUPER LIGA e um grande cranio no futebol portugues
se o mano nunes tinha que atorar os sousas ,palavras dele «tanho que andar com eles o colo »o que vai ele dizer agora de um jardim qual e o coriculo dele ?aproveitavao e mandavam no ja embora com processo desciprinar,poupavam salarios como vam ter que o mandar embora e vao.
se alguém acreditava..convido-o ver um jogo no estádio..tão cedo o beira dará na sporttv..foi muito deprimente..o empate já era a derrota foi o escandalo..
o covilhã não merecia mas o futebol é para quem sabe aproveitar as oportunidades por muito poucas que sejam, de todo o jogo o covilhã foi quem teve sempre menos perto do golo mas das poucas que esteve foi por mero azar que não marcavam..até que conseguiram!
espero que dia 27-09-2009 ganhar o primeiro jogo da liga vitalis ,aonde vai parar este beira mar?
este beira-mar vai fazer companlhia ao BOAVISTA FORCA COVILHA
As palavras do ultimo anonimo estao certas,porque quando se ve um Beira Mar jogar no seu proprio reduto,e que nao consegue ganhar,isto é grave e inaddmissivel.
Se continuar assim,teremos a nossa equipa na segunda divisao.
Enviar um comentário