FUTEBOL Académica 1 x 1 Beira-Mar BASQUETEBOL Beira-Mar não vai jogar na Proliga em 2011/2012 FUTSAL Torneio » Final: "Os velhos" vencem AFG, por 5-2


segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Figura do Ano 2010 » Leonardo Jardim

2010 foi um ano em cheio para o Beira-Mar no que diz respeito à equipa de futebol profissional. Para além da subida, fundamental para a sobrevivência do clube e que marcou o 1.º semestre do ano, registamos, igualmente, a demonstração cabal (no 2.º semestre) da capacidade da equipa auri-negra em permanecer no escalão principal do futebol português. Principal responsável? Quanto a nós, e cremos que para a esmagadora maioria da família beiramarense: Leonardo Jardim.

Cumpre recordar as dificuldades que o treinador do Beira-Mar teve em 2009. Início de época complicado: algumas goleadas sofridas na pré-temporada, 2 derrotas a abrir a Vitalis, a mudança de capitães de equipa que mexeu com o grupo, alguma contestação e já em pleno 2.º semestre » final do ano, a situação de vazio directivo que atingiu fortemente o clube. A tudo isto, paulatinamente Leonardo Jardim foi dando resposta e superando obstáculos. Tanto no relvado como fora dele.

O Beira-Mar liderado por Leonardo Jardim apresenta 2 qualidades que saltam à vista: A organização e a atitude. A) Se o Beira-Mar 09/10 (ano da subida) jogava quase sempre em 4-2-3-1, na Liga Zon Sagres Leonardo Jardim tem apresentado um onze que lhe permite variar de jogo para jogo como também no decorrer deste entre o 4-3-3, o 4-1-3-2 ou 4-4-2 losango. Estas pequenas alterações em momento algum provocam quebra do rendimento da equipa, bem pelo contrário. B) Por outro lado, há muito que não víamos um grupo com tão forte, tão unido e tão lutador quanto este. Tanto na Vitalis como na I Liga, a atitude demonstrada pelos aveirenses foi sempre irrepreensível. Jogam olhos nos olhos e dão o máximo no decorrer dos 90 minutos. Acreditam sempre que é possível vencer, não obstante a valia do adversário. Julgamos que esta atitude é fruto, não só do carácter dos jogadores, como também da capacidade de liderança de Leonardo Jardim. Este parece gostar de enfrentar situações-limite para reforçar o espírito de grupo e a união existente.

O Beira-Mar abriu 2010 na liderança da Liga Vitalis, conseguiu aumentar a vantagem para o grupo perseguidor até Março e mesmo caindo de produção na parte final da temporada (Abril/Maio) alcançou a tão desejada subida na última jornada frente ao Carregado. Depois dos merecidos festejos... começaram as dúvidas angustiantes: Terá o Beira-Mar equipa para se manter? Será a base da equipa que subiu de divisão competitiva para as exigências da I liga? À primeira vista... parecia que não. E o próprio Leonardo Jardim, estrategicamente, veio a público descer a fasquia o mais baixo possível, ao afirmar que o Beira-Mar era um dos grandes candidatos à descida.

Uma das funções do treinador passa por rentabilizar o plantel que tem à sua disposição. E neste aspecto Leonardo Jardim tem revelado ser mestre. À base do ano passado, acrescentou alguns jogadores livres ou que conseguiram desvincular-se do anterior clube » Tatu, Ronny, Ruben Lima, alguns jogadores jovens com margem de progressão, emprestados pelos grandes » Oblak, André Marques, Wilson Eduardo, Sérgio Oliveira e apostou nos empréstimos de alguns excedentários de clubes com aspirações “europeias” e que têm sido extremamente valiosos até ao momento: Renan, João Luiz.

A verdade é que Leonardo Jardim, com poucos recursos, conseguiu formar uma equipa que para além de competitiva na Liga Zon Sagres, joga bom futebol (assente nas já referidas » organização e atitude) e está a exceder as expectativas em termos de resultados/pontuação. Vitórias frente a Braga (fora) e Guimarães (casa), empate vs Sporting (casa) e ocupar a 8.ª posição à 14ª jornada constituem motivo de destaque e de orgulho.

Por tudo isto... Leonardo Jardim é a figura do ano de 2010 no que ao Beira-Mar diz respeito!

31 comentários:

Anónimo disse...

Não concordo. Jardim mordeu a mao que lhe deu de comer há um ano. ainda hoje diz que ele é que é o maior. Esquece-se dos dirigentes que SALVARAM o clube e lhe dãp emprego e lhe pagaram prémios choriudos que ele EXIGIU. Muita coisa se vai saber deste senhor

Anónimo disse...

CONCORDO com o anonimo9 das 18,25 este senhor tem e mania que ja e MOURINHO,coitado ainda tem muito que andar para la chegar,mas enfim se ele nao tiver ovos nao pode fazer as omoletes ,se o clube comecar a querer vender alguns jogadores ,ele vai ter que ir ao mercado.Quem ira buscar?

Anónimo disse...

Os últimos dois anónimos conforme facilmente se constata, pelo conteúdo e forma escrita apresentada - são indubitavelmente a mesma pessoa.
Provavelmente algum resaibiado. É raro e indisctutivél que Leonardo Jardim é o melhor treinador do Beira Mar, pelo menos, nos últimos 15 anos. O sentimento generalizado de concordância e apreço com otécnico é reflexo disso mesmo.

DIFERENTES SOMOS TODOS NÓS disse...

Gosto deste blogue - só ontem descoberto por mim - gosto do Beira-Mar e do seu treinador. Por norma, o treinador do BM é sempre o meu treinador, pelo menos até ir embora.
Do que eu não gosto é do teor dos dois primeiros comentários por serem anónimos e, especialmente, por nada acrescentarem ao clube e ao momento que vivemos.
FORÇA, BEIRA-MAR!

Anónimo disse...

Bem entregue, merece o apoio de todos Aveirenses, merecia ainda mais respeito.
Assino FRANK CUNHA

Anónimo disse...

Os dois primeiros comentários são de facto talvez de dois drogados, porque dizer mal de um treinador que ainda há dois ou tres dias disse NÃO aos nossos amiguinhos da Académica, demonstra que não é uma pessoa de mau caracter.Gostaria de dizer também, que foi o treinador que aguentou os nossos marinheiros naquela altura atribulada em que faltou o carcanhol.Por tudo isto eu digo que esses dois comentários devem ser de duas pessoas com dor de cotovelo e que de Beira Mar não têm nada.Artur.

Anónimo disse...

JUSTÍSSIMO, A ELE, SOBRETUDO A ELE, DEVEMOS, PARA JÁ A SOBREVIVÊNCIA DO CLUBE.

Anónimo disse...

Foi ele que arranjou o dinheiro?
O Jardim está a ser bom profissional, daí a ser o salvador? Basta um convite do Braga, Guimarães, Maritimos ou Nacional e ele sai no dia seguinte.
Mérito é para quem trabalha gratuitamente e engrandece o clube.

Anónimo disse...

Porque e que vem para aqui um gajo dizer sempre, que se deve a uns certos dirigentes a actual forma desportiva...comeco a nao entender...So tenho a agradecer tudo o que o mister fez pelo nosso clube...

Anónimo disse...

Deixem o homem em Paz...

Anónimo disse...

Deixem o homem em Paz...

SantaPaciencia disse...

O Jardim é bom mas é pago para exercer uma função.
Pode ter um bom ou mau desempenho, ok. É importatante para o clube, muito importante, mas não é determinante.
Não passará de 2 a 3 anos no clube, não faz história.
Muito mais importante para o Beiramar e não dá nas vistas é o massagista.
O Leonardo Jardim quer é um contrato à medida.

Anónimo disse...

Os dois tipos (será que é um só?)dos dois primeiros comentários só podem tecê-los, com motivações deverasa obscuras, provavelmente enraizadas na coimbrã frustração de não ver o Beira-mar desaparecer, quando ainda há ano e meio esfregavam as mãos de contentes por se prepararem para por as mãos à braguilha para ir mijar na cova do pior inimigo.
A salvação do clube pasas pelos actuais dirigentes, sim senhor, mas passa também por este senhor que soube construir uma equipa, peça por peça e guindá-la, de uma apagada e vil tristeza (que pautou a sua actuação nos anos anteriores), à primeira metade da tabela da I liga. Tudo isto perante dificuldades de toda a ordem, que fariam os ratos mercenários do futebol abandonar o barco, num abrir e fechar de olhos.
Tratando-se de alguém, que ainda há pouco dizia ao clube, aguentar firme da forma que o fez, merece a nossa gratidão e ser considerado a FIGURA do ANO 2010.
E se o homem é mesmo bom naquilo que faz, não há que ter falsas modéstias!...

Anónimo disse...

Este post cria divisionismos, pelo menos nos mais apaixonados e imediatistas. As figuras são o clube e o treinador é apenas uma peça do puzzel de profissionais.
Espero que daqui a meia duzia de meses não venham os mesmos que agora o idolatram, chamar-lhe traidor. Leonardo Jardim, não passa de um excelente treinador onde o SCP ou o SLB neste momento gostariam de ter.
Para quem conhece o clube a figura é sem qualquer ponta de duvida o Artur Alves Restanni Moreira.

Anónimo disse...

"quantos" tipos escrevem a defesa do Leopardo?serão assalariados?

Anónimo disse...

Leonardo JArdim o melhor treinador actuar em Portugal!

Anónimo disse...

Claramente que o Dr. Artur Moreira foi a principal figura.
Figurantes há muitos.

Anónimo disse...

Figura do ano NÃO.
Treinador do ano SIM.

Anónimo disse...

O pinto da costa hoje diz que o futuro melhor treinador portugues é LJ. diz hoje na entrevista!

Anónimo disse...

jornal ojogo

Anónimo disse...

Achava bem que tambem tivessemos a figurinha do ano 2010.

Anónimo disse...

LJ muito provavelmente será o treinador do Sporting na próxima época.

Anónimo disse...

a figurinha deve ser o NQ

+ beira-mar disse...

Excerto da entrevista de Pinto da Costa ao jornal o jogo:

Treinador com mais potencial

"Acredito que o António-Pedro Vasconcelos merecia uma oportunidade no Benfica e o Eduardo Barroso no Sporting. Mas mais a sério..."

LEONARDO JARDIM - "O actual treinador do Beira-Mar parece-me poder fazer uma boa carreira"

VÍTOR PEREIRA - "Membro da equipa técnica de André Villas-Boas e um valor seguro para o futuro"

Anónimo disse...

O Pinto da Costa não dorme, pensa futebol todos os dias e sabe que a deslocação + dificil é a Aveiro. Daí a escova.

Anónimo disse...

O Dr. Artur Moreira tem feito um trabalho excepcional em prol do Beira-Mar. Simplesmente é isso que se espera de um presidente de Assembleia-Geral em tempos de crise como a que vive o clube. É alguém que vive o clube e que está o que pode e o que não pode por ele. mas era expectável que o fizesse...
Leonardo Jardim, por outro lado, sem viver o clube com paixão, fá-lo com profissionalísmo e honestidade notáveis ao pé de outros que por cá têm passado, alcançando resultados desportivos que não eram expectáveis quando cá chegou.
E a salvação do clube passa igualmente pelo empenho dos seus dirigentes e pelos resultados desportivos alcançados e a alcançar.
cada macaco no seu galho, ambos merecem os nossos agradecimentos, ainda que um o faça por paixão e o outro por dinheiro.

Anónimo disse...

Pois...
O reconhecimento nos clubes e associações tem que ser feito a quem faz por paixão e não por dinheiro.

Anónimo disse...

http://www.ojogo.pt/26-363/artigo903607.asp

+ beira-mar disse...

Transcrição da notícia do jornal ojogo:

Leonardo Jardim: "Recebi o maior elogio da minha vida"

Leonardo Jardim diz ter recebido "o maior elogio da carreira" depois de ontem, em O JOGO, Pinto da Costa ter nomeado o treinador madeirense entre os dois que apresentam maior potencial, a par de Vítor Pereira, adjunto de André Villas-Boas. "O actual treinador do Beira-Mar parece-me poder fazer uma boa carreira", disse o presidente do FC Porto no dia em que completou o 73º aniversário. "Não posso esconder que foi uma declaração que me encheu de orgulho. Foi o maior elogio que recebi na minha carreira", referiu o técnico do Beira-Mar.

Afinal não é todos os dias que "uma pessoa de reconhecida capacidade, como atestam os seus inúmeros títulos e sucessos desportivos, de grande credibilidade e conhecimentos", se pronuncia de forma elogiosa sobre um jovem técnico.

Leonardo Jardim ficou ainda mais satisfeito por Pinto da Costa se pronunciar "sobre um treinador que não faz parte da estrutura do FC Porto", o que, para o técnico madeirense, merece um sublinhado. É uma porta que se abre, quem sabe, no futuro da carreira do técnico? Leonardo Jardim não deixou a provocação sem resposta. "O FC Porto é, para qualquer treinador, o topo da pirâmide em termos de trabalho", resumiu Jardim, que há dias se mostrou leal ao Beira-Mar recusando a abordagem da Académica, que buscava novo treinador.

Reportagem de Jorge Maia Valente

PN disse...

Beira Maaaarrrrr!!!
Estamos a calar muita gente!!!
Somos das equipas da Europa com menos derrotas!!! E por cá só o FC Porto nos supera, até ver :)
AVEIRO E BEIRA MAR SEMPRE!!!

Anónimo disse...

E os mais bem educados...pois claro!
Mais bem?